Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q1079460 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Richard Nixon disse certa vez que para onde o Brasil fosse iria o resto da América Latina. Documentos recentemente revelados pelo Departamento de Estado norte­-americano revelam que o presidente dos Estados Unidos não apenas acreditava na influência que o Brasil teria sobre seus vizinhos: Nixon contava com ela. O relatório feito pelo então secretário de Estado norte-­americano, Henry Kissinger, mostra que a reunião ocorrida entre Nixon e Emílio Garrastazu Médici em 1971 foi marcada por tentativas de influenciar a política latino-­americana. No entanto, o ponto alto do documento, tornado público em julho deste ano, é o acordo para uma possível derrubada de Salvador Allende da Presidência do Chile. O documento é a prova mais clara, até agora, da existência de um interesse real por parte do regime militar brasi­ leiro em patrocinar um golpe de Estado no Chile.

(www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania, 29.08.2009. Adaptado)

O texto discorre sobre fato relacionado ao contexto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q1089469 | História, História Geral, História, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

A discussão sobre o estatuto científico da História percorreu diferentes correntes teóricas. Do positivismo de Ranke à crítica pós-moderna, cada abordagem redefiniu o papel da narrativa histórica.

Considerando essas transformações, qual alternativa reflete adequadamente a crítica da Escola dos Annales à tradição positivista do século XIX?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q1079503 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Na segunda metade do século XIX, os Estados Unidos reali­zaram o Destino Manifesto, isto é, a expansão para o oeste até o Oceano Pacífico. Sobre este movimento, também conheci­do como “Marcha para o Oeste”, pode­-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q1079542 | História, História Geral, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

“A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações. Diferem, porém, umas das outras, por três aspectos: ou porque imitam por meios diversos, ou porque imitam objetos diversos ou porque imitam por modos diversos e não da mesma maneira. Pois tal como há os que imitam muitas coisas, exprimindo-se com cores e figuras (por arte ou por costume), assim acontece nas sobreditas artes: na verdade, todas elas imitam com o ritmo, a linguagem e a harmonia, usando estes elementos separada ou conjuntamente. Por exemplo, só de harmonia e ritmo usam a aulética e a citarística e quaisquer outras artes congêneres, como a siríngica; com o ritmo e sem harmonia, imita a arte dos dançarinos, porque também estes, por ritmos gesticulados, imitam caracteres, afetos e ações."

(Aristóteles, Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1984)


A partir do texto, pode-se concluir que, segundo Aristóteles,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1025Q1079544 | História, História Geral, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

“Aqui, portanto, está a complexidade, o fascínio e a tragédia de toda vida política. A política é composta de dois elementos – utopia e realidade – pertencentes a dois planos diferentes que jamais se encontram. Não há barreira maior ao pensamento político claro do que o fracasso em distinguir entre ideais, que são utopia, e instituições, que são realidade. O comunista, que lançava o comunismo contra a democracia, pensava normalmente no comunismo como um ideal puro de igualdade e fraternidade, e na democracia como uma instituição que existia na Grã-Bretanha, França ou Estados Unidos, e que apresentava os interesses escusos, as desigualdades e a opressão inerentes a todas as instituições políticas. O democrata, que fazia a mesma comparação, estava de fato comparando um padrão ideal de democracia existente no céu, com o comunismo, como uma instituição existente na Rússia Soviética, com suas divisões de classes, suas caças aos hereges e seus campos de concentração. A comparação, feita, em ambos os casos, entre um ideal e uma instituição, é irrelevante e não faz sentido. O ideal, uma vez incorporado numa instituição, deixa de ser um ideal e torna-se a expressão de um interesse egoístico, que deve ser destruído em nome de um novo ideal. Esta constante interação de forçasirreconciliáveis é a substância da política. Toda situação polí­tica contém elementos mutuamente incompatíveis de utopia e realidade, de moral e poder."

(E. H. Carr, Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. Editora Universidade de Brasília, 2001)


Nesse texto, o historiador, jornalista e teórico das relações internacionais britânico E. H. Carr reflete sobre a complexidade da política. Segundo o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q1054980 | História, História Geral, Remoção, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade, e envolveu diversos países em quatro continentes. Os participantes se aliaram em dois grupos, sendo eles os Aliados e os Países do Eixo. Marque a alternativa na qual estão relacionados os Países do Eixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q1083173 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Qual é uma das principais características do sistema feudal que se desenvolveu na Europa durante a Idade Média?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q1083176 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que melhor descreve a intersecção entre a influência e o poder da Igreja e suas implicações para a sociedade medieval:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q1079363 | História, História Geral, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

O aperto de mãos de Hitler e Chamberlain: em 22 de setembro de 1938, Adolf Hitler encontrou o Primeiro Ministro britânico Neville Chamberlain na Alemanha. Oito dias depois, de volta à Inglaterra, Chamberlain sugeriu paz com o ditador alemão. O objetivo do encontro entre os dois era debater a tomada da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pela Alemanha Nazista. Chamberlain acreditava que Hitler estava preocupado apenas com os Sudetos, e achava que a guerra poderia ser evitada.

(Real Clear Politics, 8 Handshakes That Changed History. 22.05.2012. Adaptado)

O episódio descrito é característico da chamada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q906317 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o professor de História, em colaboração com o professor de Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1031Q1077364 | História, História Geral, Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

[...] a revolução que eclodiu entre 1789 e 1848 [...] constitui a maior transformação da história humana desde os tempos remotos quando o homem inventou a agricultura e a metalurgia, a escrita, a cidade e o Estado. Esta revolução transformou, e continua a transformar, o mundo inteiro.

(Eric J. Hobsbawm. A Era das revoluções: Europa 1789-1848, 1981.)


As profundas rupturas históricas citadas no excerto definem-se como mudanças

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q1079456 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

Foi durante a Renascença que surgiu o costume de dividir a história do mundo em três grandes épocas: antiga, medieval e moderna. Tal classificação se coaduna com a crença do homem comum, de que este nosso planeta só testemunhou dois grandes períodos de progresso: o tempo dos gregos e dos romanos e a época das invenções modernas. Entre esses dois períodos localiza-­se a Idade Média, considerada como um interregno de profunda ignorância e superstição. Desse modo, quando um reformador moderno deseja exprobrar as ideias de um adversário conservador, tudo o que tem a fazer é estigmatizá­las como “medievais”. Sem dúvida ele ficaria muito surpreendido se soubesse que as doutrinas sociais e econômicas de alguns pensadores medievais eram, na realidade, bastante semelhantes às nossas.

(Edward M. Burns. História da Civilização Ocidental. Porto Alegre: Globo, 1986, p. 255. Com cortes)

De acordo com o autor, a expressão “Idade Média”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q1083172 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Qual é uma das principais diferenças entre a democracia direta da Grécia Antiga e a democracia representativa moderna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q1079457 | História, História Geral, Oficial Tecnólogo de Administração, PM SP, VUNESP

A Rússia foi o primeiro país do mundo a instalar um regime socialista baseado nos princípios do marxismo. O governo revolucionário, dirigido por Lenin, tomou imediatamente diversas medidas destinadas a modificar totalmente a sociedade russa, visando conduzi­la no caminho do socialismo.
(www.aticaeducacional.com.br/htdocs/Especiais/URSS/link1.htm. Adaptado)

Dentre as medidas tomadas, está correto apontar a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q1089471 | História, História Geral, História, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

A Etiópia constitui um caso singular na história do continente africano durante o neocolonialismo. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q1083167 | História, História Geral, História, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O trabalho com documentos escritos em sala de aula deve considerar várias etapas para a análise crítica desses materiais. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma dessas etapas fundamentais para o ensino de documentos históricos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q1079396 | História, História Geral, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Os dois lados viram-se comprometidos com uma insana corrida armamentista para a mútua destruição. Os dois também se viram comprometidos com o que o presidente em fim de mandato, Eisenhower, chamou de “complexo industrial-militar”, ou seja, o crescimento cada vez maior de homens e recursos que viviam da preparação da guerra. Mais do que nunca, esse era um interesse estabelecido em tempos de paz estável entre as potências. Como era de se esperar, os dois complexos industrial-militares eram estimulados por seus governos a usar sua capacidade excedente para atrair e armar aliados e clientes, e conquistar lucrativos mercados de exportação, enquanto reservavam apenas para si os armamentos mais atualizados e, claro, suas armas nucleares. (Eric Hobsbawm. Era dos extremos – O breve século XX – 1914-1991.São Paulo: Cia. das Letras, 1995, p. 233. Adaptado)

O historiador refere-se à situação da política internacional que resultou, em grande medida, da Segunda Guerra Mundial, e que pode ser definida como a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q1068438 | História, História Geral, Magistério História, EsFCEx, VUNESP, 2024

La nouvelle historire é o título de uma coleção de ensaios editada pelo renomado medievalista francês Jacques Le Goff. A expressão “a nova história” é mais bem conhecida na França e representa a história escrita como uma reação deliberada contra o “paradigma” tradicional, que seria convenientemente descrito como “história rankeana”.


(Peter Burke, Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro.

Em: Peter Burke (org.), A escrita da História:

novas perspectivas, p. 9-10. Adaptado)



O contraste entre a antiga e a nova história pode ser resumido em alguns pontos, entre os quais, é correto considerar que, segundo o paradigma tradicional,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q1068440 | História, História Geral, Magistério História, EsFCEx, VUNESP, 2024

O que se deve chamar de feudalismo é o conjunto da formação social dominante no Ocidente da Idade Média Central, com suas facetas política, econômica, ideológica, institucional, social, cultural, religiosa. Uma totalidade histórica, da qual o feudo foi apenas um elemento. No entanto – e procurando não perder essa globalidade de vista –, como examinamos cada uma daquelas facetas nos capítulos correspondentes, vamos aqui nos prender apenas à análise das relações sociais do feudalismo. Ou melhor, do feudo-clericalismo. Este rótulo parece-nos mais conveniente.


(Hilário Franco Júnior,

A Idade Média, nascimento do Ocidente, p. 88-89. Adaptado)


Franco Júnior faz a defesa do termo feudo-clericalismo ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q1016806 | História, História Geral, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, considerando que as tecnologias utilizadas em sistemas agrícolas tradicionais (SATs) têm níveis de tecnificação variados e não hegemônicos em um território, para um mesmo período de tempo.

A base da alimentação europeia na Idade Média incluía, frequentemente, cerveja, mingau de cereais, pão e carne de caça, e a diversidade aumentava conforme aumentava a proximidade com o litoral.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.