Início

Questões de Concursos Hereditariedade e diversidade da vida

Resolva questões de Hereditariedade e diversidade da vida comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1034387 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Área I, PC MG, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir:
Nosso organismo sem enzimas não funcionaria. Um exemplo que podemos utilizar para evidenciar a importância dessas proteínas é o da doença conhecida como fenilcetonúria. Essa é uma patologia de origem genética, com padrão de herança autossômico recessivo, na qual o organismo não é capaz de produzir a enzima que catalisa o metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo de fenilalanina no organismo causa diversos problemas e, em casos extremos, pode levar à morte. Por isso, o portador da doença deve ter uma alimentação altamente regrada.
(Adaptado de CHEMELLO, E. Ciência Forense. Química Virtual, março de 2007).

Um homem que não apresenta a fenilcetonúria diz ser o pai de uma criança com fenilcetonúria.
Sabendo que a frequência do alelo para a fenilcetonúria nessa população corresponde a 0,006 e, na falta de outras informações, a chance de o homem ter o genótipo necessário para ser pai da criança é, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1016922 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Com referência à exploração da biodiversidade no Brasil, em especial na Amazônia, julgue o item a seguir.

As pesquisas sobre produtos alimentícios, medicinais e cosméticos da biodiversidade dependem da existência de bancos de germoplasma, como, por exemplo, o BAG do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) da Embrapa Amazônia Ocidental, constituído por clones e progênies de meios-irmãos de polinização livre, cuja modalidade de conservação dos recursos genéticos da planta é in situ.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q1028269 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Perito em Biologia, MPU, FGV, 2025

Em uma população de insetos, um gene G está presente na forma de dois alelos: G, cuja frequência é 0,8, e g, cuja frequência é 0,2. Uma fêmea (A) dessa espécie de inseto, cujo genótipo é Gg, e que foi fecundada por um macho (B) com o mesmo genótipo que ela, foi parar em uma região onde não havia outro indivíduo da sua espécie. Nesse novo ambiente, a fêmea (A) teve uma prole de 100 indivíduos, resultante da cópula com o macho (B). As frequências dos alelos G e g na nova população são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1035000 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

As alterações cromossômicas são significativas sob diversas perspectivas biológicas. Muitas dessas alterações causam anomalias nas células e na função do organismo.

Uma paciente com Síndrome de Turner exibe algumas características fenotípicas distintas, como infertilidade, baixa estatura e, frequentemente, apresenta uma pele frouxa que se estende entre o pescoço e os ombros.

A Síndrome de Turner é uma mutação cromossômica do tipo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1068241 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Magistério Biologia, EsFCEx, VUNESP, 2024

A descoberta do mecanismo biológico de transmissão de características hereditárias realizadas por Gregor Mendel, no século XIX, contribuiu para uma melhor compreensão dos processos reprodutivos das espécies.
Os resultados que levaram Mendel a elucidar o processo hereditário foram obtidos a partir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1035001 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

O Projeto Genoma Humano foi iniciado em 1990 e finalizado 20 anos depois. Atualmente, algumas doenças podem ser diagnosticadas mais rapidamente levando a um tratamento precoce e a uma maior expectativa de vida do paciente. Nesse contexto, observa-se um crescimento no mercado de empresas especializadas em sequenciamentos do genoma humano, oferecendo informações genéticas relacionadas à hereditariedade, às predisposições para o desenvolvimento de doenças e, até mesmo, ao tipo de alimentação que melhor se adequa a um dado indivíduo.

De acordo com essa afirmativa, esse diagnostico só é possível pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1016925 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Pesquisador Ciências Agrárias, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo aos processos de domesticação de espécies vegetais pelo homem.

A domesticação de plantas causou a diminuição da diversidade genética das espécies vegetais, por meio da seleção artificial, o que pode ser evidenciado por modificações morfológicas chamadas de síndrome de domesticação, como frutos e sementes maiores.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q1034999 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Ciências Biológicas, EBSERH, FGV, 2024

Gregor Mendel (1822/1884) estabeleceu as leis básicas da herança genética, revelando que as características hereditárias são controladas por partículas discretas, os genes. No entanto, foi apenas no começo do século XX que as descobertas sobre genes e cromossomos começaram a ser aperfeiçoadas e entendidas mais profundamente.

Nesse contexto, Barbara McClintock emergiu como uma figura pioneira. Na década de 1930, McClintock realizou pesquisas inovadoras que a levaram a perceber que os cromossomos não eram estruturas estáveis como se pensava anteriormente. Ela foi a primeira a perceber que a posição dos genes nos cromossomos podia ser alterada, um conceito revolucionário na época.

Portanto, Barbara McClintock foi responsável pela(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1032941 | Biologia, Hereditariedade e Diversidade da Vida, Habilitação Ciências, SEDUC MT, FGV, 2025

O processo de determinação sexual em seres humanos envolve uma sequência coordenada de eventos genéticos, gonadais, hormonais e morfológicos. Para fins didáticos, costuma-se dividir esse processo em cinco níveis: sexo cromossômico, sexo gonadal, sexo dos ductos internos (ductal), sexo genital (externo) e sexo somático (características sexuais secundárias). Com base nesses conceitos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.