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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q238128 | Governança de TI, ITIL, Programador de Computador, TRE CE, FCC

Sobre os fundamentos da Operação de Serviços no ITIL V3, analise:

I. O objetivo é coordenar e executar as atividades e processos requeridos para entregar e gerenciar serviços de acordo com o combinado com usuários e clientes.

II. É responsável pelo gerenciamento contínuo da tecnologia que é utilizada para entregar e manter os serviços.

III. Inclui a execução de todas as atividades em curso necessárias para entregar e manter os serviços.

Está correto o que consta em
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262Q107165 | Governança de TI, ITIL, Analista de banco de dados, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

Entre as extensões que a ITIL v.3 traz em relação a sua versão anterior, estão estratégias de serviços para modelos de sourcing e de compartilhamento de serviços e abordagens de retorno de investimento para serviços.

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263Q637348 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure Library), versão 3.

Embora tenha uma grande ênfase na fase de estratégia de serviço, o gerenciamento de risco também está presente na fase de desenho e de transição do ciclo de vida do serviço.

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264Q117173 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Dentre os processos da Information Technology Infrastructure Library (ITIL), o Gerenciamento de Configuração é o responsável pela criação da base de dados de gerenciamento de configuração, a qual é constituída pelos detalhes dos itens de configuração, empregados no aprovisionamento e no gerenciamento dos serviços de TI.
Nesse contexto, um item de configuração é um componente que faz parte ou está diretamente relacionado com a infraestrutura de TI, podendo ser físico ou lógico, como também composto por outros itens de configuração.

São exemplos de itens de configuração:

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265Q163527 | Governança de TI, ITIL, Auxiliar da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Texto associado.
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.

Restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível e garantir, desta forma, os melhores níveis de qualidade e disponibilidade do serviço é objetivo, no ITIL, do processo
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266Q848085 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

A ITIL V4 define o Service Value System (SVS), que descreve como todos os componentes e atividades da organização trabalham juntos como um sistema, de forma a criar valor. No contexto do SVS, a prática que tem o propósito de alinhar as práticas organizacionais e serviços com as mudanças nas necessidades de negócio é conhecida como
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267Q624112 | Informática, ITIL, Técnico Superior de Análise de Sistemas e Métodos, PGE RJ, FCC

O processo de Gerenciamento de Configuração e de Ativos de Serviço do ITIL é definido no estágio do ciclo de vida

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268Q106745 | Governança de TI, ITIL, Analista de banco de dados, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

Estratégia de serviço é a publicação do núcleo da ITIL v.3 que contém orientações acerca do projeto e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de serviços. Essa publicação apresenta, em detalhes, aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do nível de serviço, da capacidade, da disponibilidade e da segurança da informação.

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269Q147756 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

As arquiteturas e os padrões para gerenciamento de serviços, segundo o ITIL, são definidos no estágio

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270Q657720 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Na ITIL v3, associadas ao processo de disponibilidade, estão definidas métricas como:

• tempo médio entre falhas (TMEF);

• tempo médio entre incidentes de serviço (TMEIS);

• tempo médio para restaurar serviço (TMRS);

• tempo médio para reparo (TMPR).

A respeito de tais métricas, é correto afirmar que

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271Q119636 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação aos conceitos utilizados nos processos do ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I - Um erro conhecido, uma chamada realizada para a central de serviços e um manual técnico de um software são exemplos de itens de configuração.
II - Garantir a segurança dos empregados e visitantes, assegurar a rápida ativação dos processos de negócio críticos, minimizar os danos imediatos e perdas em uma situação de emergência são objetivos de um Plano de Continuidade do Negócio.
III - CAPEX é todo o dinheiro que a área de TI gasta transformando o seu inventário (infraestrutura de TI) em ganho, item no qual são incorporados gastos como salários dos diretores, mão de obra direta, luz, água, impostos, depreciação e seguros.

Está correto o que se afirma em

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272Q115553 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

O processo que deve ser implementado para oferecer garantias à prestação de serviços de TI, após uma interrupção de serviço, é o processo de Gerenciamento

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273Q848529 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

A estruturação de um Service Desk envolve 4 componentes básicos: Pessoas, Processos, Informação e Tecnologia. No componente de Processos para estruturação de um Service Desk, um dos principais processos é o de Gerenciamento de Incidentes, constituído de diversas atividades, operacionalizadas seguindo um fluxo bem definido. A verificação do nível de satisfação do cliente é realizada após
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274Q648114 | Informática, ITIL, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

Ainda sobre ITIL v3, qual o processo responsável por manter e melhorar a qualidade dos serviços através de um ciclo constante de acordos, monitoração, relatórios e melhoria dos serviços, sendo ele estrategicamente focado no negócio, mantendo o alinhamento entre o negócio e a TI?
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275Q133102 | Governança de TI, ITIL, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

De acordo com o ITILv3, qual é a sequencia correta de eventos na escolha de uma ferramenta tecnológica?

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276Q119905 | Governança de TI , ITIL, Analista de TI Analista de Rede MCP, PRODAM AM, FUNCAB

No gerenciamento de mudanças de um ambiente de TI, é fundamental garantir que métodos e procedimentos padrões sejam usados de forma eficiente e que mudanças sejam manipuladas de forma correta, a fim de minimizar o impacto na qualidade dos serviços. Conforme as boas práticas da biblioteca ITIL, qual processo NÃO faz parte do escopo da Gestão de Mudanças?

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277Q109976 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL
versão 3, julgue os itens que se seguem.

No modelo ITIL, versão 3, o provimento de funções e os processos relacionados à gestão da segurança da informação se relacionam a mais de uma das fases do ciclo de vida de serviços de TI, pois o gerenciamento de disponibilidade e o gerenciamento de continuidade de serviços de TI são aspectos diretamente concernentes à segurança e encontram-se organizados na fase de desenho de serviço, enquanto os gerenciamentos de acessos e de incidentes, também relacionados à gestão da segurança, encontram-se organizados na fase de operação de serviços.

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278Q625332 | Informática, ITIL, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

Em relação aos fundamentos de SCRUM, ITIL V3 e COBIT, julgue os itens a seguir.

De acordo com a biblioteca ITIL V3, o banco de dados do gerenciamento de configuração (BDGC) contém todas as requisições de mudança de um item de configuração (IC).

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279Q218481 | Governança de TI, ITIL, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a governança de tecnologia da informação (TI),
COBIT, ITIL e PMBOK, julgue os itens de 83 a 90.

O livro Melhoria Contínua de Serviços, incluído na versão 3 do ITIL, apresenta uma visão de ciclo de vida embasado no modelo PDCA (plan, do, check, act).

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280Q639090 | Informática, ITIL, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

Segundo a ITIL v3 atualizada em 2011, no processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviço da Estratégia de Serviço, os serviços aprovados, liberados e disponíveis para serem contratados ficam no
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