Questões de Concursos História da Arte e Educação

Resolva questões de História da Arte e Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q989457 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nas escolas primárias e secundárias, por volta da metade do século XX, houve uma valorização do desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico. Valorizavam-se os chamados “dons artísticos”, onde o professor era o transmissor de técnicas e conceitos ligados aos padrões estéticos como a reprodução de modelos.
Nesta época a disciplina de desenho enfocava:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q990257 | Educação Artística, História da Arte e Educação, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O ensino de arte tem uma longa história que remonta a muitos séculos. Ao longo do tempo e em diferentes culturas, a educação artística passou por diversas transformações e abordagens. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. Na Grécia e em Roma, a educação artística esteve intimamente ligada à formação dos cidadãos. Os gregos valorizavam a educação física e mental, incluindo a música e a expressão corporal por meio da dança.

II. O Renascimento marcou o ressurgimento do interesse pela arte greco-romana e pela inovação artística. Surgiram academias e escolas de arte na Itália, como a Academia de Belas Artes de Florença, onde artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo receberam formação.

III. A partir do século XX, os artistas começaram a desafiar as tradições e os métodos de ensino anteriores, buscando novas formas de expressão e liberdade criativa.

IV. Durante a Idade Média, a arte era principalmente ligada à política, sendo produzida principalmente para lojas e catedrais.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1004137 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Segundo Bennett (2001), os compositores clássicos buscavam a harmonia entre forma e expressão. Os românticos, por sua vez, romperam com esse equilíbrio, priorizando a emoção e a liberdade de expressão. A música romântica, marcada por intensidade e vigor, revela os pensamentos e sentimentos mais profundos dos compositores, incluindo suas dores. Embora a emoção esteja presente em toda a música, é no Romantismo que ela encontra sua expressão mais intensa.
Aponte a afirmativa que contenha somente compositores do período Romântico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1004143 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Grout (1994) faz um grande passeio pela História da Música Ocidental, destacando a biografia de grandes compositores, como Johann Sebastian Bach. Classifique as afirmativas a seguir atribuindo (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo o autor Donald Grout.

( ) Bach considerava-se a si próprio como um artesão consciencioso que fazia o seu trabalho o melhor que sabia para a satisfação dos seus superiores, para deleite e edificação dos seus semelhante e para glorificar a Deus.
( ) Johann Sebastian pertencia à grande família dos Bachs oriundos da Turíngia, no Centro - Norte da Alemanha, uma família que ao longo de seis gerações, desde a década de 1560 até ao século XIX, produziu um número extraordinário de bons músicos e vários compositores famosos. Recebeu as primeiras lições do pai, música da de Eisenach, e, após a morte deste, em 1695, do irmão mais velho, Johann Cristoph, organista e discípulo de Pachelbel.
( ) De 1706 a meados de 1710 Bach esteve na Itália, onde em breve foi reconhecido como um dos mais promissores entre os jovens compositores e onde se ligou aos principais mecenas e músicos de Roma, Florença, Nápoles e Veneza. O seu grande patrono foi, neste período, o marquês Francesco Ruspoli, que lhe ofereceu um lugar de músico-compositor em Roma e nas suas propriedades da província.
( ) Bach entrou em cena, por assim dizer, num momento histórico particularmente favorável. Viveu numa época em que novas e poderosas forças começavam a manifestar-se na sociedade, forças que o afetaram profundamente e repercutiram na sua obra. Bach, tal como Napoleão e Goethe, foi filho das gigantescas convulsões que vinham fermentando ao longo de todo o século XVIII e que eclodiram com a Revolução Francesa.

A sequência correta de cima para baixo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1004144 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Após a exuberância ornamental do Barroco, a música do século XVIII adotou um estilo mais equilibrado e racional. Melodias claras e harmonias simples tornaram-se características marcantes dessa época, que valorizava a beleza formal e a clareza estrutural. Compositores como Haydn, Mozart e Beethoven criaram obras que se tornaram modelos de perfeição e elegância, influenciando gerações de músicos. A sinfonia, o concerto e o quarteto de cordas consolidaram-se como gêneros fundamentais, e a forma sonata se tornou a estrutura mais importante para a música instrumental. Essa fase da história da música, marcada pela busca por um ideal de beleza universal, deixou um legado duradouro e continua a encantar ouvintes de todas as épocas.
O texto acima faz referência a qual estilo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1004146 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professora de Música Todas as Especialidades, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2024

Vasco Mariz em seu livro "História da Música no Brasil" faz uma análise sobre os elementos formadores da música brasileira, desta forma, considere as afirmativas segundo o autor.

I. Três raças concorreram pela eclosão do tipo brasileiro: a branca, a negra e a vermelha. Não exageramos ao afirmar que o elemento amerindio teve, relativamente, muita interferência na concretização da música nacional brasileira.
II. Na música, a maior contribuição dos africanos foi rítmica: imprimiram acentuada lascívia à nossa dança e nela introduziram um caráter dramático ou fetichista.
III. Desde o século XVI, os missionários vêm explorando o pendor do índio pela música, chegando mesmo a desprezar o cantochão e a sobrepor textos cristãos às melodias indígenas, com o propósito de melhor ministrar-lhes a fé.
IV. A influência branca, ou seja, portuguesa, espanhola, francesa e italiana, foi a mais relevante, Disse Mário de Andrade: "Os portugueses fixaram o nosso tonalismo harmônico, nos deram a quadratura estrófica: provavelmente a síncopa, que nos encarregamos de desenvolver ao contato da pererequinha rítmica do africano."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1048434 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A história do ensino de Arte contribui para tecer o fio condutor de sua trajetória no currículo da educação escolar. Na área dos fundamentos e da história do ensino de Arte, é possível apontar três grandes tendências e concepções de ensino de Arte presentes na trajetória histórica da educação brasileira.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: Ensino Fundamental. Recife: A Secretaria, 2019, p. 314

Tendo em vista o mencionado no texto, identifique a seguir quais tendências e concepções pautam o ensino de Arte.

I. Renascentista, que tem como princípios básicos para o ensino da Arte a importância do humanismo, a valorização do conhecimento e do potencial humano.
II. Primitivista, em que o ensino tem enfoque na replicação de estilos e técnicas artísticas, valorização de formas e símbolos tradicionais.
III. Pré-Modernista, que entende o ensino como técnica para uma formação meramente propedêutica.
IV. Pós-Moderno, que tem uma visão do ensino como conhecimento e defende a ideia da Arte na educação com ênfase na própria Arte.
V. Modernista, influenciada pela pedagogia experimental. Nela, o ensino de Arte foi pensado a partir de duas concepções: como Expressão e como Atividade.

As tendências e concepções que pautam o ensino de Arte são as apresentadas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1042384 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os Caboclinhos, expressão da cultura popular presente em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Minas Gerais, são classificados pelos brincantes como uma homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. Considerando a distinção entre Patrimônio Cultural Material e Imaterial e a importância de ambos na preservação da identidade cultural brasileira, analise e assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta sobre a “Brincadeira Caboclinhos” e o patrimônio cultural do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1042392 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na prática artística, a utilização de materiais de formas inovadoras transmite significados além da estética visual. Considerando essa afirmação, qual das seguintes alternativas reflete corretamente a importância dos materiais na criação e na interpretação de obras de arte contemporâneas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1042398 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

No final da década de 1950, surge, no Reino Unido, um movimento artístico, que rapidamente se expande para os Estados Unidos no início da década de 1960, caracterizado pela utilização de imagens e elementos da cultura popular e do consumismo, como publicidade, quadrinhos e objetos do cotidiano. Os artistas adeptos desse movimento empregavam técnicas de reprodução em massa e ironia para refletir e criticar a sociedade de consumo da época. Esse movimento ficou conhecido por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1036520 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Gravador, Casa da Moeda, CESGRANRIO, 2024

O manejo do buril na gravação de talho-doce exige do artista firmeza e precisão. Em seu “Tratado da Gravura” (Disponível em: https://editora.uemg.br/component/k2/ item/89-tratado-da-gravura), Abraham Bosse indica a melhor posição de manuseio do buril em relação à chapa metálica para a gravação das linhas nessa técnica: a base do cabo deve estar apoiada firmemente pelo gravador e a lâmina necessita ser guiada com auxílio do dedo indicador.

O autor indica ainda que, quando se gravam as linhas de uma figura em tal técnica, é preciso conduzir o buril
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1004266 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Artes, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

No livro Arte, História e Ensino: Uma Trajetória (2002), Dulce Osinski explora como as academias artísticas, inspiradas pelos ideais renascentistas, atuavam durante a Idade Moderna. Sobre o ensino de arte nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.