Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q1079551 | História, História Geral, Aspirante da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

A partir dos anos de 1990, estados e municípios articularam-se em busca de investimentos estrangeiros, patrocinadospelo governo central, agências federais, fundos estaduais ebancos oficiais, como o BNDES, e ofereceram a devoluçãodo imposto recolhido (ou o devido) às próprias empresas, pormeio das mais variadas formas de financiamento, sempre ataxas mais generosas que às do mercado. A guerra foi chamada “fiscal" por estar baseada no jogocom a receita e a arrecadação futura do ICMS. Envolvia,porém, diferentes taxas e financiamento para capital de giroe infraestrutura, incluindo terraplanagem, vias de acesso,terminais portuários, ferroviários e rodoviários, assim comomalhas de comunicação e mesmo a diminuição das tarifasde energia elétrica. Nos municípios, as taxas, o IPTU e o ISSforam oferecidos por até trinta anos. (http://www.scielo.br. Adaptado)

Um dos setores industriais mais beneficiados pela guerrafiscal foi o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q1087594 | História, História Geral, Critério Provimento, TJ RJ, CETRO

Em relação à História Contemporânea, à História do pós-Segunda Guerra Mundial e ao bloco soviético e sua dissolução, analise as assertivas abaixo.

I. O movimento conhecido como “Primavera de Praga” foi o primeiro movimento por parte de um Estado- satélite contra o comunismo soviético, desencadeando o processo que culminaria no fim do comunismo no início da década de 1990.

II. Com o fim do comunismo e a realização das primeiras eleições multipartidárias desde a Segunda Guerra Mundial nos países do ex-Bloco Soviético, ainda que fosse permitida sua candidatura, nenhum representante comunista saiu vencedor.

III. Países como a República Tcheca (parte da ex- Tchecoslováquia), Polônia e Hungria, outrora integrantes do Pacto de Varsóvia, passaram a integrar a OTAN ao fim da década de 1990.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q1085398 | História, História Geral, Área 6, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Na década de 90 do século passado, pela primeira vez em dois séculos, faltava inteiramente ao mundo, qualquer sistema ou estrutura internacional. O único Estado restante que teria sido reconhecido como grande potência, eram os Estados Unidos da América. O que isso significava na prática era bastante obscuro. A Rússia fora reduzida ao tamanho que tinha no século XII. A Grã-Bretanha e a França gozavam apenas de um status puramente regional. A Alemanha e o Japão eram sem dúvida “grandes potências" econômicas, mas nenhum dos dois sentira a necessidade de apoiar seus enormes recursos econômicos com força militar.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991.
São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 538 (com adaptações).


A partir das ideias apresentadas no texto, julgue o próximo item, referentes à política internacional no século XX e à ordem mundial instaurada após o fim da Guerra Fria.


A despeito da derrocada da antiga União Soviética em 1991, o contexto imediatamente posterior à Guerra Fria não foi marcado pelo estabelecimento de um sistema internacional organizado para reduzir conflitos e garantir o equilíbrio entre os estados.


  1. ✂️
  2. ✂️

1044Q1085402 | História, História Geral, Área 6, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Na década de 90 do século passado, pela primeira vez em dois séculos, faltava inteiramente ao mundo, qualquer sistema ou estrutura internacional. O único Estado restante que teria sido reconhecido como grande potência, eram os Estados Unidos da América. O que isso significava na prática era bastante obscuro. A Rússia fora reduzida ao tamanho que tinha no século XII. A Grã-Bretanha e a França gozavam apenas de umstatuspuramente regional. A Alemanha e o Japão eram sem dúvida “grandes potências" econômicas, mas nenhum dos dois sentira a necessidade de apoiar seus enormes recursos econômicos com força militar.


Eric Hobsbawm.Era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991.
São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 538 (com adaptações).


A partir das ideias apresentadas no texto, julgue o próximo item, referentes à política internacional no século XX e à ordem mundial instaurada após o fim da Guerra Fria.


Desde a redemocratização, a atuação do Brasil no cenário internacional tem-se pautado pela ênfase no multilateralismo, não envolvimento em conflitos territoriais com países vizinhos, defesa da paz e dos direitos humanos, bem como eventuais participações em missões de paz das Nações Unidas.


  1. ✂️
  2. ✂️

1045Q1077756 | História, História Geral, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

A política foi uma inovação grega fundamental. Governo é outra coisa: toda sociedade, qualquer que seja sua complexidade, requer dispositivos para fixar normas e fazê-las obedecidas, para desempenhar funções comunitárias, militares, civis e solucionar disputas. Os gregos, porém, adotaram uma decisão radical e dupla. Localizaram a fonte da autoridade na pólis, na própria comunidade, e decidiram-se pela política da discussão aberta, eventualmente pela votação por meio da contagem do número de cabeças.

(Moses I. Finley (org.). O legado da Grécia: uma nova avaliação, 1998. Adaptado.)

De acordo com o excerto, a concepção dos gregos antigos sobre a política
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.