Questões de Concursos História da Arte no Brasil

Resolva questões de História da Arte no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q352235 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, SEDUC PA, FADESP

A história da arte no Brasil é fundamental para a formação de nossa identidade cultural. Nessa história, um elemento social foi importante para a solidificação dos saberes artísticos e para o ensino das artes visuais pintura, desenho, escultura, instalação, performance, fotografia e cinema), tendo colocado o Brasil no roteiro das grandes ações mundiais em artes visuais. Trata-se do (da)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q352320 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Arte e cultura popular são manifestações homogêneas e inexoravelmente presas a estereótipos, não pertencendo a um tempo ou lugar específicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q351790 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A arte popular brasileira é valorizada nas bienais de São Paulo e nas grandes exposições, como as dos 500 anos do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q352359 | Artes, História da Arte no Brasil, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

Sob coordenação da arquiteta Lina Bo Bardi surgiu o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) nas dependências do Museu de Arte de São Paulo (MASP), semente do ensino superior de design no Brasil, inaugurado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q351518 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Na passagem do século XVIII para o XIX, sobretudo na Bahia e no Rio de Janeiro, manifestaram-se nos retábulos de altar, na pintura e na escultura, as primeiras influências de uma tendência vinda da Europa. A vinda da família real portuguesa e do cenógrafo Manuel da Costa e de José da Costa e Silva consolidou no Brasil, o novo estilo chamado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q352311 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

No século XVIII, Recife conheceu um grande crescimento econômico que provocou o desenvolvimento da cidade. São desta época as construções barrocas, que ainda hoje testemunham o período de riqueza da capital pernambucana. Contribuiu para este crescimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q351907 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Por ser um país formado por culturas e etnias diversas, o Brasil é um país multicultural, que reúne, em seu território, várias influências de populações distintas. Em geral, gradativamente, esses vários elementos culturais vão-se integrando em uma miscigenação de credos e de todo o tipo de manifestações culturais. Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Falar em cultura popular é falar de um fenômeno que agrega referências tradicionais, porém em constante movimento e transformação.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q352041 | Artes, História da Arte no Brasil

O Museu Sacro São José de Ribamar ou Museu de Aquiraz é um museu brasileiro localizado no Município de Aquiraz, no Ceará.

I. O Museu possui um acervo variado de bens, com cerca de 1.400 objetos, missais, alfaias, imagens eruditas em negrito lares etc, classificados nas coleções, datadas, em sua maioria, dos séculos XVIII e XIX.

II. No prédio que hoje abriga o museu, funcionou, em 1742, no primeiro pavimento, a Cadeia Pública.

III. O edifício do Museu de Aquiraz ainda não foi tombado, fato perigoso porque precisamos conservar suas relíquias.

IV. No interior do Museu, há um acervo de mais de 450 peças que resultaram, principalmente, do espólio dos jesuítas.

V. Foi ali que funcionou, na Vila de São José de Ribamar, a primeira escola de latim do Estado, posteriormente transformada em fábrica de cachaça.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q351812 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Contrariando os críticos da arte brasileira do século XIX, que reafirmam a produção tão-somente da chamada "arte acadêmica", historiadores mais recentes têm demonstrado que o período foi, na verdade, bastante rico de tendências e de expressões culturais. Podemos dizer que os seguintes estilos ocorrem naquela fase histórica, em ordem de seu surgimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q352358 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Considerando a importância das manifestações artísticas para a formação da identidade nacional, julgue os itens a seguir.

Uma nação se afirma artisticamente na sociedade internacional de acordo com a cultura de seu povo, tendo em vista que a arte nacional será sempre um reflexo da história e da sensibilidade de cada povo.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q352243 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

O barroco mineiro, que sofreu bastante a influência portuguesa, não apresenta a ostentação característica das edificações baianas e nordestinas e as inovações são pouco expressivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q351834 | Artes, História da Arte no Brasil, Técnico de Controle Externo, TCE TO, CESPE CEBRASPE

No início dos anos 60 do século passado, no Brasil, o desenho industrial (design) era um tema recorrente no ensino superior. O primeiro curso de nível superior em desenho industrial (design) começou a funcionar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q352222 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Educação Básica, Prefeitura de Santana AP, NCE

Ao dar uma aula acerca do grupo de artistas estrangeiros que veio para o Brasil em 1816, a chamado de D. João VI, e que deu grande impulso à produção de nossas artes, o professor fala sobre a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q351540 | Artes, História da Arte no Brasil, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

O cinema brasileiro tem altos e baixos em sua história. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q351690 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

A Semana de Arte Moderna, também conhecida por Semana de 22, foi um dos principais movimentos artísticos do século XX no Brasil. Com relação a esse movimento, julgue os próximos itens.

As atividades artísticas que compuseram a Semana de 22 ocorreram simultaneamente em diversas capitais do Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q351605 | Artes, História da Arte no Brasil, Técnico Judiciário, TRE PA, CESPE CEBRASPE

A arte e a literatura brasileira caracterizam-se, entre outros aspectos, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q351783 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere à história da arte, julgue os próximos itens.

A arte plumária e a pintura corporal dos índios que habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram eram bastante simples em termos de cor e desenhos, utilizavam penas e pigmentos vegetais como matéria-prima.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q351909 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em seu estudo sobre a arte brasileira do período colonial, Benedito Lima de Toledo assinala fases bem distintas que a arte teria apresentado durante essa etapa histórica de nossa formação cultural. Apoiado na opinião de vários outros historiadores, ele afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q351815 | Artes, História da Arte no Brasil, Assistente Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Em 2003, foi realizada no Museu de Arte de Belém (MABE) a mostra Tesouros da Caixa, que reuniu uma parte do acervo da Caixa Econômica Federal. A exposição contou com obras dos grandes mestres das artes plásticas no Brasil. Acerca dessas obras, julgue os próximos itens.

I Um dos principais quadros pintados por Djanira, Abaporu (o homem que come), é um exemplo do movimento antropocêntrico na pintura.

II Sensualidade, erotismo, mulheres e festas populares são temas freqüentes na obra de Di Cavalcante.

III A luminosidade da paisagem brasileira é um dos marcos da obra pictórica de Oswald de Andrade.

IV A inclinação muralista de Cândido Portinari revela-se nos painéis executados para órgãos públicos e privados, entre eles os afrescos do Ministério da Educação e Saúde na antiga capital Federal Rio de Janeiro.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.