Início

Questões de Concursos Hematologia em Biomedicina

Resolva questões de Hematologia em Biomedicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q1052291 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A espectroscopia no infravermelho (IV) é utilizada na Hemobrás para análise de hemoderivados, permitindo a detecção de impurezas e o monitoramento da integridade química das proteínas plasmáticas. A absorção de radiação no IV corresponde a alterações de energia da ordem de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q1049247 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

A constante melhoria da qualidade do ato transfusional fez com que a incidência de infecções e a incompatibilidade sanguínea diminuíssem, todavia, tem aumentado a morbimortalidade em doadores
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1053168 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Análises Clínicas, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher sofreu um atropelamento e foi internada
necessitando de uma transfusão de sangue com urgência. De
imediato, foi realizada a sua tipagem sanguínea, constatando-se
pertencer aos tipos AB Rh negativo

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A mulher acidentada poderá receber sangue de doadores pertencentes ao grupo A positivo.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q1072240 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 25 anos, do sexo feminino, apresenta histórico de cansaço extremo, pele pálida e dor nas articulações. O exame de sangue revela uma contagem de hemoglobina de 8 g/dL e um índice de anisocitose elevado. O diagnóstico preliminar é anemia. Qual exame complementar é mais indicado para confirmar o tipo de anemia e determinar sua causa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1034107 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença caracterizada pela formação de trombos plaquetários na microvasculatura, podendo, inclusive, ocasionar hipóxia em alguns órgãos. Esses trombos ocorrem devido a fatores hereditários ou adquiridos que induzem à agregação plaquetária, sem que haja ativação da cascata de coagulação. Como consequência desses trombos, ocorre hemólise intravascular devido a perturbação no fluxo de sangue e dano mecânico à membrana das hemácias que se chocam contra a parede dos vasos. Com base nisso, além da trombocitopenia, quais outros achados laboratoriais são encontrados na PTT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1056141 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomédico, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A determinação do Tempo de Protrombina (TP) é de extrema importância para avaliar e monitorar a evolução de pacientes com diversas condições médicas, principalmente os que estão em tratamento com uso de anticoagulantes. É fundamental ter cuidados em todas as etapas do teste, desde a coleta, processamento e armazenamento das amostras, até a realização do ensaio e liberação dos resultados. Considerando as informações apresentadas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1053170 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Análises Clínicas, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher sofreu um atropelamento e foi internada
necessitando de uma transfusão de sangue com urgência. De
imediato, foi realizada a sua tipagem sanguínea, constatando-se
pertencer aos tipos AB Rh negativo

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A pessoa acidentada apresenta as aglutininas anti-A e anti-B em sua circulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

58Q1020780 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

Numa aula sobre interpretação de dados laboratoriais, um professor de hematologia fez algumas considerações sobre uma determinada doença hematológica, que foram anotadas pelos alunos, como segue:
– baixa contagem de plaquetas; – baixa contagem de hemoglobinas; – contagem de células brancas pode variar de <1000/µL a 200000/µL; – contagem diferencial de células brancas anormais com neutropenia e presença de blastos; geralmente, detecção de flags em aparelho; – anemias normocrômica e normocítica; e – trombocitopenia pode ser severa.
De acordo com as anotações dos alunos, o caso clínico hematológico está relacionado com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1021431 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue. Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para a saúde e se há alguma alteração no organismo do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta quais doenças um hemograma pode detectar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1020781 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Farmacêutico, EBSERH, VUNESP, 2020

Em provas de hemostasia, uma falsa elevação do tempo de coagulação pode ocorrer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q1053169 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Análises Clínicas, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma mulher sofreu um atropelamento e foi internada
necessitando de uma transfusão de sangue com urgência. De
imediato, foi realizada a sua tipagem sanguínea, constatando-se
pertencer aos tipos AB Rh negativo

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Indivíduos do grupo AB possuem em suas hemácias os antígenos A e B.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q1073259 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Uma paciente de 35 anos, saudável, comparece a um laboratório para doar sangue. Durante a triagem, descobrese que ela é do grupo sanguíneo O e fator Rh negativo. Em uma conversa, ela questiona o que a torna "universal". Qual característica do sangue tipo O negativo torna essa paciente uma doadora universal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1034110 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

A automação laboratorial permitiu o aumento da capacidade produtiva do laboratório clínico ao mesmo tempo que diminuiu a necessidade de recursos humanos. A utilização de equipamentos automatizados ou semiautomatizados também contribuiu muito para a qualidade dos exames realizados, pois diminuiu o tempo de espera dos resultados ao passo que aumentou a reprodutibilidade e a padronização dos processos. Hoje em dia, é praticamente impensável um laboratório atuar sem equipamentos automatizados ou semiautomatizados. Porém, alguns erros pré-analíticos ou características da amostra podem interferir diretamente nos resultados obtidos por esses equipamentos. Para os equipamentos de hematologia, por exemplo, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1034103 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Paciente de 42 anos, homem, dá entrada na urgência relatando dor no hipocôndrio direito superior sensível ao toque, náuseas, vômitos e acolia fecal (fezes de coloração clara). Paciente nega febre, disúria e uso de drogas recreativas. Ao exame físico, nota-se leve icterícia da pele e mucosas, sem sinais de hepatomegalia. No exame de urina, foi evidenciado colúria (urina com coloração escura), presença de bilirrubina (2+) e urobilinogênio negativo; sem outras alterações significativas. No exame bioquímico, fosfatase alcalina, gama glutamil transferase e bilirrubina direta estavam aumentadas; amilase e lipase normais, dentro dos valores de referência. Paciente não apresentou alterações hematológicas no hemograma.

A descrição do caso acima é compatível com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1073284 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Enfermeiro, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Uma mulher de 34 anos é atendida em um prontosocorro após apresentar desmaio súbito. Ela relata episódios de palpitações, tontura e fraqueza nas últimas semanas. Durante a triagem, o enfermeiro observa palidez cutânea, frequência cardíaca de 120 bpm e pressão arterial de 90/60 mmHg. O hemograma realizado indica anemia grave, com hemoglobina de 6,2 g/dL. A equipe médica indica a necessidade de transfusão de hemácias. No entanto, durante a coleta da história clínica, a paciente menciona alergia prévia a transfusões, apresentando prurido e febre após procedimento anterior. Com base nos protocolos de segurança transfusional, qual é a intervenção inicial do enfermeiro para este caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1034113 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Relatório Global da Tuberculose 2023, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 7,5 milhões de pessoas foram diagnosticadas com tuberculose no mundo apenas em 2022, o maior número já registrado desde o início da monitorização da doença em 1995. Atualmente, a tuberculose é a principal causa de morte por doenças infecciosas no mundo, superando o HIV e a AIDS. A pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) é um exame simples e rápido utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da eficácia de tratamento de pacientes com tuberculose. A coloração indicada para a pesquisa de BAAR é a coloração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.