Questões de Concursos História da Educação Brasileira

Resolva questões de História da Educação Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q1045329 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Professor Polivalente, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Na história da educação é comum observar-se as diversas fases da pedagogia, que foram cunhadas de pedagogia tradicional (da essência), pedagogia da existência (experiência) e pedagogia política (crítica). No atual contexto educacional necessita-se de uma pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q1045594 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Educação Especial, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

Dentro da perspectiva de Capellini, analise as assertivas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.

[ ] Ainda no Brasil-Colônia, foi criado em São Paulo um atendimento escolar para alunos com deficiência, na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.
[ ] Desde a criação das primeiras escolas especiais, observa-se a evolução nas formas de se falar em deficiência e, ao mesmo tempo, a perpetuação teórica dos conceitos e da maneira de se agir e praticar a educação especial.
[ ] A partir da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), do Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990 (BRASIL, 1990) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996), a criança no Brasil é reconhecida como sujeito social, com direitos que devem ser garantidos a todos, enquanto dever do Estado, da família e da sociedade em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q1030527 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos manuais e dos compêndios, contra as metodologias obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 2002, p. 217.

Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.

Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q1030530 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p. 103.



O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.

Uma característica educacional do período é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1045595 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Educação Especial, Prefeitura de Morungaba SP, Avança SP, 2025

A história da educação especial é marcada por diferentes momentos que caracterizam os paradigmas observados na relação construída entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Nesse sentido, sobre o paradigma da normalização, analise as assertivas abaixo:

I - Na ideologia da normalização, observa-se a necessidade de introduzir a pessoa com deficiência na sociedade, ajudando-a a adquirir as condições e os padrões da vida cotidiana o mais próximo do normal, quanto possível.
II - O princípio da normalização, portanto, deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições, como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender a suas necessidades.
III - Como principais resultantes do movimento da normalização começaram a surgir novas alternativas institucionais, então denominadas organizações ou entidades de transição – mais protegidas do que a sociedade externa, conquanto menos protegida e menos determinante de dependência que uma instituição total típica.

É verdadeiro o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q1047197 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As reformas educacionais foram um marco na história da educação nacional durante a Primeira República, sobretudo no que diz respeito aos objetivos do curso secundário no país (1890-1931), constituindo-se em um momento de intensas transformações político-econômicas, socioculturais e educacionais.
Tendo como referência as reformas do curso secundário no período da Primeira República, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorreram as reformas a seguir.
( ) A reforma de João Luiz Alves entendia o curso secundário como essencial para o ingresso no ensino superior e para o preparo geral para a vida.
( ) A reforma de Benjamin Constant buscava oferecer instrução secundária e fundamental necessária para o ingresso no ensino superior e para o exercício da cidadania.
( ) A reforma de Rivadávia Correia propunha uma cultura geral prática, com ensino de ciências e letras, desvinculada de ser apenas preparatória.
( ) Carlos Maximiliano defendia uma sólida instrução fundamental no curso secundário, preparando os alunos para exames vestibulares rigorosos.
( ) A reforma educacional de Epitácio Pessoa visava preparar estudantes para o ensino superior e conceder o título de bacharel em ciências e letras.
A sequência correta em que ocorreram as reformas educacionais do curso secundário, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1046516 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época ___________ com a criação de duas instituições: uma para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva, ambas na cidade _______________. Em 1926 foi fundado o Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência_______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q1025640 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.

Os primórdios das universidades remontam aos mosteiros criados na Idade Média, onde se dava ao sujeito uma formação centrada na figura do mestre, cujo fim último era a educação do integral do homem. A universidade moderna remonta ao período após a Revolução Francesa, quando se consolidou como instituição pública e laica.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q1046381 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2020, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Considerando o artigo de Pletsch (2014), o movimento da integração, na década de 1970,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q1043341 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os jesuítas implantaram os primeiros colégios no Brasil colonial no século XVI, com o apoio de receitas da Coroa portuguesa para a manutenção de colégios jesuítas. Essas condições contribuíram para o predomínio de uma pedagogia católica jesuítica na América Portuguesa, no período colonial.

A respeito da pedagogia cristã no ensino brasileiro do século XVI ao XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. Tendo em vista o objetivo de atrair os gentios, a principal estratégia para a organização do ensino utilizada por Nóbrega foi evangelizar os adultos das elites coloniais, de modo a dar o exemplo da perfectibilidade moral dos colonos.,

II. Anchieta preocupou-se em dominar a “língua geral”, tendo organizado a sua gramática para dela se servir no trabalho pedagógico realizado na América Portuguesa.

III. Para a modernidade, as ideias educativas expressas na Ratio Studiorum correspondem a uma pedagogia tradicional, caracterizada por uma visão essencialista do homem.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.