Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q390357 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens que se seguem. No Japão, a Revolução Meiji causou violenta revolta de grupos que defendiam uma política isolacionista. Esse conflito ocasionou o enfraquecimento do xogunato e fortaleceu o regime imperial.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q390275 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca de causas e consequências da Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) os itens seguintes. As forças vencedoras da Segunda Guerra Mundial induziram expressivos movimentos migratórios entre a população de várias partes da Europa, com o objetivo de dotar os Estados, na nova ordem, de maior homogeneidade étnica.
  1. ✂️
  2. ✂️

103Q390392 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Lutero, no decorrer do seu conflito, com a igreja romana obteve apoio significativo de várias categorias, inclusive dos humanistas alemães. Do mesmo modo que os humanistas faziam com as grandes obras da literatura antiga, Lutero pretendia trazer o texto autêntico do Evangelho, eliminando os trechos mais complicados dos comentários inseridos por meio da teologia medieval. Igualmente os humanistas podiam reconhecer-se nas doutrinas luteranas, que consideravam o homem capaz de ler e interpretar por si próprio as Sagradas Escrituras e se opunham à autenticidade da vida religiosa à toda forma de ritualismo. Na Alemanha dentre todos os que inicialmente se declararam a favor de Lutero estava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q387981 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que, na Europa Ocidental, ao longo da Idade Média, se definiram novas estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais e religiosas, julgue os itens subsecutivos.

A existência de monarquias centralizadas restringiu o poder da nobreza laica e eclesiástica, sobretudo da primeira, ao inibir o estabelecimento de laços de solidariedade e fidelidade entre os nobres.

  1. ✂️
  2. ✂️

105Q390121 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Um dos fenômenos políticos de grande relevância no âmbito das relações internacionais no século XX foi o processo de descolonização ocorrido na Ásia e na África logo após a Segunda Guerra Mundial. Com efeito, a descolonização multiplicou o número de agentes na política internacional, tendo tornado o sistema muito mais diversificado. Com relação a esse processo, julgue os itens que se seguem. A Conferência de Bandung foi decisiva para a conclusão do processo de descolonização.
  1. ✂️
  2. ✂️

106Q852254 | História, História Geral, Professor de Educação Básica II História, CPCON, 2020

De acordo com a perspectiva Marxista, na antiguidade, o modo de produção foi denominado de asiático. Assinale a alternativa CORRETA sobre as relações sociais de produção no Egito Antigo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q388216 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao contexto histórico do surgimento da sociologia, julgue os itens a seguir.

A Revolução Francesa eliminou as aspirações e as exigências da nova classe burguesa em ascensão.

  1. ✂️
  2. ✂️

108Q389642 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O século XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas décadas seguintes, gerando processos históricos dramáticos. A respeito dessas crises e suas conseqüências, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

109Q852142 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere à civilização egípcia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Desenvolveu-se na região do Crescente Fértil. II - Situava-se no extremo noroeste da África. III - Formou-se a partir da mistura de diversos povos, como, por exemplo, os semitas e os hamíticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q388462 | História, História Geral, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao que se denominou destruição mútua inevitável — Mutually Assured Destruction (MAD) —, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

111Q852172 | História, História Geral, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

Os Eupátridas, os Metecos e os Escravos são classes sociais pertencentes a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

112Q389889 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes. Estabelecida logo após o fim da guerra, a Sociedade das Nações foi bem-sucedida em promover o desarmamento e a paz mundial ao longo da década de 30 do século XX.
  1. ✂️
  2. ✂️

113Q389195 | História, História Geral

A Primeira Guerra Mundial inicia-se em 1914. Coerentes com seu tradicional isolacionismo, os Estados Unidos da América adotam, a princípio, uma posição de neutralidade. Com relação a esses fatos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q387866 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A agricultura transformou a existência humana e foi decisiva para a sedentarização das sociedades, com o surgimento de cidades e da civilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q852064 | História, História Geral, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

A escola dos Annales, entre os anos 1960 e 1970, realizou um movimento nos fundamentos teóricos da história que ficou conhecido pela expressão “do porão ao sótão”, que resumidamente quer dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q388104 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens seguintes.

Em meio à profusão de povos politeístas, os antigos hebreus notabilizaram-se pela crença em um único Deus, o que também ocorreria com os árabes, após Maomé, a partir da Idade Média.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q388925 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens seguintes.

Roma destacou-se no campo das artes e da literatura, mas pouco produziu em termos de direito (elaboração e aplicação de leis), além de ter sido alvo fácil de inimigos em face de sua reduzida capacidade militar.

  1. ✂️
  2. ✂️

118Q852097 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Embora o aspecto mais óbvio da Guerra Fria fosse o confronto militar e a cada vez mais frenética corrida armamentista no Ocidente, não foi esse o seu grande impacto. As armas nucleares não foram usadas. As potências nucleares se envolveram em três grandes Guerras (mas não umas contra as outras).” (Hobsbawm, Eric. Era dos Extremos - O breve século XX. Companhia das Letras. São Paulo: 1995)
Sobre esses conflitos, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q389782 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

Renascimento e Reforma Religiosa integram o contexto de transformação profunda que, na Europa, marcou a passagem da Idade Média aos Tempos Modernos.

  1. ✂️
  2. ✂️

120Q390340 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Em países mais industrializados, como a Inglaterra, as condições dos trabalhadores das fábricas eram muito precárias, com jornadas exaustivas de trabalho, o que resultou no surgimento dos primeiros movimentos trabalhistas — trade unions —, que, entre suas principais reivindicações, almejavam maior participação política por meio do sufrágio universal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.