Início

Questões de Concursos História da Arte e Educação

Resolva questões de História da Arte e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1042398 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No final da década de 1950, surge, no Reino Unido, um movimento artístico, que rapidamente se expande para os Estados Unidos no início da década de 1960, caracterizado pela utilização de imagens e elementos da cultura popular e do consumismo, como publicidade, quadrinhos e objetos do cotidiano. Os artistas adeptos desse movimento empregavam técnicas de reprodução em massa e ironia para refletir e criticar a sociedade de consumo da época. Esse movimento ficou conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1083242 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Assinale a alternativa que contenha somente nomes das vanguardas artísticas europeias do início do século XX.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1042392 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na prática artística, a utilização de materiais de formas inovadoras transmite significados além da estética visual. Considerando essa afirmação, qual das seguintes alternativas reflete corretamente a importância dos materiais na criação e na interpretação de obras de arte contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q985039 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre as danças regionais brasileiras, analisar os itens.

I. O Forró é uma dança rural realizada para agradecer ao santo de devoção do povo pela colheita.

II. A Catira é uma dança folclórica brasileira, típica das regiões interioranas de Goiás, mas popular em outros estados do Centro-Oeste do Brasil.

III. A Capoeira foi criada sob influências tanto indígenas quanto europeias e africanas.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q985041 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte Lageado e Sede, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Sobre a escola de arte Bauhaus, analisar os itens.

I. Foi uma escola alemã de artes aplicadas, sobretudo das artes plásticas, arquitetura e design, e que influenciou a arte e a estética moderna.

II. Marianne Brandt criou também o conjunto de mesas coloridas que se encaixam. Feitas em aço tubular em 1928, esse é um projeto bastante versátil e exemplo da integração entre os conceitos de arte e indústria.

III. Considerada a primeira escola de design no mundo, a Bauhaus despontou na cidade de Weimar, Alemanha.

IV. No Brasil, é possível perceber a influência de tal movimento nas construções de Brasília e em outros prédios, como o do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), de Lina Bo Bardi.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1048434 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A história do ensino de Arte contribui para tecer o fio condutor de sua trajetória no currículo da educação escolar. Na área dos fundamentos e da história do ensino de Arte, é possível apontar três grandes tendências e concepções de ensino de Arte presentes na trajetória histórica da educação brasileira.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 314

Tendo em vista o mencionado no texto, identifique a seguir quais tendências e concepções pautam o ensino de Arte.

I. Renascentista, que tem como princípios básicos para o ensino da Arte a importância do humanismo, a valorização do conhecimento e do potencial humano.
II. Primitivista, em que o ensino tem enfoque na replicação de estilos e técnicas artísticas, valorização de formas e símbolos tradicionais.
III. Pré-Modernista, que entende o ensino como técnica para uma formação meramente propedêutica.
IV. Pós-Moderno, que tem uma visão do ensino como conhecimento e defende a ideia da Arte na educação com ênfase na própria Arte.
V. Modernista, influenciada pela pedagogia experimental. Nela, o ensino de Arte foi pensado a partir de duas concepções: como Expressão e como Atividade.

As tendências e concepções que pautam o ensino de Arte são as apresentadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1042384 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os Caboclinhos, expressão da cultura popular presente em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Minas Gerais, são classificados pelos brincantes como uma homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. Considerando a distinção entre Patrimônio Cultural Material e Imaterial e a importância de ambos na preservação da identidade cultural brasileira, analise e assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta sobre a “Brincadeira Caboclinhos” e o patrimônio cultural do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1083098 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Congada, congado ou congo, é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana. A respeito dessa manifestação da cultura brasileira, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos negros escravizados.

( ) É celebrada exclusivamente na região Norte e Nordeste do Brasil.

( ) A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia.

( ) Durante a celebração, um casal de escravos costumava ser coroado para serem os "reis" da festa e o som de batuques na igreja era tolerado pelas autoridades católicas.

( ) Dentre as personagens mais emblemáticas das Congadas, temos o casal de escravizados Pai Chico e Mãe Catirina.


Assinale a alternativa que preenche os parênteses corretamente, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1089340 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Durante uma aula sobre o cinema brasileiro, uma professora de Arte convida os alunos a analisarem cenas do filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha, e a relacionarem seus elementos estéticos e políticos com o movimento do Cinema Novo.

Sobre o Cinema Novo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q979574 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Segundo Barbosa (2015), entre os anos 1870 e 1901, intensa propaganda foi realizada pelos políticos liberais visando ao campo da arte-educação. Para a autora, essa propaganda intencionava colocar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1004266 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

No livro Arte, História e Ensino: Uma Trajetória (2002), Dulce Osinski explora como as academias artísticas, inspiradas pelos ideais renascentistas, atuavam durante a Idade Moderna. Sobre o ensino de arte nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1032852 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

A música popular é essencial para a cultura brasileira, atuando como um espelho da identidade nacional, veículo de expressão artística, política e ferramenta de resistência cultural. A respeito de artistas que contribuíram para a música popular brasileira, assinale a alternativa que apresenta apenas informações corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1032859 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Habilitação Artes, SEDUC MT, FGV, 2025

Dentro desse tombamento podem ser inclusos edifícios, obras de arte, florestas, grutas, regiões, cidades, fotografias, livros, entre outros. Porém, a legislação criada para esse fim só aplica essa importância para os bens materiais que sejam importantes para uma memória coletiva.

Disponível em: https://www.sabra.org.br/site/tombamento-historico/

O objetivo do tombamento de bens culturais é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1030392 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

A respeito de um gênero musical difundido no século XIX no Brasil, leia o trecho a seguir.
Canção de estilo peculiar, camerística, desenvolvida na segunda metade do século XVIII inicialmente em Portugal e posteriormente no Brasil. A origem deste gênero musical está relacionada à progressiva ascensão da burguesia e, consequentemente, com a mudança de hábitos da nobreza, surgiu uma prática musical doméstica ou de salão destinada a um entretenimento mais leve e menos erudito que aquele proporcionado pela ópera e pela música religiosa. Assim, a música doméstica urbana, praticada por amigos e familiares em festas ou momentos de lazer, privilegiou formas de pequeno número de intérpretes, de fácil execução técnica e, por vezes, com referências ao canto operístico.
Adaptado de Paulo C. Botelho. Violão Brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, p. 30
O trecho refere-se ao gênero musical denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1030393 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Eu tenho a força que me leva a cantar/ O Maracatu/ Papa Jerimum/ Batendo o zambê na terra potiguar/ Ouça o som do meu tambor/ Energia que me dá/ Seja negro ou de outra cor/ Proteção de Orixá/ Viva ao rei, viva à rainha, viva à corte real/ Viva o baque primeiro da cidade Natal
Loa “Zambêracatu”. Composição: Oyá Iyalê. Nação Zambêracatu.
Em 2012 foi fundada a Nação Zambêracatu, a primeira nação de maracatu do Rio Grande do Norte, voltada a difundir as sonoridades, os instrumentos, os ritmos e as danças afro-brasileiras no estado. Desde então, o grupo, que tem referência musical no Maracatu de Baque Virado, vem se firmando e crescendo na cena cultural e social potiguar.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente o MaracatuNação, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1081741 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Artes, Prefeitura de Estância Velha RS, FUNDATEC, 2025

Analise as assertivas a seguir sobre o histórico do ensino de Arte no Brasil:

I. Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, mas é considerada “atividade educativa” e não disciplina, tratando de maneira indefinida o conhecimento.
II. A partir dos anos 2000, os professores de Arte no Brasil viram-se responsabilizados por educar os estudantes em todos os níveis de ensino e em todas as linguagens artísticas, configurando-se a formação do professor polivalente em Arte.
III. Com a LDBEN, o ensino de Arte passa a ser considerado obrigatório na Educação Básica como componente curricular em seus diferentes níveis, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos estudantes.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1083249 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

O termo “Arte Indígena Contemporânea” (AIC) foi criado pelo artista, curador e pesquisador Jaider Esbell, da etnia Makuxi.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) a respeito da AIC.

( ) Trata-se de um movimento de empoderamento que propõe reflexões cosmológicas sobre a humanidade e o meio ambiente.
( ) O atual momento da arte indígena se caracteriza pelo distanciamento das tecnologias de comunicação e informação, em favor de uma retomada dos modos tradicionais de criação.
( ) Foi marcada por transformações sociais, políticas e à luta por direitos, refletindo momentos históricos, como o fortalecimento das identidades dos povos originários após a Constituição de 1988.
( ) Além de Esbell, Daiara Tukano, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco são importantes nomes da AIC.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1083251 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

Bastante vinculada à religião e à vida pós-morte, com traços centrais como lei da frontalidade, bidimensionalidade, hierarquia de escala, simetria, e uso de materiais: pedra, madeira, papiro e hieróglifos integrados às imagens.

Tais características se referem à Arte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1083097 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Arte, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Uma das celebrações mais significativas da cultura brasileira, em especial no Nordeste, ___________________ celebra o milagre da ressurreição do animal simbólico de prosperidade e proteção em diversas culturas ao redor do mundo. Ao final da história das personagens ________________________, o animal é ressuscitado e seu dono promove uma festa.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1089492 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor do Ensino Fundamental Anos Finais Arte, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2025

A arte medieval europeia reflete a forte influência da religiosidade cristã. Sobre as características dos estilos Românico e Gótico, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A arquitetura Românica, predominante entre os séculos XI e XII, caracteriza-se por construções maciças, com paredes espessas, poucas aberturas (janelas pequenas) e uso do arco pleno (semicircular), transmitindo uma sensação de solidez e recolhimento.

(__)A escultura Gótica, diferentemente da Românica, busca maior naturalismo na representação da figura humana, com expressões mais individualizadas e corpos com mais volume e movimento, embora ainda vinculada à temática religiosa.

(__)Os vitrais coloridos são um elemento característico da arquitetura Românica, utilizados para iluminar o interior escuro das igrejas e narrar histórias bíblicas de forma simples e direta.

(__)A arquitetura Gótica, que floresceu a partir do século XII, diferencia-se pela verticalidade, pelo uso do arco ogival (apontado), das abóbadas de nervuras e dos arcobotantes, que permitiram a construção de edifícios mais altos e com grandes janelas (vitrais).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.