Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q1030452 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

O que entendemos por Época Moderna? Tentar responder a essa pergunta implica discutir uma operação central da historiografia: a periodização. Delimitar conceitual e cronologicamente uma época é um esforço necessário na busca pela compreensão do passado e de atribuição de sentido à ação dos agentes históricos, à força de sujeitos coletivos e ao peso das instituições. Nos termos de uma operação de valor discursivo, a periodização não é passível de ser operacionalizada fora do âmbito da sua enunciação; isto é, ao se nomear e, assim, conferir particularidade a uma porção da história da humanidade, expõe-se imediatamente a fragilidade da linguagem em dar conta do sentido latente do que é delimitado pelo conceito. Para tanto, é preciso inicialmente esclarecer que “Época Moderna” “História Moderna” “Primeira Modernidade” e “Período Moderno” são expressões utilizadas como sinônimos funcionais na historiografia e no ensino escolar e universitário em nosso país. Todavia, essas expressões advêm de tradições historiográficas distintas e, assim, refletem estratégias de periodização nem sempre coincidentes. Ao se analisar processos históricos identificados como particularmente europeus, verificase que os tempos assumem velocidades diferentes na constituição da modernidade e mesmo do que se entende por moderno.
Adaptado de: ARAÚJO, André; Doré, Andréa; Lima, Luís Filipe; Machel, Marília; Rodrigues, Rui. A Época Moderna. Petrópolis: Editora Vozes, 2024, pp. 13 – 23.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o procedimento de nomear e periodizar a época moderna representa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

942Q1077313 | História, História Geral, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

A produção e distribuição de uma vacina contra a covid-19 vai mudar o cenário geopolítico, segundo Thiago de Aragão, mestre em relações internacionais pela Universidade Johns Hopkins. Na avaliação dele, que também é pesquisador do Center for Strategic and International Studies, nos Estados Unidos, a busca por um imunizante contra o coronavírus trouxe ainda um elemento interno, em que populações criaram aversões à vacina de alguns países. (Gilson Garret Jr. https://exame.com. 11.12.2020)
A primazia geopolítica sugerida no excerto, resultado da corrida pela produção e pela distribuição de vacinas contra a covid-19 e da construção de discursos identitários, encontra semelhança na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

943Q1029491 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Relacione os intelectuais do Renascimento às suas respectivas descobertas científicas.

1. Francis Bacon.

2. Galileu Galilei.

3. Johannes Kepler.

( ) Utilizou o telescópio para observar satélites de Júpiter, comprovou que a Terra orbitava ao redor do Sol e realizou experimentos sobre a queda livre de objetos.

( ) Criou leis sobre os movimentos celestes, como a Lei das Órbitas, que afirmava que os planetas se movem em trajetórias elípticas ao redor do Sol.

( ) Organizou o pensamento humano com base em métodos racionais, adotando o empirismo, e introduziu a Teoria dos Ídolos, que se refere aos obstáculos para alcançar o conhecimento verdadeiro.

Assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

944Q1042571 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção: o texto a seguir refere-se à próxima questão.

Sem o querer explicitamente, as ciências sociais impõem-se umas às outras, cada uma tende a abranger completamente o social, em sua "totalidade"; cada uma penetra nas suas vizinhas, acreditando, permanecer em seu próprio campo.


Falarei, longamente, da história, do tempo da história. Menos para os leitores desta revista, especialistas em nossos estudos, do que para nossos vizinhos das ciências do homem: economistas, etnógrafos, etnólogos (ou antropólogos), sociólogos, psicólogos, linguistas, demógrafos, Geógrafos, até mesmo matemáticos sociais ou estatísticos, — todos os vizinhos que, há muitos anos, temos seguido em suas experiências e pesquisas, porque nos parecia (e nos parece ainda) que, colocada em sua dependência ou em seu contacto, a história adquire uma nova luz. Talvez, de nossa parte, tenhamos qualquer coisa a lhes dar. Das experiências e tentativas recentes da história, desprende-se uma noção cada vez mais precisa da multiplicidade do tempo e do valor excepcional do tempo longo. Esta última noção, mais do que a própria história — a história de múltiplas faces — deveria interessar às ciências sociais, nossas vizinhas.


Adaptado de: BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. A longa duração, Annales, n.4, 1958. Tradução de Ana Maria de Almeida Camargo na Revista de História, n.62, 1965.

A respeito da relação entre História e outras ciências, Fernand Braudel considera que esta pode fornecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

945Q1089472 | História, História Geral, História, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O colapso do Império Turco-Otomano, precipitado pela Primeira Guerra Mundial, não foi apenas resultado de derrotas militares. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

946Q1077206 | História, História Geral, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Três fenômenos maiores podem explicar a concepção e a percepção da guerra na Idade Média, bem como o papel privilegiado reservado às armas e aos homens de armas [...]: primeiro, o fim do Império Romano do Ocidente e, com ele, o fim de uma época em que a ordem, a paz e a justiça estavam garantidas; em seguida, a rude intromissão no tecido sociocultural, inicialmente romano e cristão, de povos com tradições e concepções germânicas que não permitiam distinguir entre direito civil e uso militar da força; enfim, os longos séculos de desordem e de violência que se abateram sobre a Europa.

(Franco Cardini. “Guerra e cruzada”. In: Dicionário analítico do Ocidente Medieval, vol. I. Jacques Le Goff, Jean Claude Schmitt (Orgs.), 2017)

Como decorrência dos três fenômenos referidos pelo excerto, a Idade Média Ocidental caracterizou-se, em grande parte de sua vigência,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

947Q1079767 | História, História Geral, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

Sobre a Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q1079768 | História, História Geral, Soldado da PM, PM SP, VUNESP

"[...] o sistema da Guerra Fria é altamente funcional para as superpotências, e é por isso que ele persiste, apesar da probabilidade de mútua aniquilação [...]" (Noam Chomsky, ‘'Armas estratégicas, Guerra Fria e Terceiro Mundo", in E. Thompson, Exterminismo e Guerra Fria)

Tendo por base o texto apresentado, assinale a alternativa correta a respeito da Guerra Fria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

949Q1043683 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta, corretamente, um fator que contribuiu para a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q1073939 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

No transcurso da República Romana, período caracterizado por um intricado mosaico de tensões sociais, disputas políticas e conquistas militares, os mecanismos institucionais e os embates entre patrícios e plebeus delinearam o ritmo das transformações que permitiram a Roma consolidar sua hegemonia no Mediterrâneo. Nesse contexto, leis como a Licínia e os esforços de tribunos plebeus para minorar desigualdades sociais se entrelaçaram aos interesses expansionistas que expandiram o domínio romano para além da Península Itálica, estabelecendo conexões entre poder, território e controle social. Considerando essas nuances, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q1048339 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Por milênios, o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pelos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. O que caracteriza esse saber é a capacidade de, a partir de dados aparentemente negligenciáveis, remontar a uma realidade complexa não experimentável diretamente.


GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 151-152. (Adaptado).


Sobre o paradigma indiciário na História, com base na leitura do trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q1030444 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Avalie as afirmativas a seguir sobre o período conhecido como Pax Romana, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Durante esse período, houve a isenção de tributos e a diminuição do controle militar romano nas províncias locais, o que favoreceu a harmonia social.
( ) Durante esse período, houve uma estagnação da expansão territorial e populacional, uma decisão deliberada com o objetivo de priorizar a prosperidade econômica das possessões já conquistadas.
( ) Durante esse período, houve consideráveis avanços na arquitetura, incluindo o desenvolvimento de estradas que facilitaram a conexão entre diversas localidades do Império.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q1048380 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O que implica o sistema da polis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...]

Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida política; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos. Tomada dos fenícios e modificada por uma transcrição mais precisa dos sons gregos, a escrita poderá satisfazer essa função de publicidade porque ela própria se tornou, quase com o mesmo direito da língua falada, o bem comum de todos os cidadãos.

VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2015.

A partir da discussão expressa no texto, o que um estudante do Ensino Fundamental II precisa saber para estabelecer conexões entre os modos de vida do passado e do presente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

954Q1046721 | História, História Geral, Professor de Ciências Habilitado e Não Habilitado, Prefeitura de Cordilheira Alta SC, FUNDATEC, 2023

Qual dos seguintes acontecimentos NÃO completa 50 anos em 2023?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q1042117 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
São os sítios arqueológicos monumentos [...] pois, transmitem intencionalmente ou não às sociedades com escrita, informações sobre origem, deslocamentos, primeiras escolhas e formas de viver que fizeram parte da perpetuação e adaptação da espécie. É na dialética interpretativa da sociedade com escrita que o sítio assume seu papel de testemunho da passagem do tempo na paisagem.
RUFINO, Elenita Helena. Danos ao patrimônio arqueológico rupestre pernambucano: perdas locais de bens nacionais Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014. Disponível em: portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Mestrado_em_Preservacao_Disserta cao_RUFINO_Elenita_Helena.pdf. Acesso em: 17 jul. 2024.

Texto II
Novos sítios revelam arte de nômades que viveram há 10 mil anos em PE
Cinco novos sítios arqueológicos foram descobertos em 2023, na região do Sertão do Moxotó, em Pernambuco. A área é conhecida pela riqueza de artes rupestres.
MADEIRO, Carlos. Novos sítios revelam arte de nômades que viveram há 10 mil anos em PE. UOL, 07 jan. 2024.
Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlosmadeiro/2024/01/07/novos-sitios-revelam-arte-de-povos-nomades-ha-10-mil-anosno-sertao-de-pe.htm. Acesso em: 17 jul. 2024.

No estudo de história, para que um estudante do Ensino Fundamental II avalie a importância das descobertas citadas no texto II, torna-se necessário
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

956Q1079779 | História, História Geral, Soldado da Polícia Militar, PM SP, VUNESP

Ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), em que o exército francês havia sido derrotado e o imperador Napoleão III, feito prisioneiro, o chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, proclamou, em pleno Palácio de Versalhes, a existência do II Reich, o Império Alemão. Quase meio século depois, a França escolheria esse mesmo cenário para a ratificação do Tratado de Versalhes, que extinguiu o Império Alemão, pôs fim à Grande Guerra e, segundo muitos, deu origem à Segunda Guerra Mundial. (ARARIPE, Luiz de Alencar. “Primeira Guerra Mundial”. Em: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. Adaptado) Entre as tensões relacionadas ao Império Alemão que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, é correto identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

957Q1047312 | História, História Geral, Cadete do Exército, COLÉGIO NAVAL, Marinha

Este ano, faz 70 anos que o Brasil iniciou sua participação na Segunda Guerra Mundial. Qual batalha foi considerada a mais importante vitória da FEB?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

958Q1073938 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

As cidades-estados gregas, surgidas entre os séculos VIII e VI a.C., constituíram unidades político-administrativas autônomas e representaram a consolidação de uma experiência política singular no Mediterrâneo antigo. Nesse contexto, analise criticamente as proposições abaixo e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa:

( ) A acrópole, espaço arquitetônico localizado em pontos elevados da pólis, articulava funções religiosas e militares, abrigando templos dedicados às divindades protetoras e servindo como ponto de resistência em situações de ataque, além de constituir um marco de identidade cívica.
( ) A estrutura social da pólis grega fundamentava-se em um ideal de igualdade plena, permitindo a participação política universal e irrestrita a todos os habitantes livres e estrangeiros residentes em seu território, configurando uma democracia integral.
( ) A economia das pólis articulava a produção agrícola, desenvolvida em pequenas propriedades, ao comércio marítimo no Mediterrâneo, atividade que não apenas assegurava o abastecimento de gêneros de primeiranecessidade, mas também fomentava intercâmbios culturais com outras regiões.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q1030451 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Associe os tratados relacionados à definição de territórios americanos durante o período colonial às respectivas medidas estabelecidas por cada um deles.

1 Tratado de Tordesilhas
2 Tratado de Madri
3 Tratado de Santo Ildefonso

( ) Garantiu o controle de Portugal sobre a maior parte da Bacia Amazônica; uma consequência desse tratado foi o surgimento das Guerras Guaraníticas.
( ) Definiu os territórios que poderiam ser explorados por castelhanos e portugueses nas regiões descobertas na América durante o período das grandes navegações.
( ) Estabeleceu, de forma definitiva, que a Colônia de Sacramento passasse a pertencer à Espanha, além de determinar a retomada, por Portugal, da Ilha de Santa Catarina.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

960Q1077308 | História, História Geral, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

Leia o excerto de um discurso do líder soviético Nikita Kruschev, em 06 de junho de 1956.
Pode ser que vosso vizinho vos seja simpático, ou não. Não tendes a obrigação de ser seus amigos ou de visitá-los. Porém, viveis lado a lado, e que fazer se nem nós nem ele se dispõem a deixar o lugar a que estão habituados, para se fixar em outra cidade? Com muito maior razão, o mesmo ocorre nas relações entre os Estados. […] Quer nosso vizinho vos agrade ou não, não há outra coisa a fazer senão encontrar um terreno de entendimento com ele, pois nós temos um só planeta. (apud Adhemar Martins Marques et al., História do tempo presente)
Considerando o contexto histórico dessa manifestação, é correto afirmar que o líder soviético
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.