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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q120204 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Na empresa ACME, um novo servidor é instalado, substituindo um que já estava bem antigo. O novo servidor irá funcionar como um servidor de arquivos para a rede local. O processo da ITIL responsável pelo registro destas modificações na base de dados do ITIL é o Gerenciamento de

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222Q649696 | Informática, ITIL, Analista de TI, Conselho Regional de Farmácia TO, IADES, 2019

Assinale a alternativa que indica as funções que fazem parte da operação de serviços de TI descritos pelo ITIL.
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223Q648172 | Informática, ITIL, Analista de Gestão, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

Incidentes registrados pelo Service Desk devem ser associados a códigos de prioridade que determinam o tempo de solução estimado para a falha reportada. O ITIL v3 sugere a definição de critérios com base no nível de urgência e impacto para que seja definido um modelo de priorização no tratamento dos incidentes. A partir das recomendações do ITIL v3, assinale a opção que não é um fator que deve ser considerado na definição do critério de prioridade no tratamento de incidentes.
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224Q231998 | Governança de TI, ITIL, Profissional Básico Análise de Sistemas Suporte, BNDES, CESGRANRIO

Um usuário reclama na Central de Serviços, com razão, que o servidor de arquivos de seu departamento está fora do ar. O processo ITIL (v2) que assegura o restabelecimento mais breve possível do serviço relacionado é o gerenciamento de

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225Q121419 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Na ITIL, como o processo de Gerenciamento de Problemas suporta as atividades da Central de Serviços?

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226Q635472 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRF 3a, FCC

Dentre as atividades do Gerenciamento de Incidentes da ITIL v3 atualizada em 2011, está a priorização de incidente. Esta atividade é realizada criando-se uma matriz de risco relacionada a urgência do tratamento do incidente e o impacto que o incidente poderá causar na operação da empresa. Deve-se usar, nesta atividade, a matriz de definição de prioridade
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227Q849629 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

A ITIL V4 define quatro dimensões do gerenciamento de serviços, que são críticas para uma eficiente e eficaz entrega de valor aos clientes e a outros stakeholders. Duas dessas dimensões são:
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228Q248291 | Governança de TI, ITIL, Técnico de Informática, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de
tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.

A gestão de demandas consiste em um processo do ITIL versão 3 que descreve os serviços, em termos de valor para o negócio, e define as necessidades do negócio e as soluções do provedor para essas necessidades. Além desses aspectos, esse processo possibilita a comparação dos serviços de diversos provedores, com base em sua descrição e seu valor.

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229Q110837 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL
versão 3, julgue os itens que se seguem.

São métricas adotadas no modelo ITIL: mean time between failures (MTBF), mean time between service incidents (MTBSI), mean time to repair (MTTR) e mean time to restore service (MTRS). O MTBSI pode ser definido como a soma do MTBF e do MTRS; e o MTRS é sempre maior ou igual ao MTTR.

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230Q120058 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a figura e o texto abaixo para responder às questões

Imagem 062.jpg

Essa figura apresenta um modelo de processos, baseado no ITIL, que uma empresa está elaborando para a sua área de TI. Nesse modelo pode-se observar o interrelacionamento entre os processos da ITIL. Os processos relacionados às áreas Suporte ao Serviço e Entrega do Serviço do ITIL estão numerados. No modelo que está sendo elaborado, o processo de
gerenciamento de comunicação é responsável por todo o movimento de informações entre TI e o negócio, e o processo de gerenciamento de relacionamentos é responsável pelo companhamento de todo o histórico de interações do cliente.

Considere as seguintes características de processos do ITIL.

(A) Uma solução de contorno é um método de evitar os efeitos para o usuário de um incidente ou de um problema em um serviço de TI, por meio da implementação de uma solução temporária, previamente definida por este processo.

(B) Um dos maiores objetivos deste processo é restabelecer o serviço de TI o mais rápido possível para o seu usuário, frequentemente pela adoção de uma solução de contorno, em lugar da determinação de uma solução permanente, procurando, por exemplo, por melhorias estruturais na infraestrutura de TI para prevenir tantos incidentes futuros quantos forem possíveis.

As características A e B, acima apresentadas, dizem respeito, respectivamente, aos processos:

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231Q626815 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

De acordo com a ITIL v3, as requisições de serviço
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232Q851908 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Um funcionário do Tribunal de Justiça do RN envia um email para a central de serviços registrando uma reclamação de que ocorre um erro durante o uso de um sistema específico, fazendo com que sua sessão seja encerrada. A fim de rastrear a causa desse problema, a ITIL V4 prevê o processo de
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233Q618200 | Informática, ITIL, Perito Criminal, Polícia Científica de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE

O comitê gestor de TI de uma organização decidiu implantar, na gestão de serviços, um processo da área de desenho de serviço da ITIL para gerenciar riscos que possam impactar seriamente o negócio. O processo deverá incluir a redução de riscos a um nível aceitável bem como o planejamento para a recuperação de processos de negócio, caso este seja interrompido.

O processo da ITIL v3 que supre a demanda do comitê gestor é o processo gerenciamento de

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234Q641777 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao gerenciamento de serviços e às práticas adequadas a esse tipo de gerenciamento, julgue os próximos itens. A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) pode ser dividida em processos tático e operacional.
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235Q634461 | Informática, ITIL, Assistente Técnico de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Associe os termos aos conceitos que os definem corretamente:

I. ITIL.

II. OWASP.

III. ISO/IEC 27001.

( ) Conjunto de melhores práticas para a gestão de serviços em TI e para o alinhamento desta área com os negócios da empresa.

( ) Organização focada em melhorar a segurança de softwares, em especial os softwares baseados na web.

( ) Modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Está CORRETA a seguinte seqüência de respostas:

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236Q107656 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

Os processos de gerenciamento da disponibilidade e gerenciamento de problema, no modelo ITIL, são tratados, respectivamente, nas publicações

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237Q186252 | Governança de TI, ITIL, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Texto associado.

Para responder às questões de 31 a 50, considere
que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer
outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando
não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8.
Mouse padrão destro.

Auxilia no gerenciamento do ambiente de TI por meio do registro de todos os seus itens em um banco de dados, efetuando um controle dos componentes da infraestrutura de TI utilizados na realização dos serviços de TI. Trata-se do processo da área de Suporte de Serviços do ITIL denominada Gerenciamento de

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238Q657045 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito do processo responsável por gerenciar as alterações de maneira controlada, incluindo alterações padrão e manutenção de emergência relacionadas a processos de negócios, aplicativos e infraestrutura, assinale a opção correta, à luz da ITIL v3 e do COBIT 5.
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239Q645392 | Informática, ITIL, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

No modelo ITIL, versão 3, o provimento de funções e os processos relacionados à gestão da segurança da informação se relacionam a mais de uma das fases do ciclo de vida de serviços de TI, pois o gerenciamento de disponibilidade e o gerenciamento de continuidade de serviços de TI são aspectos diretamente concernentes à segurança e encontramse organizados na fase de desenho de serviço, enquanto os gerenciamentos de acessos e de incidentes, também relacionados à gestão da segurança, encontram-se organizados na fase de operação de serviços.

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240Q648434 | Informática, ITIL, Analista de TI, Conselho Regional de Farmácia TO, IADES, 2019

Assinale a alternativa que indica um dos objetivos da melhoria contínua de serviço descrita pelo ITIL
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