Início

Questões de Concursos Hematologia em Biomedicina

Resolva questões de Hematologia em Biomedicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1021431 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, EBSERH, IBFC, 2022

O hemograma, também conhecido por hemograma completo, é um tipo de exame que analisa informações específicas sobre os tipos e quantidades dos componentes no sangue. Esse exame serve para confirmar ou indagar um diagnóstico. Também serve para monitorar algum tratamento que está sendo feito pelo paciente ou apenas para a saúde e se há alguma alteração no organismo do indivíduo. Assinale a alternativa que apresenta quais doenças um hemograma pode detectar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1073259 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Uma paciente de 35 anos, saudável, comparece a um laboratório para doar sangue. Durante a triagem, descobrese que ela é do grupo sanguíneo O e fator Rh negativo. Em uma conversa, ela questiona o que a torna "universal". Qual característica do sangue tipo O negativo torna essa paciente uma doadora universal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1034110 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

A automação laboratorial permitiu o aumento da capacidade produtiva do laboratório clínico ao mesmo tempo que diminuiu a necessidade de recursos humanos. A utilização de equipamentos automatizados ou semiautomatizados também contribuiu muito para a qualidade dos exames realizados, pois diminuiu o tempo de espera dos resultados ao passo que aumentou a reprodutibilidade e a padronização dos processos. Hoje em dia, é praticamente impensável um laboratório atuar sem equipamentos automatizados ou semiautomatizados. Porém, alguns erros pré-analíticos ou características da amostra podem interferir diretamente nos resultados obtidos por esses equipamentos. Para os equipamentos de hematologia, por exemplo, sabe-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1034103 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Paciente de 42 anos, homem, dá entrada na urgência relatando dor no hipocôndrio direito superior sensível ao toque, náuseas, vômitos e acolia fecal (fezes de coloração clara). Paciente nega febre, disúria e uso de drogas recreativas. Ao exame físico, nota-se leve icterícia da pele e mucosas, sem sinais de hepatomegalia. No exame de urina, foi evidenciado colúria (urina com coloração escura), presença de bilirrubina (2+) e urobilinogênio negativo; sem outras alterações significativas. No exame bioquímico, fosfatase alcalina, gama glutamil transferase e bilirrubina direta estavam aumentadas; amilase e lipase normais, dentro dos valores de referência. Paciente não apresentou alterações hematológicas no hemograma.

A descrição do caso acima é compatível com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1073284 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Enfermeiro, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Uma mulher de 34 anos é atendida em um prontosocorro após apresentar desmaio súbito. Ela relata episódios de palpitações, tontura e fraqueza nas últimas semanas. Durante a triagem, o enfermeiro observa palidez cutânea, frequência cardíaca de 120 bpm e pressão arterial de 90/60 mmHg. O hemograma realizado indica anemia grave, com hemoglobina de 6,2 g/dL. A equipe médica indica a necessidade de transfusão de hemácias. No entanto, durante a coleta da história clínica, a paciente menciona alergia prévia a transfusões, apresentando prurido e febre após procedimento anterior. Com base nos protocolos de segurança transfusional, qual é a intervenção inicial do enfermeiro para este caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1034113 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

De acordo com o Relatório Global da Tuberculose 2023, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 7,5 milhões de pessoas foram diagnosticadas com tuberculose no mundo apenas em 2022, o maior número já registrado desde o início da monitorização da doença em 1995. Atualmente, a tuberculose é a principal causa de morte por doenças infecciosas no mundo, superando o HIV e a AIDS. A pesquisa de bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR) é um exame simples e rápido utilizado para o diagnóstico e acompanhamento da eficácia de tratamento de pacientes com tuberculose. A coloração indicada para a pesquisa de BAAR é a coloração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.