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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q647983 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

O ITIL v.3 estabelece 4Ps no âmbito da Gestão de Serviços de TI.

Assinale a alternativa que contém os 4Ps conforme definidos pela ITIL v.3.

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202Q120405 | Governança de TI , ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, UFPE, COVEST COPSET

Restaurar a operação normal do serviço o mais rapidamente possível para minimizar o impacto negativo sobre as operações de negócio é objetivo, no ITIL, do processo:

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203Q106899 | Governança de TI , ITIL, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Tendo como referência a figura acima, julgue os itens de 79 a 85.

O domínio de monitoramento e avaliação do modelo COBIT 4.1 é, entre os demais domínios do modelo, o que mais se aproxima do estabelecimento de um sistema de controle interno, não havendo similaridade de propósito entre os processos do domínio de monitoramento e os descritos no elemento indicado por E no modelo da figura.

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204Q626929 | Informática, ITIL, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que se seguem. O gerenciamento de configurações (configuration management) auxilia o processo de gerenciamento de crises, uma vez que possibilita a identificação dos equipamentos com problemas potenciais, permite avaliar o impacto de um incidente e predizer os usuários que serão atingidos.
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205Q658542 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

De acordo com a ITIL v3, a etapa de identificação e qualificação adequada dos clientes do serviço, assim como de suas necessidades, refere-se ao estágio de vida do serviço de TI denominado
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206Q116135 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, MEC, FGV

O Gerenciamento de Serviços de TI aloca adequadamente os recursos disponíveis e os gerencia de forma integrada, fazendo com que a qualidade do conjunto seja percebida pelos seus clientes e usuários, evitando-se a ocorrência de problemas na entrega e na operação dos serviços de Tecnologia da Informação. Para alcançar este objetivo, a tática que vem sendo adotada é o desenho, a implementação e o gerenciamento de processos internos da área de TI de acordo com as práticas reunidas na Information Technology Infrastructure Library (ITIL).

O processo da ITIL que se concentra nas atividades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização, é conhecido por:

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207Q850602 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

A ITIL V4 define incidente como uma interrupção não planejada de um serviço ou uma redução na qualidade de um serviço. Nesse contexto, os incidentes devem ser priorizados
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208Q107715 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Uma função no modelo ITIL é definida como um conceito lógico referente a pessoas e medidas automatizadas que executam determinado processo, atividade, ou uma comunicação entre eles. Na publicação operação de serviço, estão incluídas as funções de

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209Q629501 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

Com relação à ITIL v3 atualizada em 2011, considere as descrições: I. Contém informações sobre dois tipos de serviço de TI: serviços voltados para o cliente, que são visíveis para o negócio e serviços de suporte requeridos pelo provedor de serviço, para entregar serviços voltados para o cliente. II. É um documento estruturado que lista todos os serviços de TI que estejam sob consideração ou desenvolvimento, mas que ainda não estão disponíveis aos clientes. Fornece uma visão de negócio de possíveis serviços de TI futuros. III. É o conjunto completo de serviços que é gerenciado por um provedor de serviço. É usado para gerenciar o ciclo de vida completo de todos os serviços de TI. As descrições I, II e III referem-se, respectivamente, a
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210Q628046 | Informática, ITIL, Técnico em Informática Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere a biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library) v.2 para responder às questões de nos 43 a 45.

Considere os objetivos a seguir.

I - Inspirar a melhora dos processos de TI.

II - Sugerir a função dos processos e práticas.

III - Sugerir por que os processos e práticas devem ser adotados.

IV - Sugerir aonde se pode chegar, com base nos resultados positivos de outras empresas.

São objetivos das boas práticas para Gerenciamento de Serviços de TI da ITIL os descritos em

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211Q634469 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE CE, FCC

É INCORRETO afirmar que no ITIL 3

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212Q614278 | Informática, ITIL

Em relação ao ITIL v3, pode-se afirmar que
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213Q247747 | Sistemas de Informação, ITIL, Técnico de Gestão Administrativa Programador de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação ao MODELO ITIL, de Gerenciamento de Serviços de TI, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Ele foi concebido de maneira inteiramente modular, de modo a permitir que uma Organização possa implantar um processo ITIL de cada vez, até atingir o seu maior nível de maturidade com todos os processos ITIL implantados.
( ) O Gerenciamento do Nível de Serviço (GNS) é o processo responsável por controlar a alocação de funcionários do Provedor de Serviços de TI nas tarefas de prestação de serviços que precisam ser realizadas nas instalações físicas onde trabalham os usuários de TI, em contato direto com eles.
( ) Central de Serviço (Service Desk) é o ponto único de contato entre o Provedor de Serviços de TI e os usuários. Tipicamente, ela gerencia o ciclo de vida de incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários.

As afirmativas são, respectivamente,

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214Q253485 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Informática, TRF 4a, FCC

É uma atividade típica do Gerenciamento de Problemas:

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215Q850995 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

De acordo com a ITIL V3, um banco de dados ou documento estruturado usado para gerenciar os aplicativos durante todo o seu ciclo de vida, que contém atributos principais de todos os aplicativos e algumas vezes é implantado como parte do Portfólio de Serviço ou como parte do sistema de Gerenciamento da Configuração, pode ser definido como
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216Q639819 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens subsequentes.

O processo de gerenciamento da continuidade de serviço de TI do estágio desenho de serviço abrange um desdobramento do processo de gerenciamento da continuidade do negócio, com o objetivo de assegurar que os recursos técnicos e os serviços de TI necessários sejam recuperados dentro de um tempo preestabelecido.

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217Q108876 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL
versão 3, julgue os itens que se seguem.

Acerca de modelos de provisionamento de serviço de TI definidos pelo ITIL, a decisão por adotar um modelo embasado em utility confere maior escalabilidade às soluções de serviços de TI de uma organização, quando comparado a um modelo de serviços gerenciados. Tal decisão, embora apresente aumento de riscos de segurança no que concerne à confidencialidade, não implica, adicionalmente, o aumento de competências internas para gerenciamento de capacidade de recursos.

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218Q242256 | Governança de TI, ITIL, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O gerenciamento de mudanças é referenciado na Transição de Serviços do ITIL e no domínio Entrega e Suporte do COBIT.

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219Q849241 | Governança de TI, ITIL, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o seguinte item, considerando a ITIL 4.

A prática de gerenciamento e desenvolvimento de software na ITIL 4 gerencia a implementação da solução embasada em práticas ágeis, especificamente no Scrum, organizando as entregas por meio de sprints entre uma e quatro semanas.

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220Q236398 | Governança de TI, ITIL, Profissional Básico Análise de Sistemas Suporte, BNDES, CESGRANRIO

Em um curto período, 6 usuários reclamaram do tempo de resposta da Intranet corporativa na Central de Serviços. O processo ITIL (v2) responsável por descobrir a causa dessas ocorrências é o gerenciamento de

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