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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q637942 | Informática, ITIL, Especialista em Gestão de Telecomunicações, TELEBRAS, CESPE CEBRASPE

De acordo com a biblioteca ITIL, um serviço de TI é a descrição de um conjunto de recursos dessa mesma natureza. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

Em relação ao serviço, o ITIL v3 é composto pelos seguintes volumes: estratégia, projeto, transição, operação e melhoria contínua.

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242Q619061 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

A orientação complementar à ITIL v.3 consiste em um conjunto de publicações que são destinadas a adaptar a implementação e a utilização das práticas do núcleo da ITIL para diferentes setores empresariais, tipos de empresas e plataformas tecnológicas.

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243Q847745 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Na ITIL V3, o Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI tem o propósito de gerenciar a capacidade da área de TI em continuar a fornecer níveis de serviços de TI pré-determinados e acordados para suportar os requisitos mínimos do negócio. Um dos conceitos do Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI, é o de
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244Q107671 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL
versão 3, julgue os itens que se seguem.

Se, em uma base de dados de erros conhecidos de uma organização que possui alto nível de maturidade no modelo ITIL, existe um número x de registros de erros, então é de se esperar que exista uma quantidade: de registros de problemas aproximadamente igual a x; kx de registros de incidentes, em que k é um número superior a 1; lx de pacotes de release, em que l é um número superior a 1.

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245Q647088 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Segundo ITIL, restaurar os serviços ao normal o mais rápido possível e minimizar o impacto negativo nas operações de negócio são objetivos de qual processo da operação de serviços?
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246Q119007 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

A respeito da Information Technology Infrastructure Library (ITIL), analise as afirmativas a seguir.

I. É independente de tecnologia e fornecedor.

II. É adequada para todas as áreas de atividade.

III. Está dividida em quatro domínios: planejamento e organização; aquisição e implementação; entrega e suporte; monitoração.

Assinale:

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247Q647503 | Informática, ITIL, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

O núcleo da ITIL v3 (2011) é composto por cinco publicações, cada uma delas relacionada a um estágio do ciclo de vida do serviço, contendo orientações para uma abordagem integrada de gerenciamento de serviços.

As orientações sobre o processo "Gerenciamento do Portfólio de Serviços" aplicam-se a qual estágio?

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248Q244865 | Governança de TI, ITIL, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

No COBIT, há processos que lidam com a avaliação e o gerenciamento de riscos, inseridos no domínio Planejamento e Organização, ao passo que, no ITIL, não há processos referentes a tais aspectos.

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249Q851886 | Governança de TI, ITIL, Gestor de Projetos, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere a governança de TI, COBIT 2019 e ITIL 4, julgue os itens a seguir.

Na ITIL 4, os processos de gerenciamento do catálogo de serviços e gerenciamento da demanda fazem parte do estágio denominado estratégia de serviço.

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250Q647352 | Informática, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual Classe A, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2019

No tocante à implantação de processos de governança, assinale a opção correta, acerca da gestão de recursos humanos e de pessoas, conforme as boas práticas descritas no COBIT 5, na ITIL v3 e no PMBOK.
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251Q113600 | Governança de TI, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São processos da publicação Estratégia de Serviços da ITIL V3:

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252Q649754 | Informática, ITIL, Especialista Técnico 1, Banco do Nordeste, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, a respeito do ITIL versão 3, que descreve um conjunto de boas práticas para a gestão de serviços de tecnologia da informação. Na etapa de melhoria contínua de serviços no ITIL versão 3, as entidades devem analisar constantemente seus processos de negócios, de maneira a acompanhar novas necessidades.
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253Q630583 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure Library), versão 3.

A maturidade dos serviços de TI deve ser avaliada pela fase de melhoria continuada com base em conceitos alinhados com o modelo de maturidade genérico do COBIT.

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254Q848703 | Governança de TI, ITIL, Analista Legislativo, FCC, 2020

A gerência de tecnologia da informação está realizando uma avaliação de oportunidades de terceirização de serviços de administração de datacenter e quais os riscos operacionais e legais que pode sofrer, caso decida pela terceirização, atendendo a um pedido da alta direção. Essa atividade está relacionada com o
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255Q635732 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

No ITIL, “identificar, controlar e auditar as informações exigidas para gerenciar os serviços de TI, através da definição e manutenção de um banco de dados de itens controlados, seu status, ciclos de vida, relacionamentos e quaisquer outras informações necessárias para gerenciar a qualidade dos serviços de TI” é a definição da missão do gerenciamento de

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256Q647318 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas de Informática Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre conceitos do estágio de operação de serviço da ITIL V3 2011:

I – Uma interrupção planejada de um serviço de TI é definida como um incidente.

II – Um problema cuja causa raiz e solução de contorno já foram documentadas pode ser definido como um erro conhecido.

III – Uma mudança de estado que possui significado para o gerenciamento de um item de configuração ou serviço de TI pode ser definida como um evento.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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257Q632731 | Informática, ITIL, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Com relação à biblioteca de boas práticas na oferta de serviços de tecnologia da informação denominada ITIL (Information Technology Infrastructure Library), versão 2, em qual local um administrador poderia verificar a dependência existente entre um determinado equipamento e a interrupção de um serviço de rede?
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258Q847811 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

Um analista de nível 1 atendeu o chamado de número 1567: "O notebook localizado na Diretoria de RH está apresentando problema para carregar. Parece ser mal contato do carregador.". Para atender esse chamado, o analista de nível 1 escalou o chamado para nível 2, informando todos os procedimentos realizados e que não conseguiu resolvê-lo, pois precisava trocar o carregador e não tinha permissão para realizar a troca do equipamento.

Quando o chamado foi escalado, o atendente de nível 2 recebeu o chamado

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259Q113165 | Governança de TI, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São funções da Operação de Serviço:

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260Q646674 | Informática, ITIL, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Qual dos livros abaixo não compõe o ITIL v3?
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