Questões de Concursos História e Atualidades das Artes Cênicas

Resolva questões de História e Atualidades das Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q1072059 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

No contexto da iluminação cenográfica, essas são luzes que projetam uma lavagem de cor uniforme sobre o palco ou fundo. O objetivo dessa iluminação é alterar atmosfera da cena através da cor; sugerir mudanças de tempo, clima ou local; e criar um pano de fundo visualmente atraente. Estamos falando de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1070780 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV, 2019

Considerando a função da música no Teatro de Revista, analise as afirmativas a seguir.

I. Dialoga com a dança e a interpretação cênica, com destaque para os números musicais.

II. Cria cenários acústicos autônomos em relação à narrativa cênica.

III. Mobiliza estados afetivos na plateia, da comoção ao humor.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1072061 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Educador Físico, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

"A dança como expressão cultural tem história, cultura, sensibilidade e significado do povo que ela reproduz, sendo uma forma de linguagem, um modo de expressão que interage com o mundo. Partindo do entendimento e manifestação social da dança como uma das mais importantes formas de expressão humana, é importante ressaltar que ela enriquece a vida de quem a pratica (MATOS, VERDE; CORRÊA, 2019)".

[Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao -fisica/ensino-da-danca. Acesso: 10/10/2024].

Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q1070787 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Prefeitura de Lucélia SP, Instituto Excelência, 2017

Complete a lacuna: O--------------------------------- foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.
O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1072081 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Nova Itarana BA, MS Consultoria, 2024

O Teatro foi uma das Artes mais populares na Idade Média e suas origens não se ligam ao Teatro grego ou romano, por possuírem características de sua época histórico-religiosa.
(MAIA, João Domingues. Literatura, textos e técnicas. – Roteiro do Teatro. Editora Ática. Cap. 18.)

Marque a alternativa com as características do Teatro da Idade Média.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1073653 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, PEB Artes Educação Artística, Prefeitura de Santa Bárbara MG, FRONTE, 2025

A dança brasileira apresenta diferentes vertentes históricas e estéticas, entre elas a dança dramática, a dança folclórica e a dança erudita. Cada uma dessas manifestações está ligada a contextos socioculturais específicos e expressa diferentes modos de articulação entre corpo, cultura e arte.

Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1070896 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Todo teatro é político, ainda que não trate de temas especificamente políticos. Dizer “teatro político” é um pleonasmo, como seria dizer “homem humano”. Todo o teatro é político, como todos os homens são humanos, ainda que alguns se esqueçam disso.

O texto anterior constitui parte de uma fala do artista criador do Teatro do Oprimido. Esse artista é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q1071410 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

O teatrólogo e diretor Augusto Boal, refletindo sobre as funções da arte e da ciência, em seu livro Teatro do Oprimido observa que, segundo Aristóteles, a Natureza tende à perfeição, mas nem sempre a alcança. Nas palavras do autor, “o corpo humano tende à saúde, mas pode enfermar-se. Os homens tendem gregariamente ao Estado perfeito e à vida comunitária, mas podem ocorrer guerras. Diríamos melhor, portanto, que a Natureza tem certos fins em vista, perfeitos, e a eles tende, mas às vezes fracassa. Para isso serve a arte e serve a ciência: para, recriando o princípio criador das coisas criadas, corrigir a natureza naquilo em que haja fracasso. Alguns exemplos: o corpo humano tenderia a resistir à chuva, ao vento e ao sol, mas tal não se dá e a pele não é suficientemente resistente para isso. Entra, pois, em ação a arte da tecelagem, que permite a fabricação de tecidos para a proteção da pele. A arte da arquitetura constrói edifícios e pontes para a habitação do homem e para que cruze os rios. A medicina prepara os medicamentos necessários quando determinado órgão deixe de funcionar como deve. E a política serve igualmente para corrigir as falhas que os homens possam cometer, ainda que tendam todos à vida comunitária perfeita. Esta é a função da arte e da ciência: corrigir as falhas da natureza, utilizando para isso as próprias sugestões da Natureza. (...)”. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. A partir da análise do texto, pode-se afirmar corretamente que, na perspectiva do Teatro do Oprimido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q1074498 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, ginástica pélvica, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2023

A dança do ventre, com suas raízes históricas e sua rica tapeçaria de expressões estilísticas, continua a ser uma forma de arte dinâmica e culturalmente significativa. A evolução dessa dança reflete uma fusão de tradições culturais, adaptações sociais e inovações artísticas. Com base nos estudos sobre essa dança, assinale a seguir a afirmação mais precisa sobre a dança do ventre em termos de sua história, classificação, linhas coreográficas e técnica de transmissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q1070923 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2018

O espaço cênico sofreu diversas mudanças enquanto um conceito desenvolvido a partir de certos aspectos, sendo que sua definição nos aspectos contemporâneos é adequadamente definida pelo (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1070924 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2018

O teatro desse período foi representado pelo movimento Commedia Dell'arte na Itália e suas características serviram como inovação do teatro, dando ao estilo uma linguagem coloquial e uma função cômica e popular, ocorrendo no período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q1071462 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Ensino de Arte, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

O Teatro Popular de Bonecos recebe várias designações em todo o Nordeste. Em Recife, por exemplo, chama-se Mamulengo, enquanto no Rio Grande do Norte e na Paraíba é denominado João Redondo. Sobre o teatro de bonecos potiguar, considera-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1071209 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF PB, IDECAN, 2019

As corporeidades da Commedia dell’Arte se desenvolvem a partir de máscaras arquetípicas, através das quais é possível explorar teatralidades que emergem de uma realidade social própria. A imensa contribuição desta antiga prática, que atravessou séculos, está pautada em cada um dos tipos sociais da época. Destacam-se como as únicas personagens que não utilizavam máscara
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1070701 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Santa Rosa RS, FUNDATEC, 2019

O teatro surgiu a partir das necessidades cotidianas do homem, através de danças coletivas e pequenos rituais. Com o passar do tempo, evoluiu, tornando-se mais formalizado. Sua consolidação como expressão artística, formal e organizada, ocorreu no período da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q1070960 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Colômbia SP, Instituto Consulplan, 2021

O Barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália e dominou a arte europeia na passagem do século XVI para o XVII. A produção teatral, neste contexto, apresentou autores de extrema importância, em um teatro que transitou entre o religioso e o profano, tendo como um dos mais importantes autores desta época Pedro Calderón de La Barca (1600-1681). Uma de suas mais importantes peças é A vida é sonho. O teatro de Pedro Calderón de la Barca se classifica como Barroco, na forma, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1074806 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

No início do século XVII, o ensino da arte era exclusividade da Academia Imperial de Belas Artes. A metodologia do ensino da arte tinha como base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1070743 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Em 1900, a revista The Theatre foi fundada em NovaYork. Ela informava seus leitores sobre montagens americanas, publicava as teorias e os projetos dos reformadores europeus no palco e criticava o comercialismo do teatro na Broadway. Nessa época, nasceu um movimento conhecido como Teatro off-Broadway. Entre os grupos mais ativos desse movimento, pode-se destacar o Living Theatre, um coletivo experimental americano liderado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q1072023 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

No ano de 1998, à frente do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), o diretor Antunes Filho (1929-2019) inaugurou o que ele definiu de “nova teatralidade”. Contrapondo a interpretação estereotipada de atores e atrizes de teatro, cinema e televisão, surgia o Prêt-à-Porter, exercícios cênicos, em que o (a) intérprete toma para si as funções de autor (a) e diretor (a). São características do Prét-à-Porter, proposto por Antunes Filho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1071774 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Cenógrafo, FUNARTE, FGV

As comédias do dramaturgo romano Plauto (século III a.C.) criaram personagens notórios, tendo sido retomadas por William Shakespeare, Molière e, no caso brasileiro, por Ariano Suassuna, em sua comédia "O santo e a porca. Imitação nordestina de Plauto" (1957). A alternativa que caracteriza corretamente a dramaturgia de Plauto e da Comédia Nova Romana é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.