Início

Questões de Concursos História da Educação Brasileira

Resolva questões de História da Educação Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1055783 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O Brasil, país capitalista periférico, possui graves problemas educacionais e, historicamente, tem procurado resolvê-los, importando modelos e reflexões pedagógicas desenvolvidos em países centrais com características sociais e em estágios de desenvolvimento econômico completamente diversos dos seus. Passos importantes foram dados no sentido de ampliar a oferta da educação pública, ainda que por força de Lei, que torna o direito à educação um direito subjetivo do cidadão. Para considerar uma real democratização da escola pública, devemos concebê-la como uma instituição que:
( ) Transcende o acesso das camadas mais pobres da população sem condições mínimas que a assegurem, e mesmo a mudança nos processos de decisão no âmbito do sistema escolar, sendo preciso democratizar o conhecimento.
( ) Ajuda os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelos estudos, a dominarem o saber escolar; ajuda na formação de sua personalidade social e na sua organização enquanto coletividade.
( ) Proporciona aos alunos o saber e o saber-fazer críticos como pré-condição para sua participação em outras instâncias da via social, inclusive para melhoria das suas condições de vida.
( ) Deve ser entendida como ampliação das oportunidades educacionais, difusão dos conhecimentos e sua reelaboração crítica; aprimoramento da prática educativa escolar visando à elevação cultural e cientifica das camadas populares.
( ) Contribui, ao mesmo tempo que amplia as oportunidades educacionais das camadas mais pobres, para responder às suas necessidades e aspirações mais imediatas e à sua inserção em um projeto coletivo de mudança da sociedade.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1055785 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Representante da pedagogia histórico-crítica no Brasil, o professor Demerval Saviani destaca a necessidade de se elaborar uma teoria educacional a partir da prática e de tal teoria ser capaz de servir de base para a construção de um sistema educacional. Além disso, destaca a dimensão política da educação: “a importância política da educação reside na sua função de socialização do conhecimento. É, pois, realizando-se na especificidade que lhe é própria que a educação cumpre sua função política. Daí ter eu afirmado que ao dissolver a especificidade da contribuição pedagógica anula-se, em consequência, a sua importância política”. A partir deste excerto da obra “História das Ideias Pedagógicas”, as reflexões podem ser ordenadas e sistematizadas nas seguintes teses, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1043341 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Artes, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os jesuítas implantaram os primeiros colégios no Brasil colonial no século XVI, com o apoio de receitas da Coroa portuguesa para a manutenção de colégios jesuítas. Essas condições contribuíram para o predomínio de uma pedagogia católica jesuítica na América Portuguesa, no período colonial.

A respeito da pedagogia cristã no ensino brasileiro do século XVI ao XVIII, analise as afirmativas a seguir.

I. Tendo em vista o objetivo de atrair os gentios, a principal estratégia para a organização do ensino utilizada por Nóbrega foi evangelizar os adultos das elites coloniais, de modo a dar o exemplo da perfectibilidade moral dos colonos.,

II. Anchieta preocupou-se em dominar a “língua geral”, tendo organizado a sua gramática para dela se servir no trabalho pedagógico realizado na América Portuguesa.

III. Para a modernidade, as ideias educativas expressas na Ratio Studiorum correspondem a uma pedagogia tradicional, caracterizada por uma visão essencialista do homem.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1047197 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

As reformas educacionais foram um marco na história da educação nacional durante a Primeira República, sobretudo no que diz respeito aos objetivos do curso secundário no país (1890-1931), constituindo-se em um momento de intensas transformações político-econômicas, socioculturais e educacionais.
Tendo como referência as reformas do curso secundário no período da Primeira República, preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorreram as reformas a seguir.
( ) A reforma de João Luiz Alves entendia o curso secundário como essencial para o ingresso no ensino superior e para o preparo geral para a vida.
( ) A reforma de Benjamin Constant buscava oferecer instrução secundária e fundamental necessária para o ingresso no ensino superior e para o exercício da cidadania.
( ) A reforma de Rivadávia Correia propunha uma cultura geral prática, com ensino de ciências e letras, desvinculada de ser apenas preparatória.
( ) Carlos Maximiliano defendia uma sólida instrução fundamental no curso secundário, preparando os alunos para exames vestibulares rigorosos.
( ) A reforma educacional de Epitácio Pessoa visava preparar estudantes para o ensino superior e conceder o título de bacharel em ciências e letras.
A sequência correta em que ocorreram as reformas educacionais do curso secundário, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1030530 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Documentos como os Relatórios da Comissão Meira-Matos e do Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, o Plano Atcon e os famigerados Acordos MEC/Usaid foram usados por personagens protagonistas desse processo. A exclusão da Filosofia do rol das disciplinas obrigatórias do 2° grau, assim como a inclusão da Educação Moral e Cívica (nomeada Organização Social e Política Brasileira no 3° grau), paralelamente ao caráter disciplinador da Educação Física, entendida como uma atividade irreflexiva, não devem ser vistas como medidas aleatórias desse período.

BIOTO-CAVALCANTI, Patricia Ap. TEIXEIRA, Rosiley A. História da Educação Brasileira. Jundiaí, Paco editorial: 2013, p. 103.



O trecho acima faz menção à educação brasileira nos anos de ditadura civil-militar.

Uma característica educacional do período é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1054841 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Assuntos Educacionais, DETRAN CE, UECE CEV, 2018

Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1046516 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para responder à questão.
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época ___________ com a criação de duas instituições: uma para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva, ambas na cidade _______________. Em 1926 foi fundado o Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência_______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1072663 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes quanto aos mecanismos de
participação.
Nos anos 80 do século passado, os conselhos comunitários fundamentavam-se nos princípios de participação direta, em contraponto à participação representativa, típica dos conselhos populares.
  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1089370 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Geografia, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Leia o excerto abaixo:

Movimento pedagógico que ganhou força no início do século XX, especialmente influenciado pelas ideias de John Dewey, defendia a centralidade da experiência do aluno, a escola ativa, a aprendizagem pela prática e a função social da educação. No Brasil, foi consolidado em um manifesto no ano de 1932, sendo associado a nomes como Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo. Trata-se da ___________________.

Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1034357 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Eclodindo na Grécia Clássica, a sofística constitui um movimento cultural de alto significado para a história da educação. Promulgando um caminho de solução para uma necessidade profunda da cidade-estado clássica, os sofistas engendram um movimento de reformulação da educação dos nobres, endereçando-se, sobretudo, aos que desejavam formar-se para a política.

A principal finalidade da educação sofística é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1073851 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

A trajetória histórica da educação brasileira revela a presença de diferentes concepções pedagógicas, entre elas a tradicional, a tecnicista e a progressista. Uma delas é a pedagogia proposta por Dermeval Saviani. Nesse sentido, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1056477 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Com o desenvolvimento do processo de industrialização, a partir do século XVIII, desenvolve-se a atividade de supervisão, cujo objetivo era melhorar quantitativa e qualitativamente a produção. Conforme Lima (2013), a supervisão é fruto da necessidade de melhor adestramento de técnicas para a indústria e o comércio, estendendo-se, posteriormente, aos demais campos: militar, esportivo, político, educacional, dentre outros, com o objetivo de alcançar um bom resultado do trabalho em realização. A supervisão pedagógica é assumida no âmbito educacional, conforme aponta Lima (2013), no começo do século XX, quando se verificou a utilização dos conhecimentos científicos para a melhoria do ensino e para a medida dos resultados de aprendizagens dos alunos. Sobre o exposto e, ainda, considerando o primeiro registro legal acerca da atuação do supervisor escolar no Brasil, infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1028783 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed.

Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446.

No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

As reformas pombalinas no Brasil tinham o intuito de estabelecer uma escola que atendesse aos propósitos do Estado e que também servisse aos interesses eclesiásticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1056472 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

A riqueza e a complexidade da história da educação brasileira decorrem da interação de uma variedade de fatores históricos, culturais, sociais e políticos ao longo do tempo. Isso torna o estudo e a compreensão deste contexto educacional uma tarefa complexa, mas fundamental para o desenvolvimento do sistema educacional do país. A partir dos anos 1500, a Companhia de Jesus começou a implantar colégios por todos os continentes mais de um século antes de Comenius escrever a Didática Magna. O Brasil não ficou de fora desta ação. Linha de frente da Contrarreforma manteve no trabalho didático, em grande parte, as fontes utilizadas na época medieval. Os textos clássicos ainda alicerçavam os estudos de gramática, de humanidade, de retórica e de filosofia. No entanto, novos condicionamentos mudavam profundamente a forma de operá-los no âmbito do trabalho didático. Considerando as informações anteriores, analise as afirmativas a seguir.

I. A invenção e o avanço da imprensa de caracteres móveis, que, desde então, baratearam e difundiram o livro impresso como o suporte mais apropriado dos textos.

II. A necessidade do expurgo daqueles passos das obras clássicas que feriam frontalmente a doutrina católica. Esse controle ideológico tornava providencial o uso de extratos.

III. A forma de organização do trabalho didático difundida pelos colégios jesuíticos, na medida em que a relação educativa passava a se dar entre professor, de um lado, e discípulos de outro.

IV. A relação individual, típica do ensino preceptorial, que assegurava ao mestre controle absoluto sobre leituras do discípulo, dava lugar à relação de caráter coletivo, que limitava a ação controladora do professor.

V. O elevado número de alunos em sala de aula impunha tanto por motivos didáticos quanto por motivos ideológicos emergência de instrumento de trabalho dotado, ele próprio, de recursos de controle sobre as informações veiculadas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1028784 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Apesar das muitas variantes que atravessam o complexo das ideias pedagógicas no Brasil, suas linhas fundamentais se fixaram em algumas tendências básicas que marcaram a organização das escolas, assim como a concepção e a atuação dos educadores.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2. ed.

Campinas, SP: Autores Associados, 2008, p. 446.

No que tange à história das concepções pedagógicas, julgue (C ou E) o item a seguir.

O movimento que gerou o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, tinha como essência a visão da escola pública, gratuita, laica e obrigatória.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1088439 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.

Considerados os diversos tipos de liderança em um grupo de trabalho, as posturas de mudança e de resistência dos líderes, em uma perspectiva democrática, são incompatíveis, uma vez que ocasionam conflito e desestabilizam o grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1088441 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.

A distribuição de tarefas em um grupo de trabalho pauta-se na diferenciação dos papéis desempenhados pelos sujeitos que o integram, o que requer a atenta observação do coordenador para o não rompimento da definição inicial desses papéis.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.