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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q1036085 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

Parceiros e fornecedores formam a terceira dimensão do gerenciamento de serviços, na qual toda organização e todo serviço dependem, até certo ponto, de serviços prestados por outras organizações.

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1002Q1036350 | Governança de TI, Itil, Desenvolvimento, BANESE, AOCP, 2022

Qual alternativa a seguir apresenta o nome de uma biblioteca utilizada para a Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação?
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1003Q1037888 | Governança de TI, Itil, Tecnologia da Informação, TJ MT, FGV, 2024

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) define um conjunto de práticas para o gerenciamento de serviços de TI, orientando organizações na entrega de valor aos clientes.
O propósito da prática de “Gerenciamento de Incidentes” na versão mais recente do ITIL é
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1004Q1082749 | Governança de TI, Itil, Formação Gestão de Tecnologia da Informação, IF PE, FUNCERN, 2025

Em termos de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação (TI), é importante que os clientes sejam capazes de identificar os serviços que são fornecidos pela área de TI. O artefato mais adequado para essa identificação é o
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1005Q1030301 | Governança de TI, Itil, Infraestrutura e Segurança Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. As práticas ITIL são aplicáveis em organizações de todos os portes, pequenas, médias ou grandes, públicas ou privadas.

II. As práticas ITIL são flexíveis no sentido de que, de acordo com as necessidades e com o nível de maturidade da organização, podem ser customizadas e implantadas.

III. Para implantar o ITIL é necessário ter sistemas e plataformas tecnológicas específicas.

Está correto o que se afirma em
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1006Q1060006 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

No contexto da norma ISO/IEC 20000:2018 para a gestão de serviços de Tecnologia da Informação, assinale a afirmativa correta.
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1007Q1040587 | Governança de TI, Itil, Suporte Técnico, TJ PE, FCC

Construir e testar os serviços especificados para atender às solicitações dos stakeholders, são atividades relacionadas pelo ITIL no processo de Gerenciamento
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1008Q1018584 | Governança de TI, Itil, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

As cadências Kanban consistem em uma sequência de reuniões que facilitam a coordenação bidirecional adequada em todos os níveis da organização ou equipe. A cadência em que a periodicidade é mensal, com duração de 1 hora a 2 horas, com participação do gestor da prestação de serviços, da equipe e de outros gestores, é denominada
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1009Q1052897 | Governança de TI, Itil, Administrador de Banco de Dados, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base nos fundamentos de ITIL, julgue os itens que se
seguem.

O CMDB (configuration management database) é um software para dar suporte automatizado aos controles de mudança, configuração ou versão.
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1010Q1052898 | Governança de TI, Itil, Administrador de Banco de Dados, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base nos fundamentos de ITIL, julgue os itens que se
seguem.

O ICT é o repositório dos códigos de impacto que indicam o grau de impacto de incidentes e problemas sobre o processo de negócio do cliente. É o meio principal de avaliar as prioridades para tratar os incidentes.
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1011Q1036351 | Governança de TI, Itil, Desenvolvimento, BANESE, AOCP, 2022

Na gestão de serviços de tecnologia da informação, uma das práticas que estrutura a definição, construção, reuso e compartilhamento do conhecimento é conhecida como
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1012Q1082750 | Governança de TI, Itil, Formação Gestão de Tecnologia da Informação, IF PE, FUNCERN, 2025

As práticas de gerenciamento do ITIL v4 são conjuntos de recursos organizacionais para executar um trabalho ou atingir um objetivo, sendo divididas em: Práticas Gerais de Gerenciamento, Práticas de Gerenciamento de Serviços e Práticas de Gerenciamento Técnico. Especificamente sobre as práticas de Gerenciamento de Serviços, é correto afirmar que elas foram
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1013Q1059990 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

No ITIL 4, os relatórios de desempenho de serviço para clientes é um resultado chave da atividade da cadeia de valor de serviço denominada
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1014Q1060007 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

O ITIL 4 apresenta uma abordagem integrada e holística para a gestão de serviços, combinando práticas modernas com tradicionais. Ele destaca componentes cruciais como 'Organizações e Pessoas', 'Informações e Tecnologia', 'Parceiros e Fornecedores', além de 'Fluxos de Valor e Processos'.
Assinale o modelo que incorpora esses componentes.
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1015Q1060008 | Governança de TI, Itil, manhã, MF, FGV, 2024

Durante a fase de planejamento para uma atualização significativa da infraestrutura de TI, a empresa XPTO enfrenta o desafio de otimizar o uso de seus recursos existentes e maximizar o valor das suas práticas de gestão de serviços de TI acumuladas ao longo dos anos. Considerando as diversas ferramentas e métodos implementados previamente, com resultados variados em termos de eficácia, é essencial alinhar essa atualização com os princípios do ITIL 4. Uma avaliação cuidadosa das práticas em vigor é necessária para determinar a abordagem mais apropriada para alcançar a melhoria desejada.
Nesse contexto, o seguinte princípio do ITIL 4 deve ser aplicado:
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1016Q1020594 | Governança de TI, Itil, Analista de Tecnologia da Informação, EBSERH, IBFC, 2020

Quanto ao ITIL(v3) e o COBIT(v5), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) ITIL é uma ferramenta que auxilia na auditoria de processos, práticas e controles de TI.
( ) COBIT é um conjunto de melhores práticas para operações de gestão de serviços em TI.
( ) podem ser implementados em conjunto formando assim uma base forte para a governança e a gestão de serviços em TI.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
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1017Q1030302 | Governança de TI, Itil, Infraestrutura e Segurança Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Sobre as práticas ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. O Sistema de Valor de Serviço (SVS) representa como os vários componentes e atividades da organização trabalham juntos para facilitar a criação de valor por meio de serviços de TI.
II. A cadeia de valor do serviço e a melhoria contínua não fazem parte do Sistema de Valor do Serviço (SVS).
III. A cadeia de valor do serviço inclui seis atividades que levam à criação de produtos e serviços e, por sua vez, valor.


Está correto o que se afirma em
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1018Q1034438 | Governança de TI, Itil, Desenvolvedor de Sistemas, TCE RR, FGV, 2025

Os princípios de governança de TI envolvem a definição de processos e estruturas para garantir que a tecnologia da informação seja usada de forma eficiente, alinhada aos objetivos de negócios e à gestão adequada de riscos.
Com relação ao assunto analise as afirmativas a seguir:

I. O COBIT é um framework de governança de TI que foca no alinhamento de TI com os objetivos de negócios, garantindo a entrega de valor e a mitigação de riscos.

II. O ITIL é uma metodologia que descreve práticas de gerenciamento de serviços de TI, com ênfase na entrega eficiente e eficaz de serviços ao cliente, sem considerar a gestão de riscos.

III. O COBIT e o ITIL são frameworks complementares, ambos focados na governança de TI, sendo o COBIT mais voltado para o controle e o ITIL, para a gestão de serviços.


Está correto o que se afirma em
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1019Q1017058 | Governança de TI, Itil, Pesquisador, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, a respeito de escritório de projetos, ITIL 4 e gestão de processos.

Em que pese ser voltado para gerenciamento de serviços, o ITIL 4 possui a prática de desenvolvimento e gerenciamento de software, que visa garantir que os aplicativos atendam às necessidades das partes interessadas relativas a funcionalidade e auditabilidade.

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1020Q1036084 | Governança de TI, Itil, Gestão de Tecnologia da Informação, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2022

Com base nas melhores práticas do ITIL v4, julgue o item a seguir.

O elemento central do SVS é a cadeia de valor de serviço, um modelo operacional que delineia as principais atividades necessárias para responder à demanda e facilitar a criação de valor por meio da criação e do gerenciamento de produtos e serviços.

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