Questões de Concursos História e Atualidades das Artes Cênicas

Resolva questões de História e Atualidades das Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1074863 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Considerando que o Teatro Contemporâneo evoluiu, em parte, das formas cênicas desenvolvidas pelos movimentos de arte de vanguarda do século XX, multiplicando, à luz da subjetividade multifacetada do novo século, as estéticas pós-guerras dos anos 1950 e 1960, assinale a alternativa correta a respeito desse tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1070841 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SESC DF, Quadrix, 2018

Em geral, utiliza-se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré-existe aos processos sociais pelos quais - em uma outra perspectiva - ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere-se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade. Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1074178 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Cunha Porã SC, FEPESE, 2023

O Teatro do Absurdo (termo criado pelo crítico Martin Esslin) surgiu no período pós-guerra e se caracteriza por peças que questionavam criticamente a razão e o cientificismo – conceitos que ganharam muito espaço na Segunda Guerra Mundial.
Os textos desse movimento foram influenciados pelo Dadaísmo e pelo Surrealismo. Por isso, apresentam características como: diálogo escasso, perda de sentido na linguagem e desconexão com a realidade, colocando no palco questões como solidão, desmotivação e resignação.

Assinale a alternativa que apresenta somente peças representantes desse movimento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1074981 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

Constantin Stanislavski é um dos grandes nomes do teatro mundial. Dedicou parte de sua vida artística na elaboração de um método de interpretação que auxiliasse o ator na constru- ção de seus personagens. Marie-Claude Hubert ao analisar a imaginação do ator, segundo Stanislavski escreve:

“ Ele constrói seu personagem por meio do “reviver”, conceito stanislavskiano que podemos definir como a descoberta, na interpretação, de uma forte analogia entre a situação dramática contida no texto e o passado emocional pessoal.”

Para ajudar ao ator nesse processo, o diretor russo sugere que o intérprete pergunte a si mesmo qual seria a sua reação se ele se encontrasse na situação do personagem que encarna. O mestre russo está utilizando uma de suas técnicas, chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1071400 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Disciplina Artes, SME do Recife PE, CESPE CEBRASPE, 2023

A respeito da arte pré-histórica no Brasil, da produção artística indígena e da arte africana, julgue o item seguinte.

A produção artística indígena está diretamente ligada aos ritos e celebrações próprios de sua cultura.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1070893 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, SEED PR, CESPE CEBRASPE, 2021

Reconhecida como o marco inicial do moderno teatro brasileiro, esta peça teatral estreou no ano de 1943. Via-se, pela primeira vez no Brasil, uma encenação na qual a ação se desenvolvia em três planos distintos: a realidade, a memória e a alucinação.
O texto anterior versa sobre a obra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1071412 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Nova Odessa SP, MetroCapital Soluções, 2023

Em 1963, a publicação de Improvisação para o Teatro introduziu pela primeira vez os jogos teatrais de Viola Spolin e sua filosofia para o teatro nos Estados Unidos. Spolin figura seguramente entre os maiores professores de teatro do mundo. Onde quer que seu método e seus ensinamentos tenham chegado, não importando o país ou a língua, eles fizeram escola. Improvisação para o Teatro, sua famosa coleção de jogos, exercícios de atuação e comentários, continua tão atual hoje quanto na época de sua aparição inicial, como sua crescente difusão na rede escolar brasileira vem comprovando. A respeito das múltiplas dimensões dos jogos teatrais e da abordagem de Viola Spolin para o ensino/aprendizagem é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1071950 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Edital n 138, SEED PR, Instituto Consulplan, 2024

O teatro é uma obra de arte social e comunal; nunca isso foi mais verdadeiro do que na Grécia antiga.
(BERTHOLD, 2011, p. 103.)

Em relação à tragédia grega, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os componentes dramáticos da tragédia arcaica eram um prólogo que explicava a história prévia, o cântico de entrada do coro, o relato dos mensageiros na trágica virada do destino e o lamento das vítimas.
( ) Seu enredo é composto pela peripécia, pelo reconhecimento e pela catástrofe. Seu objetivo é provocar a catarse, isto é, a purificação dos sentimentos.
( ) Os principais autores trágicos da antiguidade foram Ésquilo, Aristófanes e Sófocles.
( ) O traje do ator trágico consistia geralmente no quíton – túnica jônica ou dórica, usada na Grécia.
( ) As máscaras eram um item essencial no figurino e tinham um papel importante no clima da tragédia. Foi Ésquilo quem introduziu as máscaras de planos largos e solenes.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1073744 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Agente Administrativo de Saúde, Prefeitura de Lajeado RS, FUNDATEC, 2025

O ator Francisco Cuoco, considerado um dos maiores nomes da televisão brasileira, faleceu recentemente aos 91 anos. Sobre a sua vida e carreira, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1071975 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Antunes Filho foi um dos mais importantes diretores de teatro do Brasil, reconhecido por sua incansável busca por inovação cênica. Ele desenvolveu um método próprio de interpretação, influenciando gerações de atores e diretores. Suas contribuições redefiniram a maneira como o teatro era concebido no país, rompendo com modelos tradicionais. Entre suas realizações destacam-se montagens que exploraram profundamente a cultura brasileira. Antunes buscava uma linguagem cênica única, unindo estética, técnica e identidade nacional. Seu trabalho transformou a visão sobre a direção e a atuação teatral, deixando um legado de pesquisa e experimentação na arte do teatro.

Sobre o autor e a obra, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1071997 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte Educadora, SEMUL de Recife PE, UPENET IAUPE, 2024

Uma das grandes figuras do teatro brasileiro, falecido em maio de 2009, foi o criador do Teatro do Oprimido, que consiste num sistema de exercícios, jogos e técnicas teatrais que visa à desmecanização física e intelectual de seus praticantes. Para esse diretor, a linguagem teatral pode ser desenvolvida por todos, sem distinção, propondo condições para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral, ampliando suas possibilidades de expressão. No Teatro do Oprimido, o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução, ou mesmo, o fim da história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor.
Trata-se de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1074559 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Klauss Vianna foi preparador corporal, coreógrafo, professor e bailarino. Responsável por trazer estudos anatômicos para a sala de aula, busca compreender, por meio do corpo, o que seria “uma dança brasileira” – ideal modernista de sua trajetória.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a técnica de dança utilizada por Klauss Vianna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1071498 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Braço do Norte SC, Unesc, 2023

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O teatro promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.

ASSIM,

II.A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Após avaliação, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1070742 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Teatro, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade. Sobre a história do teatro europeu, especificamente na Grécia Antiga, há um volume significativo de estudos, obras e peças. Dentro dessas consultas, pode-se perceber, por exemplo, que na Grécia Antiga existiram grandes teatros em diversas cidades: Epidauro, Atenas, Delos e Pérgamo são algumas. Nesses espaços, os gregos acompanhavam histórias trágicas e cômicas e faziam da ida aos espetáculos uma importante ação coletiva. Com relação à prática teatral na Grécia Antiga, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q1072027 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O musical Ópera do Malandro, de Chico Buarque e Ruy Guerra, foi escrito em 1978. A peça, que estreou nesse mesmo ano, foi dirigida pelo irmão de José Celso, o encenador Luiz Antonio Martinez Côrrea, e tinha no elenco os artistas Otavio Augusto, Marieta Severo, Ary Fontoura, Elba Ramalho, entre outros. Ambientada na Lapa, famoso bairro boêmio do Rio de Janeiro, que na década de 1940 estava em decadência, a peça dá protagonismo a malandros, prostitutas, contrabandistas, policiais desonestos e empresários inescrupulosos. Na perspectiva de uma teatralidade popular, direta, crítica e divertida, os autores tiveram como base a obra teatral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1072068 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2025

Está relacionado à capacidade de um espetáculo ou performance revelar e questionar a realidade, ao servir como meio de observação crítica da condição humana. Qual conceito oriundo da Grécia antiga fundamenta a ideia de lugar onde se vai para “ver” e refletir a realidade por meio do espetáculo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1070816 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, IFB, IFB

Sobre Jerzy Grotowski e seu pensamento, considere as afirmativas a seguir.
I) Foi um teatrólogo polonês que exerceu influência determinante sobre o Teatro no mundo, especialmente a partir da edição do seu “Em Busca de Um Teatro Pobre” para várias línguas.
II) A palestra “Sobre o Método das Ações Físicas”, proferida no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália) em junho de 1988, é uma das principais referências para o estudo do trabalho do ator nas universidades.
III) Grotowski postula a criação do impulso “de fora para dentro”.
IV) Grotowski postula uma polaridade entre os sintomas e a construção dos signos, sendo que o ator permanece como que “entre estas duas margens”.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1074979 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ

O teatro de bonecos nos foi trazido pelos colonizadores europeus nos séculos XVI e XVII. A popularidade dos bonecos, inicialmente, está ligada às festas religiosas, tornando-se depois cada vez mais descontraído e profano, conforme pode-se verificar no comentário de Ana Maria Amaral e Valmor Beltrame.

“(…) Os bonecos são predominantemente de luva, com cabeças esculpidas em madeira: os traços faciais são marcados por narigões, bocas e lábios salientes pintados em cores vivas e sem preocupações naturalistas. Porém, são as características de conduta e caráter que os assemelham: são irreverentes, justiceiros, desafiam as autoridades, principalmente as judiciais, eclesiásticas e políticas, buscam provocar o riso na plateia e resolvem seus conflitos quase sempre com o recurso da pancadaria.(...)”

Os pesquisadores referem-se, especificamente, ao teatro de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1072166 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Tremembé SP, VUNESP, 2025

Para Berthold (2000), com a Revolução Russa, o teatro soviético assistiu a uma ruptura das mais elementares, radicais e duradouras com a tradição. Nos anos imediatamente posteriores a 1917, intensa movimentação foi exercida para leva-lo à mobilização política em direção ao projeto comunista.

Um exemplo desse exercício, naquele período e localização, segundo a autora, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1074214 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Vila Pavão ES, IDCAP, 2023

No contexto da composição coreográfica que se baseia em diversas fontes culturais, qual dos seguintes princípios é essencial para garantir uma representação respeitosa e autêntica das tradições de dança?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.