Questões de Concursos História da Geografia

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21Q898927 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

A compreensão dos conceitos fundamentais da Geografia, como espaço, território, paisagem, lugar e região, é essencial para a análise das dinâmicassocioespaciais. Sobre esses conceitos, é correto afirmar que:
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22Q1030542 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O novo paradigma socioprodutivo a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se insere na dinâmica estrutural do capital, que se realiza com profundos investimentos em Ciência e Tecnologia para aumentar a produtividade, reduzir os custos do trabalho e garantir a competitividade.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/6jkstmF868g4JbQZZCqC8qG/# Acesso: 28 Out. 2024.

Dentre as consequências dessa nova dinâmica, se destacam

I. O uso de ferramentas tecnológicas possibilita o fortalecimento da classe trabalhadora com a flexibilização do trabalho e as práticas do empreendedorismo digital.
II. O colonialismo digital reforça a distribuição desigual do poder político e econômico entre os países, favorecendo aqueles que são detentores da alta tecnologia.
III. A intensificação das preocupações ambientais, buscando a racionalização do uso dos recursos naturais e a redução do consumo de produtos eletrônicos com baterias.

As afirmativas são, respectivamente,
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23Q1031642 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A proposta do “giro decolonial”, aponta para a possibilidade de construção de um novo olhar sobre o mundo, partindo de um quadro referencial distinto do mundo colonial e revela saberes que, embora silenciados pelas estruturas colonizadoras, existiam entre os povos nativos do continente americano antes da instauração do domínio europeu.


Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/qual-o-objetivo-dos-movimentosde-decolonizacao-e-descolonizacao/ Acesso: 11 out. 2024.


Sobre o tema abordado no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A independência política de territórios coloniais não foi garantia para o desmantelamento dos dispositivos de dominação e exploração moldados pelos processos de colonização.

II. O colonialismo interno nos leva a pensar a subalternização dos sujeitos coloniais e de suas formas de performar o mundo e produzir conhecimento.

III. Os processos de colonização e decolonização se desenvolvem concomitantemente, na medida que ocorre a conquista de territórios e domínio sobre povos.

Está correto o que se afirma em

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24Q1044438 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

Os onas, povo indígena que vivia no extremo sul da América do Sul e na ilha chamada Terra do Fogo, costumavam fazer incursões na Antártida, conforme indicam vários registros. Como eles viviam em uma área pertencente aos territórios do Chile e da Argentina, esses países reivindicaram o controle territorial da Antártida, utilizando como argumento o princípio da precedência de ocupação.
RIBEIRO, W. A ordem ambiental internacional. São Paulo; Contexto, 20025. p.56

Sobre o pleito em questão, julgue os itens a seguir.

I. A existência de acordos geopolíticos anteriormente estabelecidos inviabilizaram o reconhecimento da soberania dos povos requerentes.
II. O requisito da proximidade geográfica excluía as duas grandes potências do mundo bipolar, que buscavam ampliar suas áreas de influência.
III. A evocação do Princípio da Segurança, para evitar ocupações territoriais, pode trazer consequências catastróficas para a dinâmica natural da Terra.

Está correto o que se afirma em
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25Q1025277 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

As diversas correntes da chamada geografia crítica, embora díspares em vários aspectos, convergiam na oposição à realidade social injusta e desigual. Desse modo, a geografia, segundo Yves Lacoste, tornou-se uma prática social em relação à superfície terrestre.
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26Q1025271 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Cabe à área de ciências humanas e sociais aplicadas promover a expansão das fronteiras escolares, partindo da situação da escola em seu território e atuando junto às redes de saberes e comunidades epistêmicas que perfazem o cotidiano dos estudantes.

Internet: <https://www.educacao.df.gov.br> (com adaptações).


Essa é a grande contribuição da geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

Internet: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> (com adaptações).
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

Uma das finalidades da geografia escolar é superar as dicotomias epistemológicas entre as áreas física e humana da ciência geográfica, propiciando ao aluno a compreensão das diferentes conexões entre os elementos do meio geográfico.
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27Q1025275 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

No século XIX, na Prússia, Alexander von Humboldt e Karl Ritter foram os responsáveis pelos primeiros processos de sistematização da geografia, enquanto Friedrich Ratzel tornou-se o principal expoente da institucionalização da ciência na França, criando o que se denominaria possibilismo geográfico.
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28Q1025278 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

No que se refere à evolução do pensamento geográfico ao longo do tempo e às suas implicações no ensino da geografia na atualidade, julgue o item.

O ensino da geografia que trabalhe com conteúdos estáticos, utilizando operações mnemônicas, e que tenha o professor como detentor e transmissor de conhecimentos não é mais admitido, embora ainda seja uma prática relativamente frequente no meio escolar brasileiro.
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29Q1043507 | Geografia, História da Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na atualidade, o edifício regional é rapidamente construído e reconstruído, devido à aceleração dos processos globais que territorializa-reterritorializa-desterritorializa novas ações junto aos seus atores sociais, que em sua grande maioria são heterogêneos. Nesse processo, há de ser considerado o fato de que, mesmo havendo este "desmoronamento" do que se entendia como região, ela não deixa de existir, e cada vez mais se torna importante compreender seu funcionamento elencado os fatores endógenos e exógenos atrelados ao desenvolvimento econômico mundial e seu rebatimento no território.

CARMO, Jânio Gomes. A evolução do pensamento geográfico e o conceito de região como categoria de análise. Disponível em: Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 2, p.107-116 abr/jun 2017.

De acordo com o conceito apresentado no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao longo da história a região tomou novas formas, consequentemente, novas funções foram delineadas no intuito de (re)organizar o espaço geográfico, intermediado pelo meio técnico-científico informacional.

II. No decorrer de sua confirmação como ciência geográfica, a Geografia, sofreu abalos e rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, da mesma forma o conceito de região também passou por este processo.

III. Atualmente, a região passa a ser entendida por meio das relações locais existentes entre o fluxo de mercadorias e de bens materiais e imateriais, elementos estes que ditam um ritmo de desenvolvimento homogêneo.


Sobre o conceito geográfico contextualizado, está correto o que se afirma em
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30Q1025273 | Geografia, História da Geografia, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
Cabe à área de ciências humanas e sociais aplicadas promover a expansão das fronteiras escolares, partindo da situação da escola em seu território e atuando junto às redes de saberes e comunidades epistêmicas que perfazem o cotidiano dos estudantes.

Internet: <https://www.educacao.df.gov.br> (com adaptações).


Essa é a grande contribuição da geografia aos alunos da Educação Básica: desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação e relacionando componentes da sociedade e da natureza.

Internet: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> (com adaptações).
Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

Para a geografia do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular considera como uma questão de menor importância a apropriação, pelo aluno, dos conceitos geográficos, focando quase exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico sobre a realidade que cerca esse aluno.
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