Questões de Concurso Higiene nos Procedimentos de Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q883074 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Auxiliar de Higienização, GHCRS, FUNDATEC, 2024

Quanto aos métodos e processos de limpeza hospitalar, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os artigos (artefatos, equipamentos ou instrumentos hospitalares) de múltiplos usos em estabelecimentos de saúde podem tornar-se veículos de agentes infecciosos se não sofrerem processos de descontaminação após cada uso.
( ) Os locais onde os artigos de múltiplos usos são processados/utilizados e as pessoas que os manuseiam também podem tornar-se fontes de infecção para hospedeiros suscetíveis.
( ) No mecanismo de transmissão de infecção nos hospitais, as mãos contaminadas da equipe hospitalar atuam como importante meio de disseminação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

22 Q953423 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Os sinais vitais são uma parte da base de dados de avaliação no histórico de enfermagem. Avalie as seguintes afirmativas de quando a enfermagem deve medir os sinais vitais:

I - Na internação em uma unidade de saúde.
II - Ao avaliar um paciente durante as visitas domiciliares.
III - Em um hospital, em uma programação de rotina de acordo com o pedido do profissional de saúde ou normas de práticas hospitalares antes, durante e após um procedimento cirúrgico ou procedimento diagnóstico invasivo.
IV - Antes, nunca durante e somente após uma transfusão de sangue e hemoderivados.
V - Antes, durante e após a administração de medicamentos ou terapias que afetam as funções cardiovascular, respiratória ou de controle de temperatura

É correto o que se afirma em:

23 Q883056 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Auxiliar de Higienização, GHCRS, FUNDATEC, 2024

Uma das formas de evitar contaminação nos serviços de atendimento à saúde é treinar adequadamente a equipe responsável pela higienização. Esse treinamento deve abordar os seguintes conteúdos, EXCETO:

24 Q889696 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Técnico a em Enfermagem, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADMeTEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Os equipamentos médico-hospitalares podem ser limpos manualmente ou com equipamento de limpeza automatizado. Na limpeza manual, pode-se utilizar um detergente com pH neutro e fricção na superfície do item para remover os detritos.
II. A limpeza automática envolve equipamentos ou sistemas que automaticamente processam itens contaminados, mas não se incluem as máquinas ultrassônicas, lavadoras descontaminadoras, desinfectoras e esterilizantes.

Marque a alternativa CORRETA:

27 Q1006679 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
( ) Embalagem para esterilização de produtos para saúde é o invólucro que permite a entrada e saída do ar e do agente esterilizante e impede a entrada de microrganismos.
( ) Detergente é o produto destinado a limpeza de artigos e superfícies por meio da diminuição da tensão superficial, composto por grupo de substâncias sintéticas, orgânicas, líquidas ou pós solúveis em água que contêm agentes umectantes e emulsificantes que suspendem a sujidade e evitam a formação de compostos insolúveis ou espuma no instrumento ou na superfície.
( ) Pré-limpeza é a remoção da sujidade invisível presente nos produtos para saúde.
( ) Limpeza é a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização.

28 Q884456 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Durante uma revisão de procedimentos de controle de infecção em um hospital, uma enfermeira orienta a equipe sobre o reconhecimento e manejo de ectoparasitas que podem transmitir doenças graves aos seres humanos. Ela pergunta à equipe qual dos seguintes agentes é um ectoparasita responsável por tais transmissões.

A resposta correta é:

29 Q953414 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A febre pode ser causada por diversas condições. Assinale a alternativa que NÃO representa uma causa para a ocorrência de febre:

30 Q953417 | Enfermagem, Higiene nos Procedimentos de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

A admissão de pacientes na UTI deve ser realizada com base em critérios específicos, considerando as prioridades de atenção e os benefícios que o paciente pode obter com o tratamento intensivo. De acordo com os critérios de admissão. Os critérios de admissão apoiam-se basicamente em dois modelos: um baseado nas funções orgânicas e outro nas prioridades de atendimento.
No modelo de prioridades de atenção, distinguem-se aqueles pacientes que se beneficiarão do atendimento na UTI daqueles que não se beneficiarão.
Ao ingressar, os critérios são:

I - Prioridade I - paciente em estado agudo crítico, instável, com necessidade de tratamento intensivo e monitoração.
II - Prioridade II - pacientes que precisem de monitoração intensiva e que possam necessitar de intervenções imediatas, como consequência de eventos graves agudos ou complicação de procedimentos médicos ou cirúrgicos.
III - Prioridade III - paciente em estado agudo crítico, instável, com poucas possibilidades de recuperar-se das condições subjacentes ou pela própria natureza da doença aguda.
IV - Prioridade IV - pacientes para os quais a internação na UTI é considerada inapropriada. A admissão desses pacientes deve ser decidida de maneira individualizada, sob circunstâncias não comuns e ajuizadas pelo médico responsável da UTI.

É correto o que se afirma em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.