Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q1068439 | História, História Geral, Magistério História, EsFCEx, VUNESP, 2024

Uma indicação da expansão demográfica do Ocidente cristão, a partir de meados do século X, está no acentuado crescimento da população urbana naquele período. Enquanto por volta do ano 1 000 talvez não existisse na Europa católica nenhuma cidade com uma população de 10 000 habitantes, no século XIII havia 55 cidades com um número de habitantes superior àquele: duas na Inglaterra, seis na Península Ibérica, oito na Alemanha, 18 na França e Países Baixos, 21 na Itália. Esta última era não apenas a região mais urbanizada do Ocidente como também a que possuía as maiores cidades.

(Hilário Franco Júnior,

A Idade Média, nascimento do Ocidente, p. 23. Adaptado)


Para Hilário Franco Júnior, outro indício dessa expansão demográfica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q1089470 | História, História Geral, História, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Considere a seguinte citação:

“A expressão ‘invasões bárbaras’, consagrada pela tradição historiográfica, deve ser problematizada, uma vez que sugere uma ruptura brusca e unilateral. A pesquisa contemporânea tem evidenciado que o processo de instalação dos povos germânicos no interior do Império foi mais complexo, caracterizado por acomodações, negociações e formas variadas de integração.” SILVA, Gilvan Ventura da. O fim do mundo antigo: uma discussão historiográfica. Dimensões, n. 17, 2005, p. 28).

Sobre o fim do Império Romano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1003Q1031653 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o texto a seguir.

O século XIV testemunhou uma crise da antiga ordem feudal, seguindo bem nos calcanhares do surgimento das cidades. Nessa crise, o modo de produção feudal, baseado na servidão, foi seriamente abalado e atingiu um adiantado estado de desintegração, cujos efeitos foram vistos na economia senhorial do século seguinte.


Adaptado de: DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. Rio de Janeiro: Zahar,

1965, p. 33.


As afirmativas a seguir descrevem corretamente elementos que explicam a crise do feudalismo, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1004Q1068644 | História, História Geral, Especialidade Magistério em História, EsFCEx, VUNESP, 2025

Diversos grupos de muçulmanos locais reunidos por um discurso nacionalista comum, em 1947, formaram um grupo revolucionário que contava com homens de escolaridade formal limitada, mas com experiência militar no exército francês. Eles aderiram à Organização Secreta, iniciando uma coleta de armas e dinheiro. Em 1954, contando também com membros das elites culturais e políticas, foi formada a Frente de Libertação Nacional (FLN), que iniciou a guerra de guerrilhas.
O movimento cresceu também como reação à repressão militar do governo francês, tornando-se um movimento nacional que contava com a simpatia da opinião pública de todo o mundo.

(Leila L. Hernandez. A África na sala de aula: visita à História Contemporânea. Adaptado)

O excerto aborda contexto histórico relativo à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q1068435 | História, História Geral, Magistério História, EsFCEx, VUNESP, 2024

No ensaio introdutório desta obra, Ciro Flamarion Cardoso apresenta o quadro epistemológico geral em que se inserem os vários territórios do historiador e os campos de investigação contemplados neste livro, suas potencialidades, dilemas e impasses. Ao fazer um balanço geral da historiografia nos últimos 40 ou 50 anos, Cardoso identificou com nitidez dois grandes paradigmas: o iluminista, partidário de uma história científica e racional e, portanto, convencido da existência de uma realidade social global a ser historicamente explicada.

(Ronaldo Vainfas, Caminhos e descaminhos da História.

Em: Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas,

Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Adaptado)


O segundo paradigma, que completa a ideia exposta no excerto, o pós-moderno, mostra-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q1068436 | História, História Geral, Magistério História, EsFCEx, VUNESP, 2024

Os historiadores estruturais mostraram que a narrativa tradicional passa por cima de aspectos importantes do passado, que ela simplesmente é incapaz de conciliar, desde a estrutura econômica e social até à experiência e os modos de pensar das pessoas comuns.


(Peter Burke, A história dos acontecimentos e o renascimento

da narrativa. Em: Peter Burke (org.), A escrita da História:

novas perspectivas, p. 338. Adaptado)



Nesse debate, segundo Peter Burke, os historiadores defensores da narrativa observam que a análise de estruturas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1007Q1081840 | História, História Geral, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Os legados culturais da Antiguidade clássica permanecem fundamentais para a compreensão da formação da sociedade ocidental. Nesse sentido, qual alternativa expressa corretamente esse legado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1008Q1079545 | História, História Geral, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

“Talvez chegue o dia em que o restante da criação animal venha a adquirir os direitos dos quais jamais poderiam ter sido privados, a não ser pela mão da tirania. Os franceses já descobriram que o escuro da pele não é motivo para que um ser humano seja abandonado, irreparavelmente, aos caprichos de um torturador. É possível que algum dia se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação dos os sacrum são motivos igualmente insuficientes para se abandonar um ser sensível ao mesmo destino. O que mais deveria traçar a linha insuperável? A faculdade da razão, ou, talvez, a capacidade de falar? Mas para lá de toda comparação possível, um cavalo ou um cão adulto são muito mais racionais, além de bem mais sociáveis, do que um bebê de um dia, uma semana, ou até mesmo um mês. Imaginemos, porém, que as coisas não fossem assim; que importância teria tal fato? A questão não é saber se são capazes de raciocinar, ou se conseguem falar, mas, sim, se são passíveis de sofrimento." (J. Bentham. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Adaptado)
Nesse texto, Jeremy Bentham, filósofo britânico do século XVIII, chama a atenção para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1009Q1083174 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre o fim da Antiguidade Clássica e o início da Idade Média, considere as seguintes afirmativas:

I. A queda do Império Romano foi influenciada por diversos fatores, incluindo crises econômicas e dificuldades administrativas.
II. A economia do Império Romano era baseada unicamente no comércio de especiarias com a China.
III. A Pax romana foi um período de constantes guerras e conflitos internos dentro do império.
IV. O trabalho escravo foi uma invenção dos germanos que invadiram Roma e não tinha importância na sociedade romana. Com base nas afirmativas, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1010Q1083178 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Durante o período medieval, a expansão econômica, a pressão demográfica e a participação nas Cruzadas tiveram impactos significativos na sociedade feudal. Considerando esses fatores, qual alternativa melhor descreve as consequências dessas mudanças para o sistema feudal e suas instituições?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1011Q1079395 | História, História Geral, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

O fascismo se afirmou onde estava em curso uma crise econômica (inflação, desemprego, carestia etc.), ou onde ela não tinha sido completamente superada, assim como estava em curso uma crise do sistema parlamentar, o que reforçava a ideia de uma falta de alternativas válidas de governo.
(Renzo De Felice. O fascismo como problema interpretativo,In. A Itália de Mussolini e a origem do fascismo. São Paulo:Ícone Editora, 1988, p 78-79. Adaptado)


Interpretando-se o texto, pode-se afirmar que os regimes fascistas, característicos de alguns países europeus no período entre as duas guerras mundiais, foram estabelecidos em um quadro histórico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1012Q1029497 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que descreve corretamente a relação entre a tecnologia militar e o desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1013Q1042573 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Até agora eu não encontrei nenhum homem monstruoso nessas ilhas, como muitos pensavam. Ao contrário, todos são de muito bonito acatamento. Assim que, monstros eu não encontrei e nem tive notícias.
Fonte: Carta de Cristóbal Colón a Luis de Santángel, escribano de ración de los Reyes Católicos, dándole cuenta de su primer viaje a las Indias. Archivo General de Simancas, EST,LEG,1,2,1,164.

O primeiro contato dos europeus com o Novo Mundo provocou questões intelectuais sobre como tratar a novidade americana. De acordo com o trecho, o conteúdo presente na Carta de Cristóvão Colombo explicita
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1014Q1079455 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

O Regime de governo democrático teve origem em Atenas, na Grécia antiga, conhecendo seu apogeu no século V a.C.. Comparando características desse regime com o sistema político brasileiro, está correto afirmar que, na Atenas da Antiguidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1015Q1079505 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Não se pode esquecer que se tratava de uma sociedade de ordens. Existiam aqueles que tinham nascido para orar, o clero; aqueles que haviam nascido para guerrear, os nobres; e aqueles que haviam nascido para o trabalho, os camponeses. Não existia a possibilidade de ascender socialmente, quer dizer, um camponês não poderia se trans­ formar em nobre.

(Catelli Jr., Roberto. História: texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. Adaptado)

A qual tipo de sociedade e a que modo de produção, respec­tivamente, o texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1016Q1031652 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.


A maioria das pessoas tende a pensar que a História Cultural aborda a cultura superior, a Cultura com C maiúsculo. Então, o leitor pode querer uma palavra de explicação. Enquanto o historiador das ideias esboça a filiação do pensamento formal, de um filósofo para outro, o historiador etnográfico estuda a maneira como as pessoas comuns entendiam o mundo. Tenta descobrir a cosmologia, mostrar como organizavam a realidade em suas mentes e a expressavam em seu comportamento. Não tenta transformar em filósofo o homem comum, mas ver como a vida comum exigia uma estratégia. Operando ao nível corriqueiro, as pessoas comuns aprendem a “se virar” e podem ser tão inteligentes, à sua maneira, quanto os filósofos. Mas, em vez de tirarem conclusões lógicas, pensam com coisas, ou com qualquer material que sua cultura lhes ponha à disposição, como histórias ou cerimônias.

Adaptado de: DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. E outros episódios

da História cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986, p. XIV.



Assinale a opção que descreve corretamente a compreensão do autor sobre o objeto de estudo da História Cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1017Q1081843 | História, História Geral, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

Leia o trecho a seguir:

"O conhecimento histórico contemporâneo não se reduz à narrativa dos fatos políticos, mas busca compreender experiências, identidades e memórias, articulando múltiplas temporalidades e sujeitos." (PINSKY, Carla Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2011, p. 17).

Com base no texto, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1018Q1083170 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre os níveis e ritmos de duração do tempo histórico, considere as seguintes afirmativas:

I. O tempo do acontecimento breve se refere a eventos que têm uma duração longa e impactante, como regimes políticos ou transformações econômicas significativas.
II. O tempo da conjuntura pode ser identificado por eventos com duração que abrange períodos de vida, como guerras e crises econômicas.
III. O tempo da estrutura corresponde a mudanças que ocorrem de forma rápida e visível, como a assinatura de um acordo ou a fundação de uma cidade.
IV. O tempo da estrutura reflete mudanças lentas e duradouras, como hábitos religiosos e sistemas de trabalho que persistem por longos períodos.

Com base nas afirmativas, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q1083175 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Qual evento diplomático realizado entre 1884 e 1885 teve como objetivo principal regular a expansão colonial europeia na África, estabelecendo diretrizes para a ocupação de territórios africanos e resultando na divisão quase total do continente entre as potências europeias?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1020Q1077362 | História, História Geral, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

Os 40 anos dos governos dos reis D. João II e D. Manuel (1481-1521) cobrem momentos extremamente fecundos da história da Humanidade. É o tempo das grandes viagens e descobertas marítimas: a de Bartolomeu Dias que, na tábua das naus, sem combate com os homens mas tão só com os elementos, verificou a ligação do Atlântico e do Índico; a viagem de Cristóvão Colombo que ligou permanentemente a Europa, ávida de ouro e prata, a um novo continente, a América; a de Vasco da Gama que duradouramente uniu pelos oceanos e pelas naus da pimenta o Ocidente ao Oriente; a viagem de Pedro Álvares Cabral que ligou Lisboa e a Europa ao Atlântico Sul.

(António Borges Coelho. “Os argonautas portugueses e o seu velo de ouro (séculos XV e XVI)”. In: José Tengarrinha (org.). História de Portugal, 2001.)


O excerto refere-se à cronologia histórica que tem como referência o período de governo de dois reis portugueses. Nesse período,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.