Início

Questões de Concursos História da Geografia

Resolva questões de História da Geografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q944557 | Geografia, História da Geografia, Medicina, PUC RS, PUC RS, 2023

O excerto a seguir apresenta alguns dos efeitos de um conjunto de medidas econômicas implementadas no Brasil no século passado.
“De fato, nesta época, o país conseguiu crescer exponencialmente, cerca de 10% ao ano, e atingiu, em 1973, uma marca recorde do Produto Interno Bruto (PIB), que aumentou 14%. O avanço veio acompanhado também de uma forte queda de inflação. A taxa, medida na época pelo Índice Geral de Preço (IGP), caiu de 25,5% para 15,6% no período. O que não se explica diante desse número, entretanto, é o fato de o crescimento ter sido muito bom para empresários, e ruim para os trabalhadores. Para que o plano de crescimento funcionasse, os militares resolveram conter os salários, mudando a fórmula que previa o reajuste da remuneração pela inflação, o que levou a perdas reais para os trabalhadores.”
Extraído de: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/29/economia/1506721812_344807.html#?rel=lom
Com base no excerto, o fenômeno de significativo crescimento econômico ficou conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1043507 | Geografia, História da Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na atualidade, o edifício regional é rapidamente construído e reconstruído, devido à aceleração dos processos globais que territorializa-reterritorializa-desterritorializa novas ações junto aos seus atores sociais, que em sua grande maioria são heterogêneos. Nesse processo, há de ser considerado o fato de que, mesmo havendo este "desmoronamento" do que se entendia como região, ela não deixa de existir, e cada vez mais se torna importante compreender seu funcionamento elencado os fatores endógenos e exógenos atrelados ao desenvolvimento econômico mundial e seu rebatimento no território.

CARMO, Jânio Gomes. A evolução do pensamento geográfico e o conceito de região como categoria de análise. Disponível em: Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 14, n. 2, p.107-116 abr/jun 2017.

De acordo com o conceito apresentado no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao longo da história a região tomou novas formas, consequentemente, novas funções foram delineadas no intuito de (re)organizar o espaço geográfico, intermediado pelo meio técnico-científico informacional.

II. No decorrer de sua confirmação como ciência geográfica, a Geografia, sofreu abalos e rupturas paradigmáticas em seu conteúdo, da mesma forma o conceito de região também passou por este processo.

III. Atualmente, a região passa a ser entendida por meio das relações locais existentes entre o fluxo de mercadorias e de bens materiais e imateriais, elementos estes que ditam um ritmo de desenvolvimento homogêneo.


Sobre o conceito geográfico contextualizado, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1030542 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

O novo paradigma socioprodutivo a partir das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se insere na dinâmica estrutural do capital, que se realiza com profundos investimentos em Ciência e Tecnologia para aumentar a produtividade, reduzir os custos do trabalho e garantir a competitividade.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/6jkstmF868g4JbQZZCqC8qG/# Acesso: 28 Out. 2024.

Dentre as consequências dessa nova dinâmica, se destacam

I. O uso de ferramentas tecnológicas possibilita o fortalecimento da classe trabalhadora com a flexibilização do trabalho e as práticas do empreendedorismo digital.
II. O colonialismo digital reforça a distribuição desigual do poder político e econômico entre os países, favorecendo aqueles que são detentores da alta tecnologia.
III. A intensificação das preocupações ambientais, buscando a racionalização do uso dos recursos naturais e a redução do consumo de produtos eletrônicos com baterias.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1078022 | Geografia, História da Geografia, Soldado PM de 2 Classe, Polícia Militar SP, FGV, 2025

Em 1996, o geógrafo brasileiro Milton Santos escreveu o livro “A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção”. A obra aponta (muito antes da existência da internet atual e das redes sociais) que o controle das técnicas que permitem a circulação das informações representaria o domínio da tecnologia mais decisiva de nossa época. (...)


Hoje é indiscutível o tamanho do poder de empresas como a META, de Zuckerberg, que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Threads e outras. Essas empresas detêm os dados e informações de bilhões de pessoas que circulam nessas redes e, com o devido trabalho de direcionamento, conseguem veicular mensagens particularizadas por meio de algoritmos, visando influenciar nossas percepções e decisões econômicas, políticas e sociais.


Santos, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Adaptado)

Avalie se, na visão de Milton Santos, todo esse poder não é usado de forma neutra porque

I. o meio por onde circula esse turbilhão de fluxos é impregnado de comando e ideologia, atendendo aos interesses de grupos específicos;

II. a acelerada adoção da tecnologia de reconhecimento facial, placas de veículos e câmeras em policiais, desperta uma série de questionamentos sobre os limites de seu uso no contexto da segurança pública e de outros campos;

III. esse amontoado de práticas, processos e técnicas que agruparam “ciência + tecnologia + informação” no mundo contemporâneo, denominado de “meio técnico-científico-informacional”, possui acesso irrestrito para todos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1044438 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, SEEC RN, FGV, 2025

Os onas, povo indígena que vivia no extremo sul da América do Sul e na ilha chamada Terra do Fogo, costumavam fazer incursões na Antártida, conforme indicam vários registros. Como eles viviam em uma área pertencente aos territórios do Chile e da Argentina, esses países reivindicaram o controle territorial da Antártida, utilizando como argumento o princípio da precedência de ocupação.
RIBEIRO, W. A ordem ambiental internacional. São Paulo; Contexto, 20025. p.56

Sobre o pleito em questão, julgue os itens a seguir.

I. A existência de acordos geopolíticos anteriormente estabelecidos inviabilizaram o reconhecimento da soberania dos povos requerentes.
II. O requisito da proximidade geográfica excluía as duas grandes potências do mundo bipolar, que buscavam ampliar suas áreas de influência.
III. A evocação do Princípio da Segurança, para evitar ocupações territoriais, pode trazer consequências catastróficas para a dinâmica natural da Terra.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1031642 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A proposta do “giro decolonial”, aponta para a possibilidade de construção de um novo olhar sobre o mundo, partindo de um quadro referencial distinto do mundo colonial e revela saberes que, embora silenciados pelas estruturas colonizadoras, existiam entre os povos nativos do continente americano antes da instauração do domínio europeu.


Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/qual-o-objetivo-dos-movimentosde-decolonizacao-e-descolonizacao/ Acesso: 11 out. 2024.


Sobre o tema abordado no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A independência política de territórios coloniais não foi garantia para o desmantelamento dos dispositivos de dominação e exploração moldados pelos processos de colonização.

II. O colonialismo interno nos leva a pensar a subalternização dos sujeitos coloniais e de suas formas de performar o mundo e produzir conhecimento.

III. Os processos de colonização e decolonização se desenvolvem concomitantemente, na medida que ocorre a conquista de territórios e domínio sobre povos.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1060589 | Geografia, História da Geografia, Geografia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Ele é a aparência da realidade geográfica, aquilo que nossa percepção auditiva, olfativa, tátil e, principalmente, visual capta. Embora elas materializem relações sociais, econômicas e políticas travadas entre os grupos humanos, nem sempre são percebidas.

SENE, Eustáquio. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2016, p.12.

Sobre o conceito da Geografia apresentado no texto, formador do espaço geográfico, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) É marcado por relações de posse e pelo controle.

( ) Evidencia a essência por meio da observação, da percepção e da pesquisa

( ) Apresenta em sua configuração elementos naturais ou humanizados, visíveis no espaço.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1042378 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Tempo, Espaço e Movimento são categorias básicas da área das Ciências Humanas e se fazem presentes o tempo todo nos contextos tanto da Geografia quanto da História. Logo, se as três categorias forem bem exploradas, contribuirão fortemente para ajudar crianças e adolescentes na ampliação da forma como enxergam o mundo que os cerca.
Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco. Ensino Fundamental. Recife, 2019.

Assinale a alternativa que descreve corretamente como as três categorias mencionadas no texto são exploradas pela Geografia na formação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1089366 | Geografia, História da Geografia, Geografia, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O espaço geográfico, segundo a tradição crítica da Geografia brasileira, é compreendido como um híbrido de objetos e ações.

Considerando a evolução do conceito, assinale a alternativa que se alinha a essa perspectiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1089518 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Analise o trecho abaixo, retirado do livro “O negro na Geografia do Brasil”, de Santos (2009):

“Se havia uma Geografia da dominação, da opressão e da exploração com suas plantations latifundiárias, monoculturas e escravizadoras havia também uma Geografia da liberdade em que camponeses ocupavam espaços para além dos latifúndios como posseiros e os negros construíram espaços de liberdade nos quilombos, pallenques e cumbes”.

No ensino de Geografia, as ciências humanas, não estavam preparadas para a emergência desses movimentos. Qual é um dos motivos pelos quais a Geografia não está preparada para atuar como uma Geografia da Liberdade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1089514 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Para muitos estudantes, a Geografia é uma disciplina desinteressante e desinteressada, associada a uma cultura que depende da memória para reter nomes de rios, regiões, países, etc. No entanto, a partir da primeira década do século XXI, houve um esforço para colocar no centro das atenções uma reflexão sobre a ação humana. Qual das alternativas abaixo reflete corretamente a afirmação de que a disciplina de Geografia deve se voltar para esse estudo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.