Início

Questões de Concursos História Geral

Resolva questões de História Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q1077207 | História, História Geral, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

As exportações de algodão aumentaram de maneira vertiginosa de 1790 a 1860. Em 1820, os Estados Unidos já haviam se convertido no maior produtor mundial de algodão e uns dez estados e territórios dependiam em grande medida do sistema de plantações.

(Philip Jenkis. Breve história dos Estados Unidos, 2017. Adaptado)

O aumento da produção de algodão nos Estados Unidos foi condicionado por alguns fatores, entre os quais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q1077211 | História, História Geral, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A ascensão do fundamentalismo islâmico foi visivelmente um movimento não apenas contra a ideologia da modernização pela ocidentalização, mas contra o próprio Ocidente. Não por acaso os ativistas desses movimentos perseguem seus fins perturbando as visitas de turistas ocidentais, como no Egito [...]. Por outro lado, o grosso da xenofobia popular nos países ricos era dirigido contra estrangeiros vindos do Terceiro Mundo, e a União Europeia represou suas fronteiras contra a inundação de pobres do Terceiro Mundo em busca de trabalho.

(Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995)

O historiador refere-se a uma situação conflituosa da história do final do século XX, que, no início do século seguinte,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

963Q1030445 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

Um grande manto de florestas e charnecas cortado por clareiras cultivadas, mais ou menos férteis, tal é o aspecto da Cristandade – algo diferente do Oriente muçulmano, mundo de oásis em meio a desertos. Num local a madeira é rara e as árvores indicam a civilização, noutro a madeira é abundante e sinaliza a barbárie. A religião, que no Oriente nasceu ao abrigo das palmeiras, cresceu no Ocidente em detrimento das árvores, refúgio dos gênios pagãos que monges, santos e missionários abatem impiedosamente. Aqui, o progresso liga-se ao arroteamento, à luta e vitória sobre a mata cerrada, sobre os arbustos ou, quando necessário e o equipamento técnico e a coragem o permitem, sobre os bosques, sobre a floresta virgem. Mas a realidade palpitante é marcada por um conjunto de clareiras mais ou menos vastas, que correspondem a células econômicas, sociais e culturais. Por muito tempo o Ocidente medieval foi um aglomerado, uma justaposição de domínios, de castelos e de cidades surgidos no meio de extensões incultas e desertas. O deserto, aliás, era então a floresta. La se refugiavam os adeptos voluntários ou involuntários da fuga mundi. Eremitas, amantes, cavaleiros errantes, malfeitores, foras da lei.
Adaptado de LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Caxias do Sul: Edusc, 2005 pp. 123-124.

Com base na leitura do trecho, é correto afirmar que o imaginário medieval ocidental entendia as florestas como espaços de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q1029494 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Leia o fragmento a seguir.

Trata-se de um sistema político predominante na Europa, durante a transição do sistema feudal para o Estado Moderno, em que o poder do governante era legitimado pela lei divina. Nesse modelo, acreditava-se que o poder do monarca era concedido por Deus para governar a sociedade, o que também implicava o cumprimento de funções religiosas.

Assinale a opção que apresenta corretamente o sistema político descrito no fragmento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

965Q1089473 | História, História Geral, História, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Catão, o Velho (Marcus Porcius Cato), célebre senador romano do século II a.C., tornou-se conhecido por encerrar todos os seus discursos no Senado com a frase Carthago delenda est (“Cartago deve ser destruída”). Essa expressão não era mero recurso retórico, mas revelava as preocupações estratégicas de Roma diante de sua principal rival no Mediterrâneo Ocidental.

Considerando o contexto histórico dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

966Q1042121 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se do lugar que permanece imóvel. Seus olhos estão arregalados, sua boca e suas asas prontas para voar. Tal é o aspecto que deve ter necessariamente o anjo da história. Ele tem o rosto voltado para o passado. Onde diante de nós aparece uma série de eventos, ele não vê senão uma só e única catástrofe, que não cessa de amontoar ruínas sobre ruínas e as joga a seus pés. Ele bem que gostaria de se deter, acordar os mortos e reunir os vencidos. Mas do paraíso sopra uma tempestade que abate suas asas, tão forte que o anjo não pode tornar a fechá-las. Essa tempestade o empurra incessantemente para o futuro, para o qual ele tem as costas voltadas, enquanto diante dele as ruínas se acumulam até o céu. Essa tempestade é o que nós denominamos progresso.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

A descrição de Walter Benjamin discute o conceito de História e sugere que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

967Q1042125 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I
Os vagabundos, mendigos validos e hebrios habituais, vadios e desordeiros [...]. Tornar-se-ão úteis a si próprios e a sociedade, que não deve ter em seu seio indivíduos ociosos e prejudiciais, e sim segregá-los em local onde deixem de constituir ameaça a coletividade.
JORNAL DO COMÉRCIO. Recife, Pernambuco, 16 de agosto de 1923. Arquivo público Jordão Emerenciano.
Texto II
Por conta da ausência de políticas públicas que fossem capazes de produzir uma inserção da população pobre que habitava a capital pernambucana, era comum que vendedores ambulantes, prostitutas, e menores abandonados estivessem em situação de vulnerabilidade, ocasionando problemas que iam de epidemias a problemas com a polícia. [...]
Com o respaldo das teorias higienistas, foi possível implantar uma perseguição àqueles que eram tidos como transmissores de mazelas sociais.
NEVES, Marcos Alessandro. Higienismo e ações de remodelamento urbano no Recife (1900-1929). Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 31, n. 48, p. 50-59, 2018. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php /rcc/article/view/4052. Acesso em: 18 jul. 2024.

O Texto I foi extraído de um jornal recifense de 1923. Como recurso didático, esse documento histórico possibilita a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q1043677 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Galeão de Manila foi uma rota que conectou dois espaços do Império espanhol no século XVI, servindo como alternativa à presença portuguesa no Oriente. Esse é um exemplo significativo da globalização na época moderna.
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

969Q1043684 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Com o objetivo de discutir o processo de abolição da escravidão nos Estados Unidos, a professora de História apresentou aos seus alunos o seguinte trecho do discurso de Abraham Lincoln, proferido em 1860, antes da sua candidatura à presidência,
O Tribunal afirmou essencialmente que é seu direito constitucional levar escravizados para os territórios federais e mantê-los lá como propriedade. Quando digo que a decisão foi tomada de uma certa forma, quero dizer que foi feita em um Tribunal dividido, por uma pequena maioria de Juízes, que não concordaram completamente entre si sobre os motivos para tal decisão; que foi feita de forma que seus apoiadores declarados discordam entre si sobre seu significado, e que foi principalmente baseada em uma afirmação incorreta de fato — a afirmação na opinião de que “o direito de propriedade sobre um escravizado é distintamente e expressamente afirmado na Constituição.” Uma inspeção da Constituição mostrará que o direito de propriedade sobre um escravizado não é “distinctamente e expressamente afirmado” nela. Tenha em mente que os Juízes não comprometem sua opinião judicial de que tal direito é implicitamente afirmado na Constituição; mas eles comprometem sua veracidade de que é “distinctamente e expressamente” afirmado lá — “distinctamente”, ou seja, não misturado com mais nada — “expressamente”, ou seja, em palavras que significam exatamente isso, sem a ajuda de qualquer inferência, e susceptível de nenhum outro significado.
Se eles tivessem apenas comprometido sua opinião judicial de que tal direito é afirmado no instrumento por implicação, seria possível mostrar que nem a palavra “escravizado” nem “escravidão” são encontradas na Constituição, nem a palavra “propriedade” mesmo, em qualquer conexão com linguagem aludindo às coisas escravizado ou escravidão;

Republicans at Cooper Institute; (…) Speech of Mr. Lincoln. New York Times, February 28, 1860. (Adaptado).

A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

970Q1073937 | História, História Geral, História, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Em meio às areias do Vale do Nilo, o Egito Antigo construiu uma civilização marcada por complexas relações políticas, sociais e religiosas, onde a crença na vida após a morte e no poder divino do faraó moldava as instituições e a cultura. Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre a religiosidade e a organização social do Egito Antigo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

971Q1048338 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir de uma carta escrita por um imigrante alemão recém-chegado na região fluminense do Rio de Janeiro, datada de 1852.

Deus esteja convosco! Queridos pais e cunhados. Nós todos nos encontramos ainda com saúde e bem, e desejamos de coração ouvir o mesmo de vocês. Depois de tudo que pudemos ver até agora, consideramos o nosso futuro mais assegurado do que aí em casa. Do porto, onde não pudemos permanecer devido à febre amarela, até a nossa fazenda são aproximadamente 20 milhas. As nossas casas ainda não estão todas prontas e, até lá, teremos que nos contentar com barracas. Agradecemos mil vezes à nossa comunidade por nos ter ajudado com a nossa emigração. Quisera Deus que todos os pobres estivessem aqui no Brasil! Depois de Pentecostes iniciaremos o nosso trabalho diário; é um trabalho fácil, durante o qual recebemos boa alimentação, por exemplo, arroz, pão de milho, feijão e, todos os dias, carne. Há também boa aguardente, até melhor do que a de vocês. Na cidade de Petrópolis, fundada há 7 anos, moram quase só alemães.

ALVES, Débora. Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro - Turíngia (1852-1853), Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003, p. 174. (Adaptado).

A respeito do uso desse material em sala de aula, assinale a afirmativa que descreve corretamente seu objetivo de acordo com os fundamentos do pensamento histórico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

972Q906324 | História, História Geral, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre os elementos do saneamento financeiro de Joaquim Murtinho, analise as afirmativas a seguir.

I. Crítica as políticas de industrialização baseadas no protecionismo estatal, defendendo a promoção de indústrias viáveis sem a dependência do apoio do poder público.

II. Defesa do perfil financeiro expansionista e especulativo vigente durante o Encilhamento, fundamentado na expectativa da entrada de capital estrangeiro.

III. Respeito aos termos estabelecidos no plano de consolidação da dívida externa brasileira, alinhados aos princípios ortodoxos de equilíbrio monetário.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q1068645 | História, História Geral, Especialidade Magistério em História, EsFCEx, VUNESP, 2025

Mas o que podia fazer o novo líder soviético para mudar a situação na URSS, além de pôr fim, o mais cedo possível, ao confronto da Segunda Guerra Fria com os EUA, que estava dessangrando a economia? Esse, claro, era o objetivo imediato desse líder, e foi o seu maior êxito, pois, num período surpreendentemente curto, ele convenceu mesmo governos ocidentais céticos de que essa era de fato a intenção soviética. Se algum homem sozinho pôs fim a uns quarenta anos de guerra fria global, foi ele.

(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos: o breve século XX. 1914-1991. Adaptado)

O fragmento se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q905945 | História, História Geral, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente o nome dado a ideia de que a riqueza de um país é medida pela quantidade de ouro e prata que possui.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

975Q1077210 | História, História Geral, PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

A escassez de navios capazes de atravessar o oceano estimulou as exportações de artigos manufaturados e, ao mesmo tempo, desencorajou as suas importações. Os mercados consumidores da Argentina, do Uruguai, e de outros países sul-americanos se abriram para os brasileiros ao se fecharem as fontes habituais de suprimento de tecidos. As exportações de tecidos de algodão, em meados de 1942, só eram superadas em valor, pelo café; as carnes enlatadas e congeladas vinham em terceiro lugar.

(Warren Dean. A industrialização de São Paulo (1880-1945), s/d)

O excerto alude

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

976Q1030456 | História, História Geral, Professor de História, SEEC RN, FGV, 2025

O populismo é intrinsecamente instável porque se estrutura na cooperação entre classes e no obscurecimento dos interesses divergentes desses grupos. Em períodos difíceis, quando se prova ser impossível satisfazer a todos os participantes do pacto populista, o sistema entra em colapso, vítima de suas próprias contradições.

Fonte: WALKER, Thomas. O surgimento do populismo no Brasil: Um estudo do Município de Ribeirão Preto. R. Ci. pol., Rio de Janeiro, 21 (4) :73-94, out./dez. 1978, p. 75.

Embora o termo “populismo” seja objeto de debates entre cientistas políticos e historiadores, é correto afirmar que se trata de um movimento político conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q1077307 | História, História Geral, Soldado de 2 Classe, Polícia Militar SP, VUNESP, 2021

A “Política de Apaziguamento“ é um ponto que deve ser analisado com cuidado quando se discute a questão das origens da Segunda Guerra Mundial. Na medida em que a situação internacional tornava-se mais tensa, ao longo da década de 1930, e o militarismo fascista (japonês, italiano e alemão) se agudizava, as potências ocidentais democráticas, aparentemente para evitar um conflito de maiores proporções ou adiar uma confrontação inevitável, fecharam os olhos às agressões do nazifascismo contra regiões e países vizinhos. (Ricardo de Moura Faria, História – volume 3, p. 304. Adaptado)
A “Política de Apaziguamento“ esteve presente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

978Q1044029 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Escolhi refletir sobre a explicação ainda presente e sempre repetida entre nós, de que o Brasil e os demais países da América Latina foram colônias de exploração – o que explicaria o nosso “atraso e subdesenvolvimento” no presente; enquanto os Estados Unidos surgiam como potência econômica e apresentam solidez nas instituições políticas devido a sua origem como colônia de povoamento. Sabe-se que tal explicação de base estrutural e econômica, além de generalizante e reducionista, não resiste à menor investigação por parte dos estudiosos que se debruçam sobre os documentos da época. É possível sugerir que a formulação colônia de povoamento e colônia de exploração encontrou a ressonância que conhecemos devido ao fato de já nos colocarmos em determinada posição em relação ao centro desenvolvido, sendo que em muitos momentos essa relação se configurou – e se configura – como de subordinação ou subalternidade.
Adaptado de JUNQUEIRA, Mary Anne. “Colônia de povoamento X colônia de exploração: reflexões e questionamentos sobre um mito”. In: Abreu, M.; Soihet, R.; Gontijo, R. Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, pp. 173 – 184.

Com base no trecho, a autora interpreta que o uso dos termos “colônia de exploração” e “colônia de povoamento” está de acordo com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

979Q1044031 | História, História Geral, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Queridos amigos,
Faz apenas cerca de um mês que escrevi minha última carta para vocês. Desde então acumulei tanto para contar que não sei como começar. Vi os jornais de Chicago de 6, 7, 8 e 9 de junho e eles podem dar uma ideia vaga e indefinida do que os fuzileiros navais fizeram durante todo o mês de junho. Para começar, ainda mantenho boa saúde, boa aparência e disposição feliz, embora não consiga entender como isso é possível. Ontem saímos das linhas (não das trincheiras) após 28 dias de inferno. Algum dia alguém contará a história como deveria ser contada. Como a Marinha enfrentou a retirada francesa, enfrentou os hunos embriagados com a vitória e os arremessou de volta. Estou convencido de que, se não fosse pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, Paris certamente teria sido tomada antes disso. Se eu pudesse transferir minha comissão do exército para o Corpo de Fuzileiros Navais, eu o faria. É uma honra servir com eles. As duas primeiras semanas foram horríveis. Fomos levados às pressas e as coisas estavam quentes desde o início. Não havia trincheiras, todos combates abertos em colinas, campos e florestas, como nossos avós lutaram em 61, mas agora com explosivos, estilhaços, metralhadoras e camaras de gás. As metralhadoras assumiram a liderança, indo aqui e ali, auxiliando um ataque e repelindo outro.
Adaptado de: Letter from Wayne to Folks; 7/1/1918; 3d Bn Replacements & Casualties June 18, 1918 Index Sheet 202 - 12.3; Records of Divisions, 1917 - 1920; Records of the American Expeditionary Forces (World War I), Record Group 120; National Archives at College Park, College Park, MD.

A leitura da carta elaborada por um soldado da Primeira Guerra Mundial foi proposta por um docente como atividade didática sobre o conflito.
A respeito dessa atividade, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q1042123 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I

Primeiro cê sequestra eles, rouba eles, mente sobre eles
Nega o Deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda tá presente só no caixão dos adolescente

EMICIDA. Ismália. Amarelo. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em: https://g.co/kgs/P4m8kX1. Acesso em: 16 jul. 2024.

Texto II
No Brasil, ser negro significa ser mais pobre do que o branco, ter menos escolaridade, receber salário menor, ser mais rejeitado pelo mercado de trabalho, ter menos oportunidades de ascensão profissional e social, dificilmente chegar à cúpula do poder público e aos postos de comando da iniciativa privada [...] ser vítima preferencial da violência urbana, ter mais chances de ir para a prisão, morrer mais cedo.
WESTIN, Ricardo. Negro continuará sendo oprimido enquanto o Brasil não se assumir racista, dizem especialistas. Agência Senado, 22/06/2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/06/negro-continuarasendo-oprimido-enquanto-o-brasil-nao-se-assumir-racista-dizem-especialistas. Acesso em: 16 jul. 2024.

Sobre a problemática social discutida nos Texto I II, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Texto I utiliza a linguagem poética para explicitar a experiência pessoal e coletiva, vivida por pessoas negras, da violência e da discriminação racial. O Texto II, em consonância com a discussão apresentada no Texto I, apresenta evidências que contextualizam as experiências descritas no primeiro texto.
PORTANTO
II. A obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura AfroBrasileira, disposto na legislação desde 2003, contribui para que a letra da música possa ser compreendida pelos estudantes do ensino básico do país, pois o entendimento de trechos como “sequestra eles” e “nega o Deus deles” só é possível a partir de uma análise da história do Brasil que reconhece as características do regime escravocrata e a diversidade religiosa das populações africanas que foram trazidas como escravizadas à colônia portuguesa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.