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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q635261 | Informática, ITIL, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

De acordo com a ITIL v3, a Matriz de Atribuição de Responsabilidades (RACI) é um modelo usado para ajudar a definir papéis e responsabilidades de cada indivíduo frente às atividades de um processo. Em uma matriz RACI
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182Q165013 | Governança de TI, ITIL, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

Solicitou-se a um Auditor Fiscal da área de TI o cálculo do Return Of Investment-ROI com a implantação da ITIL v3, edição 2011, com base nos valores médios para algumas métricas de Gerenciamento de Incidentes. Os valores atuais e as metas de redução são:


I. Incidentes por mês: 5.000 Meta de redução: 10%

II . Tempo médio da 1ª chamada: 12 minutos Meta de redução: 1 minuto


Considerando que o custo médio de atendimento para cada incidente é de R$ 40,00, o Auditor afirma corretamente que a

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183Q118987 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Segurança da Informação, INFRAERO, FCC

No estágio de Melhoria Contínua de Serviço (CSI) do ITIL, para uma efetiva implementação da melhoria, são definidos os processos fundamentais:

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184Q217342 | Governança de TI, ITIL, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do conjunto de práticas do ITIL (Information Technology
Infrastructure Library), versão 3, julgue os itens que se seguem.

Um objetivo conflitante na operação de serviço considerando TI e negócio é que a visão técnica é necessária para a gestão dos componentes dos serviços, mas não se pode sobrepor aos requisitos de qualidade dos usuários para esses serviços.

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185Q617765 | Informática, ITIL, Perito Criminal, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL v3, julgue os itens subsequentes.

Entre as atividades da operação de serviço, incluem-se monitoração, controle, administração de banco de dados, gerenciamento de conhecimento e validação e teste de serviço.

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186Q631697 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, CAU BR, IADES

Considere hipoteticamente que, no mês de outubro, o serviço de e-mail de uma organização ficou parado por 186 horas e o acordo de nível de serviço estabelece esse serviço como 24 × 7. Segundo o ITIL V3, de quanto foi a disponibilidade desse serviço no período?
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187Q835562 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o próximo item, a respeito da ITIL 4.

Quanto ao aspecto de abrangência, de forma similar ao COBIT 5, a ITIL 4 descreve uma abordagem holística no gerenciamento de serviços, nas seguintes dimensões: planejamento e estratégia do serviço; desenho e construção do serviço; entrega e suporte de serviços; monitoramento e melhoria contínua do serviço.

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188Q627203 | Informática, ITIL, Agente de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Com relação ao ITIL, considere:

I. O Gerenciamento da Capacidade é o processo responsável por garantir que a organização esteja ciente da tecnologia nova ou modificada. Dentre as técnicas por ele utilizadas encontra-se a de Dimensionamento de Aplicações.

 II. O Gerenciamento da Disponibilidade é responsável por conhecer a confiabilidade dos componentes para executar uma função necessária sob determinadas condições e durante certo período de tempo, pela facilidade com que a manutenção dos componentes do serviço pode ser executada e pela negociação dos níveis de disponibilidade com os clientes.

 III. No Planejamento da Continuidade dos Serviços em TI, a severidade de um desastre depende do impacto sobre os clientes no negócio.

 IV. A característica da estratégia ITIL é que a um departamento é dada a responsabilidade sobre os processos de Suporte a Serviços e da Entrega de Serviços, de forma que os recursos alocados possam ser utilizados da forma mais eficiente possível.

 É correto o que consta em

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189Q166154 | Governança de TI, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ GO, FCC, 2018

O modelo de Melhoria Contínua de Serviço do ITIL v3, edição 2011, para gerenciamento de serviços de TI, se orienta nas metas de eficiência operacional e na continuidade do serviço, entre outras, por meio de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade e de como fazer sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade do serviço, com base principalmente
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190Q217115 | Governança de TI, ITIL, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do conjunto de práticas do ITIL (Information Technology
Infrastructure Library), versão 3, julgue os itens que se seguem.

Na atualização da versão 3 do ITIL em relação à versão 2, a abordagem passou a ser embasada no ciclo de vida dos serviços e na visão integrada de TI, negócios e fornecedores (gestão de outsourcing).

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191Q133599 | Governança de TI, ITIL, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Um dos objetivos do processo de Gerenciamento de Continuidade dos Serviços de TI estabelecidos no ITIL é

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192Q153400 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 3a Região, FCC

Retornar um item de configuração ou um serviço de TI à condição normal de funcionamento se trata, no ciclo de vida do Gerenciamento de Incidentes do ITIL, do objetivo da etapa

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193Q630380 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure Library), versão 3.

Um incêndio é um exemplo de vulnerabilidade que pode explorar a ameaça oferecida pela instalação de um piso com material inflamável.

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194Q242854 | Governança de TI, ITIL, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O gerente de determinada organização foi incumbido de definir nível de serviços (SLA) relacionados à tecnologia da informação (TI) nessa organização, com base no ITIL e no COBIT. Nessa situação, por se tratar de serviço, deve o gerente utilizar o ITIL como única referência, visto que o COBIT não trata de SLA, abordando níveis de serviço apenas da perspectiva de auditoria e alinhamento desses níveis à estratégia do negócio.

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195Q620280 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Considere os seguintes itens relativos à ITIL v3: I. A habilidade de detectar incidentes o quanto antes. Este quesito irá requerer treinamento dos usuários que irão fazer o relato de incidentes, o uso de Super Usuários e a configuração de ferramentas de manutenção de eventos. II. Pessoal de apoio adequado, orientado ao cliente, com treinamento técnico e com níveis de habilidade corretos, em todas as fases do processo. III. Disponibilidade de informações sobre os problemas e erros conhecidos. Isso permitirá que a equipe de Gerenciamento de Incidentes aprenda com os incidentes anteriores e também acompanhe o status de resoluções. De acordo com a ITIL, é correto dizer que os itens
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196Q647487 | Informática, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual Classe A, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Em auditoria externa para analisar um serviço implementado em determinado órgão, o auditor observou que esse serviço seguia inicialmente as boas práticas da ITIL, mas passou a ficar inoperante ou com baixa performance em alguns momentos, durante picos de acesso de uso. O auditor constatou, ainda, que não havia tido avaliação prévia sobre picos de demanda.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

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197Q119747 | Governança de TI , ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao ITIL v. 3, julgue os itens a seguir.

A publicação do ITIL intitulada Operação de Serviço orienta, por meio de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade, a respeito de como fazer sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade dos serviços.

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198Q644294 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

ITIL é sigla de Information Technology Infrastructure Library, que significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. A versão corrente é a V3, composta por 5 livros: estratégia de serviço; desenho de serviço; operação de serviço; transição de serviço; e, melhoria contínua de serviço. “Orientar a concepção dos Serviços de TI para garantir a qualidade do serviço, a satisfação do cliente e a relação custo e benefício na prestação de serviços.” Trata-se de
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199Q107685 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Entre as 5 publicações que compõem o núcleo da ITIL, a publicação operação de serviço

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200Q117227 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO, FCC

Dentro do gerenciamento de mudanças do ITIL, considere:

I. RFC - Request for Change.

II. FSC - Foward Schedule of Changes.

III. PSA - Project Service Availability.

IV. SLA - Service Level Agreement.

É correto que

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