Questões de Concursos História da Educação Brasileira

Resolva questões de História da Educação Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1045602 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O ensino no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas no período colonial, quando estabeleceram as primeiras escolas formais. Essas escolas tinham objetivos claros relacionados à educação religiosa e eram voltadas principalmente para um público específico. Sobre o ensino jesuítico no Brasil Colonial, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1028784 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed.

Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446.

No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

O movimento que gerou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, tinha como essência a visão da escola pública, gratuita, laica e obrigatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q1028783 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed.

Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446.

No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

As reformas pombalinas no Brasil tinham o intuito de estabelecer uma escola que atendesse aos propósitos do Estado e que também servisse aos interesses eclesiásticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q1034357 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Eclodindo na Grécia Clássica, a sofística constitui um movimento cultural de alto significado para a história da educação. Promulgando um caminho de solução para uma necessidade profunda da cidade-estado clássica, os sofistas engendram um movimento de reformulação da educação dos nobres, endereçando-se, sobretudo, aos que desejavam formar-se para a política.

A principal finalidade da educação sofística é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.