Questões de Concursos: História e Geografia do Estado do Paraná

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: História e Geografia do Estado do Paraná. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q851962 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Professor Educação Infantil, FAFIPA, 2020

Em 31 de outubro de 2019, foi feita a desocupação da área da comunidade Ester Fernandes, na Fazenda Palheta, onde viviam 50 famílias, no município de Alvorada do Sul-PR. Assinale a alternativa que indica o movimento social responsável por essa ocupação, em janeiro de 2009:

13 Q851235 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

O município de Arapongas, situado na prodigiosa região do Norte do Paraná, é uma resultante da Iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira do progresso e desbravamento de toda uma região. Sobre o referido Município, analise as assertivas abaixo:

I. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina.

II. No ano de 1935, um grupo de comerciantes ingleses, que se dedicavam à construção da estrada de ferro, compraram os primeiros lotes de terrenos, destinado à construção urbana.

III. Nos anos seguintes à sua formação, foram povoadas as glebas destinadas às Colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as Colônias Esperança e Orle.

IV. O patrimônio Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o de Rolândia, ao qual passou a pertencer.

V. O Governo Estadual, pela lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, criava o município de Arapongas desmembrando-o de Rolândia e elevando a sua sede à categoria de cidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

14 Q847910 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Agente Administrativo, FAFIPA, 2020

A respeito da história do município de Arapongas, Estado do Paraná, assinale a alternativa INCORRETA:

15 Q850438 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do índio ou Dia dos Povos Indígenas. Sobre os povos indígenas, que marcam a história da formação do Estado do Paraná, podemos afirmar que:

16 Q850639 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Provas Fiscal Ambiental Técnico em Técnololgia da Informação Redes e Comunicação de Dados Técnico em Saúde Bucal Agente de Combate a Endemias, FAFIPA, 2020

Um conhecido ator brasileiro nasceu em Arapongas-PR, em 1948. Assinale a alternativa que contém o nome desse autor:

17 Q851824 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

Sobre a política e a economia paranaense nos séculos XX e XXI, assinale o que for CORRETO:

18 Q847655 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que NÃO corresponde ao processo de ocupação do chamado norte velho paranaense:

19 Q849148 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Provas Enfermeiro Fonoaudiólogo 30h Odontólogo 40h Farmacêutico Bioquímico Psicólogo 30h Fisioterapeuta Engenheiro Civil, FAFIPA, 2020

A cidade de Arapongas, como as demais idealizadas, planejadas e fundadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, não surgiu por acaso, nem foi construída sem um plano diretor, previamente elaborado. Quem foi o primeiro prefeito do município de Arapongas que exerceu seu mandato no período de 09/12/1947 a 08/12/1951 (http://www.arapongas.pr.gov.br/prefeitos)?

20 Q848233 | História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado do Paraná, Prefeitura de Arapongas PR Historiador, FAFIPA, 2020

Analise as afirmações abaixo e assinale aquela que não diz respeito a Guerra de Conquista nos Territórios dos Índios Kaingang do Tibagi:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.