Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q389423 | História, História Geral, Historiador, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Positivismo: Doutrina de Auguste Comte (v. comtiano), caracterizada, sobretudo (...) por preconizar como válida unicamente a admissão de conhecimentos baseados em fatos e dados da experiência". (Dicionário Aurélio)

"Marxismo: Doutrina dos teóricos do socialismo, os filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), fundada no materialismo (...) [o marxismo] se desenvolveu através das teorias da luta de classes e da elaboração do relacionamento entre o capital e o trabalho, do que resultou a criação da teoria e da tática da revolução proletária". (Dicionário Aurélio)

As duas definições acima caracterizam o positivismo e o marxismo, doutrinas nascidas no século XIX, mas muito diferentes entre si. Sobre estas doutrinas é correto afirmar que o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q389766 | História, História Geral

Leia as afirmações abaixo referentes à colonização das Américas e assinale a única alternativa correta.

I – Os primeiros colonos tinham diversas origens e condições sociais: degredados, mulheres para serem leiloadas como esposas, órfãos, camponeses sem terra, grupos religiosos fugidos da perseguição de que eram vítimas na Europa.

II – O modelo de colonização consistia em conceder a um colono o direito de escravizar certo número de indígenas para fazê-los trabalhar na exploração de ouro, na agricultura ou em serviços domésticos.

III – Houve preferência, desde cedo, à produção agrícola de larga aceitação na Europa, como o fumo, o algodão e o anil, em grandes propriedades monocultoras e com utilização de mão de obra escrava.

IV – Era ideia entre boa parte dos colonos a visão de Calvino, para quem o ócio é pecado e enriquecer trabalhando é indício de que o indivíduo seria salvo.

V – Nos primeiros contatos, os astecas pensaram que os colonizadores eram deuses e os presentearam com ouro.

VI – Os colonos viam o trabalho como coisa para etnias consideradas inferiores.

Pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q388937 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"(...) as exigências do burguês foram delineadas na famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária". [HOBSBAWN, Eric. A era das revoluções. Trad. Maria Tereza Teixeira & Marcos Penchel. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p.77.]

Na Revolução Francesa, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada a 26 de agosto de 1789, um documento de alcance universal e baseado nos princípios do liberalismo, foi um marco na história do pensamento político ocidental, devendo ser compreendido na conjuntura histórica de profundas transformações européias a partir da segunda metade do século XVIII que culminaram com a crise do Antigo Regime.

As afirmativas QUE SE RELACIONAM ao tema são:

I. A promulgação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão correspondeu a primeira fase do processo revolucionário francês, quando a participação dos sans-cullotes e dos camponeses na cena política redefiniu o caráter da luta, forçando a abolição dos privilégios nobiliárquicos.

II. A afirmação de que todos os homens devem ter assegurados em lei os direitos sagrados à liberdade, à igualdade, à vida e à felicidade promoveu uma ruptura com a ordem social vigente, demolindo a estrutura estamental do Antigo Regime baseada em critérios conferidos pela tradição.

III. Para os liberais, todos os homens são dotados de paixões em seu estado de natureza, que resultam em desordem, necessitando de uma instância superior - o governo - capaz de assegurar a propriedade privada e controlar os instintos egoísticos do homem em prol do bem comum.

IV. Dentre as conquistas alcançadas pela Revolução Francesa, destaca-se o sufrágio universal, a fim de assegurar a participação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q852156 | História, História Geral, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de História, GSA CONCURSOS, 2020

Inúmeras foram as guerras realizadas na história da humanidade. Umas curtas, outras longas, umas com poucos mortos, outras com milhões. Com certeza, a maior no quesito mortes foi a segunda Guerra Mundial. Indique a alternativa que não é considerada uma de suas causas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q388414 | História, História Geral

Os fragmentos de texto abaixo foram extraídos de VICENTINO e DORIGO (2011) e se referem à Igreja Medieval.

I - Pouco a pouco, a Igreja foi “se transformando na maior proprietária de terras da Idade Média e construindo fortes vínculos com a estrutura feudal” .

II - Viviam afastados das tentações do mundo por meio do isolamento em abadias e de votos de castidade, pobreza e silêncio. Com o tempo, num mundo em que uma restrita minoria era alfabetizada, as igrejas, os mosteiros e as abadias converteram-se nos principais centros da cultura letrada.

III - Viviam apegados aos bens materiais e em contacto com a sociedade, a terra, a administração e a exploração das riquezas.

IV - A proibição de casamento rigorosamente aplicada a partir do Século XI liberava os padres dos compromissos conjugais e contribuía, além disso, para a mautenção do patrimônio eclesiástico feudal, ao evitar a divisão entre possíveis herdeiros dos membros do clero.

Os fragmentos I, II, III e IV referem-se, respectivamente, ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q390362 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em 9 de novembro de 1938, há quase oitenta anos, nazistas mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica, na Alemanha e Áustria, no episódio que ficou conhecido como “A noite dos Cristais”. A empreitada fez parte da perseguição aos judeus, apontados como inimigos dos alemães, e foi marcada por violência e destruição generalizada e sob apoio insti-tucional. O evento de 1938 é considerado como um dos mais importantes momentos da política anti-judaica nacional-socialista, nazista e que, após o massacre, foi concentrada cada vez mais concreta-mente nas mãos das SS.

Sob a política anti-judaica no regime nazista, considerando os impactos da “Noite dos Cristais”, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q388871 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q852207 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No tocante às reformas religiosas, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Henrique VIII afastou a influência de Roma dos assuntos políticos do reino inglês. II - Lutero é considerado o causador do Cisma do Oriente. III - O anabatismo consistia em absolutismo monárquico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q390303 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Na Europa, o movimento trabalhista desse período, em sentido único, envolveu trabalhadores fabris, industriais e assalariados, deixando de fora artesãos e demais trabalhadores de ofícios manuais tradicionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

30Q388094 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre o Egito Antigo, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. Mesmo no período conhecido por pré-história, o Egito já possuía uma civilização desenvolvida.

II. Achados arqueológicos no vale do Nilo mostram que já existia agricultura antes mesmo do sexto milênio a.C.

III. Os achados arqueológicos apontam que em fins do IV milênio a. C já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q388997 | História, História Geral, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q852134 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2020

Não podemos concluir que, porque uma montanha parece tomar diferentes formas de acordo com os diversos ângulos de visão, não tem objetivamente ou nenhuma forma em absoluto ou uma infinidade de formas. Não podemos concluir que, porque a interpretação desempenha um papel necessário no estabelecimento dos fatos da história e porque nenhuma interpretação é completamente objetiva, qualquer interpretação é tão boa quanto outra e que os fatos da história não são, em princípio, responsáveis pela interpretação objetiva.
E. H. Carr. O que é história? 7.ª reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 62.
Considerando o texto do historiador Edward H. Carr, que usa a metáfora da montanha para rebater críticas e estabelecer alguns pontos teóricos sobre o ofício do historiador, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q852063 | História, História Geral, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de História, GSA CONCURSOS, 2020

Várias foram as formas de resistência de países africanos e asiáticos ao Imperialismo Europeu nos séculos XIX e XX. Dentre eles, destaca-se a Conferência de Bandungue. Qual alternativa contém uma afirmação incorreta sobre os princípios da conferência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q837786 | História, História Geral, Professor de Historia, OMNI, 2021

A Pré-História, dividida em três fases, paleolítico , neolítico e mesolítico acompanha o surgimento dos primeiros hominídeos, bem como o desenvolvimento humano e sua evolução, ao longo do tempo. Sobre este período mesolítico, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q390294 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considerando a cena cultural no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, analise as seguintes afirmações:

I. Os anos 60 se caracterizam como um período agitado: por um lado há uma explosão de criatividade e participação da juventude; por outro, uma repressão institucional, com censura, que chega ao auge a partir de 1968 com o endurecimento do regime militar após o AI-5.

II. Apesar da centralização, no Rio e em São Paulo, das grandes redes de televisão, surgidas na década de 60, há uma produção cultural expressa através de artistas de outros locais nos anos 60 e 70, tais como o Tropicalismo, o Clube da Esquina, os Novos Baianos, o Pessoal do Ceará, etc.

III. Esteve inicialmente restrita ao Sudeste, mas após a criação da TV globo e a formação de sua rede de emissoras afiliadas, após 1965, ganhou força o regionalismo e deu voz às diversidades e aos grupos sociais excluídos e opositores do governo.

Está correto que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q852101 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“O Islã ou religião islâmica, é a mais recente das grandes religiões mundiais e foi fundada pelo próprio Deus e divulgada por Muhammad ibn Abdalla..., seu último mensageiro, que nasceu em Meca, na Arábia, no final do século VI da era cristã, por volta de 570 d.C. Maomé nasceu em uma das principais famílias da cidade, sendo descendente de Ismael, que é filho de Abraão com a escrava Agar, que tiveram que ir para o deserto por pressão de Sara. Maomé ficou órfão ainda criança. Um de seus tios Abu Talib, cuidou dele e o sustentou...”
(Altoé, Adailton. O Islã e os mulçumanos. Petrópolies, RJ; Vozes, 2003)
Essa nova religião passa a se propagar em toda a região e mais tarde atinge até a Península Ibérica, na Europa. Sobre essa religião é possível afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q390139 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca dos reinos africanos pré-coloniais, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q389117 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na Europa moderna, um burgo designava geralmente uma cidade comercial, que se desenvolvia fora das muralhas do núcleo urbano primitivo, senhorial. O aparecimento dos primeiros burgos modernos caracterizaram o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q389122 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Durante o mercantilismo, todos os produtos que chegavam à colônia ou saíam dela tinham que passar pela metrópole, caracterizando assim
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q388289 | História, História Geral, Historiador, IBGE, CESGRANRIO

Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.