Questões de Concurso ISTs e Métodos contraceptivos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q680238 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Tipo 01, FASEH, CONSULPLAN, 2019

A OMS estima a ocorrência de mais de um milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por dia, mundialmente. Ao ano, calculam-se, aproximadamente, 357 milhões de novas infecções, entre clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase. No Brasil, nos últimos cinco anos, foi observado um aumento constante no número de casos de sífilis em gestantes, congênita e adquirida, que pode ser atribuído, em parte, pelo aumento da cobertura de testagem, com a ampliação do uso de testes rápidos, redução do uso de preservativo. Além disso, o aprimoramento do sistema de vigilância pode se refletir no aumento de casos notificados. (Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde, Brasil. Volume 48, 2017.)
Naturalmente, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menores serão as sequelas e maior êxito terá o tratamento da sífilis que deverá ser feito com:

12 Q945931 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Vestibular, CEDERJ, CECIERJ, 2019

Diferentes métodos contraceptivos são usados por pessoas que têm vida sexual ativa e desejam evitar a gravidez, podendo também alguns deles prevenir certas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Os métodos que previnem a gravidez e DSTs, durante relações sexuais, são:

14 Q943592 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Biologia, UECE, UECE CEV, 2021

O sistema Único de Saúde (SUS) oferece um serviço de saúde integral e gratuito que inclui um calendário nacional de vacinação. Sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS, é correto afirmar que

15 Q680671 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG, 2017

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) têm se expandido mundialmente por diversos fatores, dentre eles estão o início prematuro da atividade sexual, a falta de informação e o descaso com as medidas de prevenção. Muitos jovens têm se preocupado mais com a contracepção e negligenciado a profilaxia das DSTs ao não usar métodos de barreira. Qual método de contracepção também pode ser útil como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis?

16 Q939176 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, PPL, ENEM, INEP

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a manifestação clínica da infecção pelo vírus HIV, que leva, em média, oito anos para se manifestar. No Brasil, desde a identificação do primeiro caso de AIDS em 1980 até junho de 2007, já foram identificados cerca de 474 mil casos da doença. O país acumulou, aproximadamente, 192 mil óbitos devido à AIDS até junho de 2006, sendo as taxas de mortalidade crescentes até meados da década de 1990 e estabilizando-se em cerca de 11 mil óbitos anuais desde 1998. [...] A partir do ano 2000, essa taxa se estabilizou em cerca de 6,4 óbitos por 100 mil habitantes, sendo esta estabilização mais evidente em São Paulo e no Distrito Federal.
Disponível em: http://www.aids.gov.br. Acesso em: 01 maio 2009 (adaptado).
A redução nas taxas de mortalidade devido à AIDS a partir da década de 1990 é decorrente

17 Q681044 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

O Ministério da Saúde do Brasil implementou, desde 2014, a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) entre meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. Esta virose:
1) pode causar verrugas nos genitais e câncer no colo do útero. 2) é transmitida sexualmente e no contato com o vaso sanitário de banheiros públicos. 3) é evitada com máxima eficácia com a vacinação de pessoas infectadas.
Está(ão) correta(s):

18 Q911730 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Qual é o agente causador da Infecção Sexualmente Transmissível (IST) conhecida como cancro mole?

19 Q901213 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Ciências, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em uma campanha de saúde pública no município, um grupo de agentes comunitários deve educar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a prevenção da AIDS. Avalie as afirmativas abaixo:

1. A AIDS é causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico do indivíduo, enfraquecendo suas defesas contra infecções e certos tipos de câncer.

2. As DSTs, como a sífilis e a gonorreia, são frequentemente assintomáticas nos estágios iniciais, o que pode levar à sua disseminação silenciosa na população.

3. O uso consistente e correto do preservativo é uma das maneiras mais eficazes de prevenir a transmissão de HIV e outras DSTs durante a atividade sexual.

4. A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um método preventivo eficaz para pessoas em alto risco de infecção pelo HIV, que envolve a tomada diária de medicamentos antirretrovirais.

5. A vacinação é uma estratégia eficaz na prevenção de todas as DSTs, incluindo a AIDS, que pode ser evitada com a administração de uma vacina específica.

Alternativas:

20 Q984554 | Biologia, ISTs e Métodos contraceptivos, Técnico de Laboratório Citotécnico 30H, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Infestações do trato genital podem representar um risco para a saúde e o bem-estar das pessoas. Considerando medidas preventivas, assinale a alternativa que contém uma medida eficaz para prevenir a propagação de infestações do trato genital?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.