Início

Questões de Concursos História da Arte e Arquitetura

Resolva questões de História da Arte e Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q718680 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

No concurso para o Plano Piloto de Brasília, o desenho do arruamento proposto na maioria dos projetos dos concorrentes foi a solução em malha ortogonal. Uma das exceções foi a da cidade autossuficiente nuclear, que se multiplica em sequência, que foi apresentada pelos concorrentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q719547 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na história e teoria da preservação e restauração, no século XIX, existiu um teórico que tentava fazer a fusão entre a teoria do Restauro Estilístico e o Restauro Romântico. Qual o nome desse teórico e as características desse movimento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q716055 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q719943 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Entre os projetos de Lucio Costa, inclui-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q719442 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto Prova 2, CEHAP PB, CESPE CEBRASPE

Considerando a linguagem do projeto arquitetônico e o triângulo vitruviano, como sendo a definição da arquitetura a partir das 3 vertentes - construção; função; e forma -, julgue os itens a seguir.

I O arquiteto espanhol Santiago Calatrava enfatiza a estrutura como linguagem, dando-lhe um caráter escultural. No triângulo vitruviano, o vértice construção soma-se ao vértice forma.

II Oscar Niemeyer esmera-se em contribuir com belos volumes, ou seja, o vértice forma é sempre enfatizado na sua obra.

III A arquitetura hospitalar de João Filgueiras Lima (Lelé) resulta em belas formas que são consequência do bom equacionamento dos fluxos e do correto uso dos espaços. Nesse caso, o vértice função é muito importante.

IV O arquiteto norte-americano Louis Sullivan cunhou, na primeira metade do século 20, a frase: "a função segue a forma", enfatizando dois vértices do triângulo vitruviano.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q715551 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Na década de 90, uma Rocinha, localizada na Av. Almirante Barroso, desabou em função do seu precário estado de conservação, restando algumas partes de paredes, ou seja, o prédio ficou totalmente arruinado. Considerando nesta situação, a teoria do Restauro Crítico, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q716173 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Ao longo do tempo, várias visões de arquitetura e enfoques sobre métodos de projetos e desenho urbano foram desenvolvidos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As cidades atuais buscam a linguagem sustentável global, na qual ruas, locais e praças definitivamente deixam de ser o maior enfoque. A sustentabilidade urbana é, exclusivamente, a melhoria da qualidade do meio ambiente. Agora, busca-se a solução de eficientes autopistas que resolvam os atuais problemas de trânsito, das poluições do ar e sonora, enfatizando o distanciamento das edificações monofuncionais, que, isoladas, proporcionam um melhor conforto ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q720380 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

No mesmo ano de 1921, quando um novo movimento ganhava adeptos entre os arquitetos de mais evidência no Brasil , a Revista ?Fon-Fon? consignava a índole do ?Movimento tradicionalista, palpitante de aspirações nacionais (...), de acordo com a história, a raça, a alma da nação, em todas as nossas manifestações artísticas?. Trata-se do Movimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q718384 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Na obra De Architectura, o arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio (séc. I a.C.) destaca três elementos fundamentais da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas. Com base nesses conceitos vitruvianos, julgue os itens a seguir.

Oscar Niemeyer, ao afirmar que “quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”, confere mais importância ao elemento venustas.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q717004 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q716341 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, CESPE CEBRASPE

Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.

No Brasil, a entidade responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro é o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), criado em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas. Em 1936, o então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, solicitou a elaboração de um anteprojeto de lei para salvaguarda desses bens a Mario de Andrade. Em seguida, confiou a tarefa de implantar o serviço de patrimônio ao arquiteto Lucio Costa.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q717304 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Pesquisador em Metrologia e Qualidade, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca da arquitetura moderna e contemporânea, julgue os itens a seguir.

A Casa Core representa um manifesto projetual de Le Corbusier, que, além dos elementos linguísticos como a janela horizontal e a escada, enfatiza os traçados reguladores e a frontalidade da casa, expressa a presença dos elementos construtivos e a importância dos materiais.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q717622 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista, DPE MT, FGV

A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas. As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica. A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.

1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.

2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.

3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.

( ) Espanha no período da invasão moura.

( ) Grécia Antiga.

( ) Roma no período imperial.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q718726 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

A Carta de Veneza, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, estabelece que a Conservação dos Monumentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q715502 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Administrativo, TCE ES, CESPE CEBRASPE

O arcabouço jurídico vigente no Brasil, ao longo das primeiras décadas de colonização, nos períodos de dominância portuguesa, era estabelecido pelas Ordenações do Reino de Portugal, coletâneas de leis que, tendo assumindo diversas designações ao longo do tempo, como Ordenações Alfonsinas (1480), Ordenações Manuelinas (1520) e Ordenações Filipinas (1603 a 1916), tiveram impacto sobre a estruturação do território brasileiro.

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da evolução urbanística brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q718560 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, BNDES, CESGRANRIO

O urbanismo, disciplina que estuda a cidade e planeja sua formação e crescimento, desenvolveu-se entre os séculos XIX e XX. Ela nasceu da necessidade de enfrentar metodologicamente os graves problemas determinados pelo fenômeno urbano causado pela Revolução Industrial.

A história do urbanismo mostra que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q717381 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Em 1981, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e o Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos - ICOMOS/IFLA decidiram elaborar uma Carta relativa à proteção dos jardins históricos, visando complementar a Carta de Veneza, que se denominou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q716366 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, Secretaria de Estado da Cultura PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Sobre as características da arquitetura é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q717656 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Pesquisador em Metrologia e Qualidade, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca da arquitetura moderna e contemporânea, julgue os itens a seguir.

Entre os arquitetos contemporâneos, Frank Gehry, autor do museu Bilbao, responde às complexidades da vida e cria espaços novos — mas conectados a uma tradição —, que embutem compreensão do passado que abre novo caminho. Já Daniel Lubenskind, criador do museu judaico de Berlim, busca a fragmentação do espaço, cujo princípio do projeto é o da arbitrariedade como suporte de um mundo formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q716796 | Arquitetura, História da Arte e Arquitetura, Arquiteto, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

Considerando a arquitetura no Brasil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.