Início

Questões de Concursos Hidráulica e Hidrologia

Resolva questões de Hidráulica e Hidrologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q533553 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Agente de Defesa Civil, MPE AM, CESPE CEBRASPE

Na realização de estudos hidrológicos em bacias hidrográficas, é freqüente a determinação das vazões máximas, mínimas e médias, o cálculo da curva de permanência, estudos de precipitações máximas e estimativa das curvas I-D-F (intensidade-duraçãofreqüência), entre outras atividades. Julgue os próximos itens, referentes a esses estudos hidrológicos.

A curva de permanência representa a disponibilidade hídrica superficial da bacia hidrográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

982Q532791 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Arquiteto, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a instalações hidrossanitárias prediais, julgue os itens subsequentes.

Em um sistema de instalações prediais de esgoto, o ramal de ventilação é uma tubulação vertical destinada a receber os gases presentes na rede, produzidos pelo início da decomposição da matéria orgânica e conduzi-los ao exterior da edificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

983Q540255 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Inspetor de Controle Externo, TCE RN, CESPE CEBRASPE

O projeto de obras portuárias contempla diversos elementos, entre os quais se destacam as bacias portuárias, sejam elas bacias de evolução ou bacias de espera. Julgue os itens que se seguem, relativos à concepção e às características dessas bacias.

A profundidade da bacia de evolução é determinada de forma idêntica à dos canais de acesso, levando em consideração os itens ligados ao movimento da embarcação.

  1. ✂️
  2. ✂️

984Q531814 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico I, MCT, CESPE CEBRASPE

A irrigação consiste no suprimento total ou suplementar de água para as culturas agrícolas. Os métodos de irrigação podem ser divididos em pressurizados e de superfície. Os pressurizados geralmente são subdivididos em aspersão convencional, aspersão mecanizada, microaspersão e gotejamento; enquanto os de superfície são geralmente subdivididos em irrigação por sulcos, por faixas e por inundação. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As desvantagens do sistema de irrigação por pivô central incluem o fato de que, em uma área quadrada, aproximadamente 20% não recebe irrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

985Q527210 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Agente de Defesa Civil, MPE AM, CESPE CEBRASPE

A rede coletora é um dos componentes do sistema separador absoluto para esgotamento sanitário. Com relação às características específicas para funcionamento e execução da rede coletora, julgue os itens que se seguem.

O coletor predial deve ser conectado aos poços de visita.

  1. ✂️
  2. ✂️

986Q540103 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia

Em uma bacia hidrográfica, o tempo que a chuva que cai no ponto mais distante da secção considerada leva para atingir esta secção é denominado tempo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

987Q529355 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro Civil, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Tratando-se do esgotamento das águas pluviais, marque (V) verdadeiro ou (F) falso nas seguintes afirmativas e identifique a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

( ) A água da chuva é dos elementos naturais o mais benéfico para a aparência e durabilidade das construções;

( ) O sistema de esgotamento e disposição de águas pluviais deve ser completamente separado do sistema de esgotamento sanitário;

( ) É proibido pela maioria dos Códigos Municipais de Obras o caimento livre de água dos telhados de prédios de mais de um pavimento, bem com em terrenos vizinhos;

( ) A localização dos condutores de decida fica condicionada ao caimento do telhado e à estrutura do prédio e o diâmetro à vazão que se deve escoar;

( ) O projeto de esgotamento pluvial deverá prever seu trajeto de forma longa e bem elaborada, garantindo tempo de recorrência suficiente para reduzir o impacto do ingresso dessas águas na rede pluvial urbana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q532940 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

No dimensionamento de projetos de irrigação é fundamental compreender o processo de infiltração da água no solo. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

À medida que o solo se umedece, a força da gravidade prevalece sobre a ação de capilaridade e a água percola em direção às camadas mais profundas.

  1. ✂️
  2. ✂️

989Q535005 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro Civil, Assembléia Legislativa MS, FCC

Para o projeto hidráulico sanitário de interceptores de esgoto sanitário, o dispositivo de admissão de água no interceptor deve limitar esta contribuição, de modo a não superar X% da vazão final do trecho a jusante do ponto de admissão. O valor de X é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q529403 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a instalações sanitárias prediais.

Considera-se diâmetro nominal o número que serve como designação para projeto e para classificar, em dimensões, os elementos das tubulações e que corresponde, aproximadamente, ao diâmetro interno da tubulação em milímetros.

  1. ✂️
  2. ✂️

991Q537604 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Uma das grandes fontes de poluição de mananciais e nascentes é a contaminação de lençóis freáticos e nascentes com dejetos humanos. Com relação aos sistemas de coleta e esgotamento desses dejetos, julgue os itens que se seguem.

O sistema de esgoto cujo ramal coletor passa por dentro de quintais vizinhos, com o objetivo de encurtar distâncias e baratear a instalação de redes de esgoto, é denominado esgoto comunitário.

  1. ✂️
  2. ✂️

992Q533511 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro Civil, CDP PA, CESPE CEBRASPE

Acerca de instalações hidráulicas e sanitárias, julgue os próximos itens.

Dependendo do número de unidades, o ramal de descarga de bacias sanitárias pode ter diâmetro inferior a 100 mm.

  1. ✂️
  2. ✂️

993Q539918 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Uma sub-bacia de 2 km2, com diferentes usos do solo, contribui para uma seção transversal onde será realizada uma obra hidráulica.

Da área dotal da sub-bacia, 40% é uma área rochosa com baixa permeabilidade que apresenta coeficiente de runoff C1 = 0,85; 50% é área de mata com coeficiente de runoff C2 = 0,2; e, o restante, área agrícola com coeficiente de runoff C3 = 0,3.

Assinale a opção que indica o escoamento superficial máximo esperado para o dimensionamento da estrutura hidráulica, se a chuva de projeto é de 180 mm/h.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q530215 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico I, MCT, CESPE CEBRASPE

Um sistema de abastecimento de água utiliza diversos equipamentos, para o seu bom funcionamento. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

Registros de gaveta são empregados para reduzir a pressão máxima na rede de distribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

995Q533291 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro, Ministério do Turismo, FUNIVERSA

O sistema de abastecimento de água de uma cidade é caracterizado como portador de suprimento contínuo, porém não-confiável. A fim de garantir que uma residência possua fornecimento ininterrupto de água, o projetista deverá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q538426 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro Civil, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Tratando-se de instalações prediais de esgoto é adotada a terminologia apresentada abaixo. Identifique as (V) verdadeiras e as (F) falsas e assinale a alternativa com a sequência correta, de cima para baixo.

( )Aparelho sanitário: aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso da água para fins higiênicos ou a receber dejetos e águas servidas;

( )Caixa coletora: caixa destinada a permitir a inspeção e desobstrução de canalizações;

( )Caixa sifonada fechada: caixa situada em nível inferior ao coletor predial e onde se coletam despejos cujo esgotamento exige elevação;

( )Coletor predial: canalização compreendida entre última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e a rede pública ou local de lançamentos de despejos;

( )Coluna de ventilação: canalização protegida por desconector, contra o acesso de gases provenientes do coletor público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q536940 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro Civil, EMBASA, IBFC

Numa instalação de esgoto predial onde a rede condutora ainda é de chumbo, podemos encontrar os diâmetros abaixo descritos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

999Q540012 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos a instalações prediais hidrossanitárias.

A saída de água do vaso sanitário do tipo turco dever ser feita 30 cm acima do piso.

  1. ✂️
  2. ✂️

1000Q529261 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista de Atividades do Meio Ambiente, IBRAM DF, CESPE CEBRASPE

Serviços de instalação sanitária de esgoto e águas pluviais compreendem aqueles que têm por objetivo dotar as edificações com os pontos de descarga hídrica, nas condições adequadas ao uso, atendendo plenamente aos aspectos sanitários e de proteção ambiental característicos de cada caso. Considerando os fatores que influem em uma instalação bem planejada e executada, julgue os itens subsequentes.

As fossas poderão ser de concreto, alvenaria ou outro material que atenda às condições de segurança, durabilidade, estanqueidade e resistência às agressões químicas dos despejos, observadas as normas de cálculos e execução.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.