Questões de Concursos História Econômica e Economia Contemporânea

Resolva questões de História Econômica e Economia Contemporânea comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q114917 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Analista de Planejamento e Orçamento, MPOG, ESAF

Com relação ao desenvolvimento do setor industrial no Brasil, a partir da década de 1930, marque a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q847612 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, AL AP Analista Legislativo Economista, FCC, 2020

A partir da estabilização da economia brasileira, em julho de 1994, houve no Brasil melhorias expressivas em diversos indicadores sociais e de equidade, avanços que se intensificaram ao longo da década de 2000. Nesse processo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q849398 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, AL AP Analista Legislativo Economista, FCC, 2020

Em relação à economia brasileira a partir dos anos 1990, é correto se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q978538 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O comércio internacional de gás natural envolve aspectos geopolíticos importantes. A dependência de importações pode afetar a segurança energética e a política externa dos países. Sobre o impacto geopolítico da distribuição de gás natural, analise as afirmativas abaixo:

I. A concentração de reservas em poucas regiões pode gerar dependência e tensões entre países.
II. A autossuficiência em gás natural elimina a necessidade de parcerias comerciais internacionais.
III. A diversificação das rotas de transporte é uma estratégia para garantir maior segurança energética.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q978535 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

Diante do cenário econômico brasileiro dos últimos anos, marcado por oscilações nas taxas de inflação e juros, analise as afirmações a seguir e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1065356 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

Após 21 anos de ditadura, em março de 1985, José Sarney assumiu a presidência do Brasil com a tarefa de redemocratizar o país. A economia brasileira enfrentava a maior taxa de inflação da história. Havia uma falta de consenso entre os economistas sobre as causas da inflação e uma indefinição sobre as formas de combatê-la. Por fim, três grandes planos foram postos em prática entre 1986 e 1990, sem resolver o problema.
Nesse contexto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1043427 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação ao período do milagre econômico, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1055746 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Técnico Economista, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Na economia brasileira, no período de 1964 a 1967, houve a implantação do Plano de Ação Econômica de Governo (PAEG) – período que marca grandes transformações na economia brasileira. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O PAEG logrou êxito em reduzir a inflação de 100% no primeiro trimestre de 1964 para próximo de 20% em 1969.
( ) O crescimento do produto nacional, que em 1963 crescia à taxa de 0,63%, foi elevado para 9,68% em 1968.
( ) Houve expressivo aumento do deficit público no período de 1964-1968.
( ) Um dos objetivos do PAEG foi assegurar, pela política de investimentos, oportunidades de emprego produtivo à mão de obra que continuamente aflui ao mercado de trabalho.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1065349 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

Ao longo do século XX, países em desenvolvimento adotaram diferentes estratégias de crescimento industrial, como a industrialização por substituição das importações (ISI) e o modelo de crescimento orientado às exportações (export-led growth). Sobre essas estratégias, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1043428 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação ao período da crise da dívida pública (1980 a 1984), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) No final de 1980, houve uma deterioração da credibilidade externa do país, em relação à sua capacidade de honrar suas dívidas, e o fluxo de entrada de capital no país diminuiu. ( ) Houve deterioração fiscal interna devido à queda da arrecadação, ao aumento dos gastos com juros sobre a dívida interna e às Estatais que operavam de forma deficitária. ( ) Houve negociação com o FMI, cujo acordo definiu contenção da demanda via redução do déficit público, aumento dos juros internos e subindexação dos salários reais, além de política de estímulo às exportações.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1052465 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Diante do processo de globalização e a força das empresas transnacionais, emergiram os processos de desverticalização (outsourcing) e de deslocalização (offshoring) produtiva. Em consequência, o processo produtivo foi reestruturado, com as etapas intermediárias de fabricação ocupando mais de dois terços do comércio internacional, ganhando mais importância que a etapa final. Esse novo modo de produzir ficou conhecido como Cadeia Global de Valor (CGV). A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/2020) reconhece que o comércio, via cadeias globais de valor, vem perdendo força desde a crise de 2008, tendência que tem se acentuado com a crise deflagrada pela pandemia do SARS-CoV-2, o que tem feito com que novas dinâmicas econômicas globais impactem o comércio internacional. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O surgimento e a aplicação de avançadas tecnologias no processo produtivo de empresas multinacionais globais remodelam as redes internacionais de produção. A consequência é o crescente processo de automação, que tem o potencial de reverter a tendência da fragmentação produtiva e reduzir a vantagem competitiva dos centros de fabricação de baixo custo nos países em desenvolvimento.
( ) Emerge uma tendência de crise na cooperação multilateral, o fortalecimento de soluções regionais e bilaterais e o crescimento de medidas de protecionismo, com a finalidade de fortalecer cadeias produtivas locais e nacionais.
( ) Busca-se a implementação de amplo leque de medidas de sustentabilidade nas operações produtivas, o que exige que as empresas, principalmente aquelas inseridas no mercado internacional, se adaptem e adotem medidas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1036934 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Economia Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Após o retorno de Getúlio Vargas ao poder, eleito, democraticamente, pelo antigo PTB, em 1950, com cerca de 48,7% dos votos, já não se podia afirmar, categoricamente, que o projeto de desenvolvimento econômico no Brasil fosse completamente espontâneo, induzido apenas pelas crises do setor externo, já que, em seu governo, foram adotadas diversas medidas em prol do crescimento e da promoção de mudanças estruturais.

São evidências do projeto desenvolvimentista do Segundo Governo Vargas (1951-1954) a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1043432 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A partir de 1995, o Brasil experimentou uma série de mudanças econômicas e sociais que impactaram significativamente a distribuição de renda e os níveis de pobreza no país.

Considerando as políticas implementadas e os fatores econômicos e sociais desse período, assinale a opção que melhor explica a relação entre o crescimento econômico, as políticas de transferência de renda e a redução da pobreza no Brasil entre 1995 e 2014.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1055750 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Técnico Economista, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando que o mais bem-sucedido plano econômico brasileiro, reconhecido unissonamente por todos economistas, foi o Plano Real, em 1994, na gestão do presidente Itamar Franco, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Plano Real foi preconcebido em três etapas: a) equilíbrio das contas públicas; b) criação da Unidade Real de Valor (URV); e, c) criação de uma nova moeda, descontaminada da inflação.
( ) Na primeira fase do Plano Real, no Plano de Ação Imediata (PAI) foram tomadas medidas mais duras em relação aos gastos da União, recuperação da receita tributária, equacionamento das dívidas dos estados e municípios e saneamento dos bancos federais.
( ) A Unidade de Referência de Valor (URV) foi implementada para restaurar a função da unidade de conta da moeda, bem como para referenciar preços e salários.
( ) Embora com muito êxito na sua implementação, a economia brasileira não cresceu em 1994, ano de implementação da nova moeda, o Real, somente vindo experimentar crescimento econômico em 1995, quando assumia o recém-eleito presidente Fernando Henrique Cardoso.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1065360 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

Considere o trecho a seguir.
“Os efeitos da desindustrialização têm implicações diretas para o desenvolvimento do país, pois a indústria de transformação pode ser considerada o motor de crescimento econômico no longo prazo. Isto decorre da operação de economias de escala dinâmicas e estáticas, e da criação e difusão do progresso técnico nesse setor de atividade econômica. Adicionalmente, a indústria de transformação apresenta fortes efeitos de encadeamentos insumo-produto a jusante e a montante com outros setores da economia; portanto, apresenta efeitos multiplicadores na renda e no emprego que têm maior impacto. Do ponto de vista econômico, a desindustrialização é um fator importante para a perda do dinamismo de crescimento econômico e, por conseguinte, limita o processo de desenvolvimento socioeconômico.”
(Magalhães et al., In: Pompeu et al., 2023).
Sobre o processo de desindustrialização no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1056171 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Economista, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As interpretações sobre os fatores determinantes do “milagre econômico” encontradas na literatura podem ser divididas em três grandes grupos, não necessariamente excludentes, e que enfatizam:

I. A política econômica do período de 1968 a 1973, com destaque para as políticas monetária e fiscal expansionistas e os incentivos às importações.

II. O ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional; melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato.

III. As reformas institucionais do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), em particular as reformas fiscais/tributárias e financeiras, que teriam criado as condições para a aceleração subsequente do crescimento.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1050033 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, manhã, MF, FGV, 2024

A década de 1970, após o período do “Milagre Econômico”, foi um período de turbulências para a economia brasileira ocasionadas por choques externos.
O governo brasileiro reagiu com a instituição do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), caracterizado, entre outros aspectos, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1043430 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação aos efeitos das crises internacionais na década de 1990 sobre o Brasil, após o plano Real, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1055747 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Técnico Economista, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Várias foram as formas de tentar tornar a economia brasileira desenvolvida ao longo do século XX. O mundo passou por diversas transformações econômicas, sociais e, sobretudo, políticas. No Brasil não foi diferente, inúmeras tentativas foram implementadas. Considere a afirmativa a seguir: “Lessa (1981) sugere que a política econômica implícita no plano continha quatro peças básicas: i) tratamento preferencial para o capital estrangeiro; ii) o financiamento dos gastos públicos e privados que se daria através da expansão dos meios de pagamento e do crédito bancário, respectivamente, tendo como consequência fortes pressões inflacionárias; iii) ampliação da participação do setor público na formação de capital; e, iv) estímulo à iniciativa privada”. Qual período da economia brasileira referem-se os objetivos implícitos assinalados anteriormente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1065350 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Bloco Temático 6 Desenvolvimento Socioeconômico, CNU, FGV, 2025

A partir da década de 1930, o crescimento industrial no Brasil ganhou força e diversificação, iniciando um processo aprofundado de substituição de importações (PSI) que se estenderia por aproximadamente cinquenta anos. No Brasil, o processo de substituição de importações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.