Questões de Concursos História e Atualidades das Artes Cênicas

Resolva questões de História e Atualidades das Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1072004 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, IF Farroupilha RS, FUNDATEC, 2025

Acerca do sistema de exercícios e jogos do Teatro do Oprimido abordados na obra “Jogos para atores e não atores”, de Augusto Boal (2000), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os exercícios visam a um melhor conhecimento do corpo, seus mecanismos, suas atrofias, suas hipertrofias, sua capacidade de recuperação, reestruturação, re-harmonização. O exercício é uma reflexão física sobre si mesmo. Um monólogo, uma introversão.

( ) Os jogos tratam da expressividade dos corpos como emissores e receptores de mensagens. Os jogos são um diálogo, exigem um interlocutor, são extroversão.

( ) Os jogos e exercícios abordados na obra são descritos separadamente, sem que um influencie o outro.

( ) Nada no Teatro do Oprimido é opcional, porque cada exercício, jogo ou técnica tem objetivos próprios específicos e depende da execução completa de todos os passos para conter a totalidade do processo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1070743 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

Em 1900, a revista The Theatre foi fundada em NovaYork. Ela informava seus leitores sobre montagens americanas, publicava as teorias e os projetos dos reformadores europeus no palco e criticava o comercialismo do teatro na Broadway. Nessa época, nasceu um movimento conhecido como Teatro off-Broadway. Entre os grupos mais ativos desse movimento, pode-se destacar o Living Theatre, um coletivo experimental americano liderado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q1072023 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

No ano de 1998, à frente do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), o diretor Antunes Filho (1929-2019) inaugurou o que ele definiu de “nova teatralidade”. Contrapondo a interpretação estereotipada de atores e atrizes de teatro, cinema e televisão, surgia o Prêt-à-Porter, exercícios cênicos, em que o (a) intérprete toma para si as funções de autor (a) e diretor (a). São características do Prét-à-Porter, proposto por Antunes Filho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q1071774 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Cenógrafo, FUNARTE, FGV

As comédias do dramaturgo romano Plauto (século III a.C.) criaram personagens notórios, tendo sido retomadas por William Shakespeare, Molière e, no caso brasileiro, por Ariano Suassuna, em sua comédia "O santo e a porca. Imitação nordestina de Plauto" (1957). A alternativa que caracteriza corretamente a dramaturgia de Plauto e da Comédia Nova Romana é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1075120 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEDUC AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.


Em geral, o teatro brasileiro anterior à década de 40 do século XX era anticomercial e revelava preocupações artísticas complexas, produzindo reflexões sobre a vida brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

167Q1070769 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Francisco Morato SP, VUNESP, 2019

Na música profana, apresenta-se, também, o mesmo que na música litúrgica: os compositores flamengos, até então considerados os mestres da música, deixavam as capelas e cortes principescas, enquanto os italianos tomavam seus lugares; os compositores de madrigais, vilanelle e balleti ganhavam supermacia sobre os outros compositores. No novo madrigal, há um crescente número de vozes, as alterações cromáticas são cada vez mais comuns e as tintas carregadas e intensas buscadas pelos compositores deixavam entrevar alguns rasgos da nova estética. (…) A arte aproxima-se do teatro. Não apenas os madrigais avulsos parecem enfatizar o emocional sobre o racional, mas surgem ciclos completos de comédias madrigalescas que abrigam as mesmas características.

(Fonterrada, 2008)

O excerto, segundo a autora, indica prenúncios do período

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1074357 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Águas Frias SC, UNO Chapecó, 2025

A professora Beatriz está preparando uma aula sobre a evolução histórica da dança para alunos do ensino médio. Ela pretende abordar desde as danças rituais primitivas até as manifestações coreográficas contemporâneas, destacando como diferentes sociedades utilizaram a dança para expressar crenças, celebrar eventos e transmitir cultura. Seu objetivo é que os estudantes compreendam a dança como linguagem universal presente em todas as civilizações.

Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1073613 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Dança, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

No que diz respeito às características da dança contemporânea, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a opção CORRETA:

I – Pode ser compreendida como uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna.

II – Não há distinções entre a dança contemporânea brasileira, americana, canadense e europeia.

III – Não se ignora as técnicas que o bailarino/intérprete conhece previamente, mas, em sua pesquisa, busca ele desenvolver uma movimentação que seja específica de seu corpo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1072078 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

Relacione a descrição ao nome do(a) coreógrafo (a) ao qual se relaciona:

1. Pina Bausch
2. Martha Graham
3. Ohad Naharin
4. Rudolf Laban

I - Almejava uma sistematização da dança que explicitasse uma linguagem destinada a tratar dos elementos intrínsecos ao movimento, nomeando os chamados fatores do movimento.
II - Revolucionou a dança moderna com suas inovações técnicas, o que lhe valeu o reconhecimento pela fundação da dança moderna.
III - Rompe as fronteiras entre dança e teatro. Insere no palco elementos que interagem com o movimento dos dançarinos: montes de areia e água são recorrentes em seus espetáculos.
IV - Criou o Método Gaga, uma linguagem de movimento que permite que cada um descubra o seu tipo de linguagem e ajuda na aquisição/descoberta de novos movimentos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as relações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1073615 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Dança, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Trata-se de uma companhia de dança contemporânea fundada por Paulo Pederneiras em 1975. O primeiro espetáculo apresentado foi “Maria Maria”, coreografado por Oscar Azair, que percorreu muitos países e permaneceu em cartaz no Brasil de 1976 a 1982. Mais de 105 bailarinos passaram pela companhia durante sua história.

A descrição acima refere-se a uma importante companhia de dança, qual seja a(o):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q1073618 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Educação Artística, Prefeitura de Araçariguama SP, Avança SP, 2024

Como se sabe, Augusto Boal, importante figura do teatro contemporâneo, fundador do Teatro do Oprimido, categorizou as produções teatrais em 5 (cinco) tipos. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q1073623 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Santa Terezinha do Progresso SC, JLZ, 2024

Relacione os nomes das danças típicas, que fazem parte das culturas das regiões brasileiras.

O ______________ dança popular em Pernambuco e surgiu por volta de 1910. Hoje em dia, é muito performado e incorporado aos ritmos do carnaval.

O ____________ dança popular no rio grande do Mato Grosso, consiste em movimentar-se em círculo, batendo as mãos espalmadas nas mãos dos dançarinos que estão à direita e à esquerda.

O ___________, dança popular no Maranhão o ritmo predominante é chamado de toada, um estilo de cantiga simples e regional, formada por estrofes e rimas. na apresentação teatral o boi é o personagem principal.

O _____________ dança popular que surgiu em Belém do Pará e também é chamada de Pau e Corda, Samba de roda do Marajó e Baião típico de Marajó.

Seguindo a ordem, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1070812 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, no referente ao teatro moderno e contemporâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1073632 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

As manifestações artístico-culturais são demonstrações que possibilitam diferenciar a cultura de cada povo, carregadas de simbolismo histórico, são responsáveis por exercitar o pensamento, os valores humanos, a geração de conhecimento e, por conseguinte, o próprio desenvolvimento da sociedade. Ao analisar essas manifestações, são encontrados traços que permitem diferenciar claramente o comportamento regional.
Assim, há uma dança característica dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, formada por um grupo masculino, trajado com chapéu de palha e lenço no pescoço. Os homens dançam em fileira ou círculo. O compasso dessa dança é marcado por bastões de madeira. Qual é essa dança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q1072107 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

O conceito de kinaesthetics, que explora a percepção do movimento como experiência sensorial e estética, foi amplamente discutido por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q1074428 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Teatro, Prefeitura de Limeira SP, FUNDATEC, 2023

Há uma expressão da cultura popular do Maranhão que é considerada Patrimônio Cultural do Brasil e insere-se nos estudos de folclore. Nela, pode-se encontrar influências indígenas, europeias e africanas, ou seja, as principais etnias formadoras do povo brasileiro. A personagem protagonista de tal manifestação é representada por uma armação que pode ser composta de madeira coberta de pano, que imita um animal. Debaixo, encontra-se o dançarino, o miolo, que com habilidade cumpre os movimentos entendidos como corretos, pelos amos e público apreciador (RIBEIRO, 2018). O trecho define o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q1074980 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O conceito de “quarta parede”, tão difundido nas escolas de teatro, foi forjado por Diderot, como ferramenta dramatúrgica para uso dos autores e também como indicação de representação.

Tal preocupação é resultado de um gênero que pretende “oferecer a sociedade um espelho fiel”, característico do:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q1074217 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Fazenda Rio Grande PR, Instituto UniFil, 2023

De acordo com Rudolf Laban, acerca da fluência do movimento, assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

“O controle da fluência do movimento, portanto, está intimamente relacionado ao controle dos movimentos das partes ___________.” (LABAN, 1978, p. 48).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q1070926 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes, Prefeitura de Brejetuba ES, IDCAP, 2020

A palavra “teatro” tem origem na palavra grega theatron que significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.