Questões de Concursos História e Atualidades das Artes Cênicas

Resolva questões de História e Atualidades das Artes Cênicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

82Q1071921 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A história das artes cênicas revela como as práticas teatrais se transformaram a depender das diferentes culturas e contextos históricos. Considerando o teatro grego clássico, qual inovação é geralmente atribuída ao dramaturgo Ésquilo, que diferenciou suas peças das práticas teatrais anteriores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1071967 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Habilitado, Prefeitura de Herval D Oeste SC, Wisdom, 2025

Em Hamlet (1600), de William Shakespeare, o protagonista é um príncipe dinamarquês atormentado pela descoberta de que seu pai foi assassinado por seu tio, que assumiu o trono e se casou com sua mãe. Em meio a essa trama de vingança, a peça explora questões filosóficas profundas, como o sentido da vida, a inevitabilidade da morte e os conflitos morais e emocionais que cercam a ação e a inação.

Considerando os temas e o enredo dessa obra, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1071465 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Ensino de Arte, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Ariano Suassuna, considerado um dos maiores dramaturgos brasileiros, tem uma obra vasta. São obras dramatúrgicas desse artista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1074812 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, SEAP DF, IBFC

A renovação do teatro brasileiro veio, em 1943, com a estreia de um espetáculo que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Dirigido por Ziembinski, foi um grande sucesso, assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Trata-se do espetáculo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1074558 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Arte, SEDUC PI, NUCEPE, 2025

Foi uma bailarina norte-americana pioneira da dança moderna. Criou uma dança livre das técnicas do balé clássico e se apresentava com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços. Com 14 anos começou a dar aulas de dança. Apresentou-se nas festas da alta sociedade de Londres, visitou os museus e admiro-se com as figuras dançantes desenhadas nos vasos gregos.

De acordo com esse enunciado, qual o nome dessa bailarina?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1071762 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Instrutor Circense, FUNARTE, FGV

Com relação à regulamentação direcionada à classe circense, é correto afirmar que, no período de 2003-2007:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1072020 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Teatro de Mamulengo é uma forma brasileira de teatro de bonecos, cujos procedimentos recebidos e transmitidos vêm sendo disseminados ao longo de gerações por meio do ensinamento entre artistas. O gênero, que surgiu no interior do Pernambuco, em regiões economicamente mais pobres, mas, paradoxalmente, ricas em manifestações culturais, ainda é presente em diferentes regiões do país, entre elas, no estado do Rio Grande do Norte. Embora sua abordagem tenha pouca expressividade no currículo dos cursos de Teatro, o Mamulengo, gênero cômico popular, compreende uma série de procedimentos cênicos caracterizadas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1072030 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O teatro primitivo tem suas origens nas danças dramáticas coletivas e na necessidade das mulheres e homens da Pré-História se comunicarem, utilizando a mímica; posteriormente, essa forma de expressão passou a ser compreendida como arte, na Grécia Antiga. A palavra “teatro” vem do grego “Théatron” e significa “lugar de onde se vê”. Com o passar do tempo, o teatro passou a ser reconhecido como a arte de contar histórias, as quais podem ser criadas e apresentadas de diversas maneiras, utilizando o corpo inteiro, bonecos, objetos, entre outros recursos. A arte do teatro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1072031 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

As expressões artísticas teatrais, na Grécia Antiga, ocorreram na cidade-estado de Atenas, no século VI a.C., durante as festas em homenagem ao deus Dioniso, divindade do vinho, da vegetação e do crescimento, da procriação e da vida exuberante. Quando os ritos dionisíacos evoluíram para a construção cênica de tragédia e de comédia, Dioniso passou a ser conhecido, também, como o deus do teatro. Sendo assim, no Teatro Grego,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1072032 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Artes Teatro, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

Na Grécia Antiga, apenas as pessoas do sexo masculino podiam atuar. Dessa forma, os atores utilizavam máscaras para definir o gênero da personagem (feminino ou masculino) e também para caracterizar se o espetáculo era uma Tragédia ou uma Comédia. O uso de máscaras era essencial no Teatro Grego por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q1071788 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a Teoria e História do Teatro no Brasil.
I. No Brasil a origem do teatro está relacionada com a catequização de indígenas e colonos a partir da chegada de padres Jesuítas como José de Anchieta e Antônio Vieira. II. A Comédia de costumes de Arthur de Azevedo é um gênero teatral popular que trabalha com tipos sociais caricatos. III. O Teatro de Revista alcançou um grande sucesso de público levando muitos artistas a trabalharem com números semelhantes na TV. IV. Oswald de Andrade, Ariano Suassuna, Procópio Ferreira e Nelson Rodrigues são dramaturgos brasileiros de grande renome. V. As novelas Brasileiras fazem sucesso em todo o mundo porque trabalham com o melodrama do Teatro Essencial.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1074862 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes Cênicas, Secretaria da Criança DF, FUNIVERSA

Os saberes e os conhecimentos técnicos produzidos entre os séculos XIX e XX propiciaram, além da industrialização crescente, as duas grandes guerras mundiais. Tais eventos impulsionaram tanto a revolução no palco moderno quanto a abertura para o caminho múltiplo da dramaturgia no Teatro Moderno. Considerando esse assunto, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1072069 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Educação Artística, Prefeitura de Caconde SP, Avança SP, 2025

Quanto ao percurso histórico das concepções teatrais, identifique a corrente que rompe com a divisão tradicional entre atores e espectadores, criando o conceito de "espect-ator" - aquele que observa e tem participação ativa como agente transformador na cena.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1072084 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A Ópera “Dafne”, apresentada em 1597, cuja letra foi escrita por Rinuccini e musicada por Jacopo Peri, foi considerada uma das primeiras óperas conhecidas, uma espécie de ópera primitiva. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a inspiração para essa primeira obra dramática musicada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1072110 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Arte, Prefeitura de Vista Alegre do Alto SP, VUNESP, 2024

Esse tipo de cena separa com nitidez os dois campos magnéticos do espetáculo: palco e plateia. O palco fechou-se numa caixa destinada a produzir ilusões, e os espectadores dispõem-se em cadeiras em face dele, afastados por uma rampa que delimita as áreas. A boca do palco funciona como verdadeira parede que, ao abrir- -se, faculta a indiscrição do público, espiando aquele universo autônomo. A caixa fechada, que se comunica internamente com espaços laterais, em profundidade e em altura, pode modificar-se a cada momento pela troca de cenários, vindos das diversas direções. (Magaldi, 1985. Adaptado)

A descrição de Magaldi (1985) define

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1071656 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Artes, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

A Companhia do Quintal, dirigida por César Gouvea, criada desde 2002, tem como base a improvisação e o palhaço; as cenas são criadas com a participação do público. “Jogando no Quintal” é um dos espetáculos de humor de maior sucesso em São Paulo e continua em cartaz desde a sua criação, em 2002. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q1070891 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Dinamizador de Artes, Prefeitura de Vitória ES, IBADE, 2019

Nas palavras de Augusto Boal “Ser humano é ser artista”. Boal (1931 – 2009) é o idealizador do método mundialmente conhecido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1071929 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Professor de Nível Fundamental Arte MAPB, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Sobre a história das artes cênicas, especialmente em relação ao teatro medieval, qual das alternativas a seguir descreve corretamente uma característica típica desse período?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q1070917 | Artes Cênicas, História e Atualidades das Artes Cênicas, Educador Físico, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2019

O frevo é uma dança típica brasileira que pode ser descrita como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.