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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q658395 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Programador, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que indica, no contexto do desenho do serviço da ITIL, o valor da disponibilidade semanal de um serviço acordado para funcionar por 8 horas diárias, de segunda à sexta-feira, mas que esteve fora do ar durante 4 horas nessa semana.
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302Q247560 | Governança de TI, ITIL, Técnico de Informática, MPE GO, FUNIVERSA

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é definido como

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303Q623157 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, BNDES, CESGRANRIO

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de problemas do ITIL é

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305Q185793 | Governança de TI, ITIL, Administrador de redes, MEC, FGV

Cada processo de Gerenciamento de Serviços de TI é constituído por um conjunto de atividades interrelacionadas, a partir de um objetivo estipulado, executadas para atingir os resultados desejados.
No que tange ao posicionamento dos processos do ITIL, os processos de suporte aos serviços de TI e de entrega de serviços de TI são classificados, respectivamente, em:

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306Q642358 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL V3, julgue os próximos itens.

No plano de continuidade de negócios, estão definidas as etapas necessárias para recuperar os processos de negócio logo após um desastre, bem como identificados os fatores que o invocarão, as pessoas que serão envolvidas e a comunicação. O plano de continuidade de negócios é composto, em uma parte significativa, pelos planos de continuidade de serviço de TI.

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307Q625540 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TST, FCC

No ITIL, versão 3, são descritos 5 estágios (cada um representado por uma publicação). Em um desses estágios, existem os processos Medida de Serviços (Service Measurement) e Relatórios de Serviços (Service Reporting). O estágio em que esses dois processos estão presentes é

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308Q649874 | Informática, ITIL, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, a respeito de processos do ITIL. Um dos objetivos do processo de gerenciamento de segurança da informação é garantir a confiabilidade na troca de informações entre a corporação e possíveis parceiros tecnológicos.
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309Q118163 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, CAPES, CESGRANRIO

Em uma empresa, a estação de trabalho de um determinado usuário travou. Ele entra em contato com a central de serviços relatando o fato e informando, adicionalmente, que essa mesma situação já ocorreu há seis meses atrás. Segundo o ITIL, esse evento caracteriza um(a)

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311Q649791 | Informática, ITIL, Analista de TI, Conselho Regional de Farmácia TO, IADES, 2019

O ITIL é dividido em cinco volumes. Qual deles é responsável pela concepção da solução a ser adotada, tomando por base as características esperadas para os serviços e culminando na elaboração de especificações que os descrevem?
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312Q619857 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.

Uma reclamação sobre o fornecimento dos serviços é um exemplo de requisição de serviço.

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313Q142019 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Informática, TRF 3a, FCC

Considere os seguintes itens relativos à ITIL v3:

I. A habilidade de detectar incidentes o quanto antes. Este quesito irá requerer treinamento dos usuários que irão fazer o relato de incidentes, o uso de Super Usuários e a configuração de ferramentas de manutenção de eventos.
II. Pessoal de apoio adequado, orientado ao cliente, com treinamento técnico e com níveis de habilidade corretos, em todas as fases do processo.
III. Disponibilidade de informações sobre os problemas e erros conhecidos. Isso permitirá que a equipe de Gerenciamento de Incidentes aprenda com os incidentes anteriores e também acompanhe o status de resoluções.

De acordo com a ITIL, é correto dizer que os itens

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314Q100562 | Governança de TI, ITIL, Analista Suporte e Infraestrutura, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem

Os guias complementares da ITIL são as publicações que fornecem orientações específicas para diferentes setores da indústria e das organizações.

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315Q627256 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

O principal objetivo da estratégia do serviço é fornecer as diretrizes para fomentar os vários estágios do ciclo de vida do serviço e transformar o Gerenciamento de Serviços em um ativo estratégico, dando o direcionamento de como projetar, desenvolver e implementá-los. Assinale a afirmativa correta acerca da estratégia de serviços do modelo ITIL v3.
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316Q625230 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

No contexto do ITIL, considere a suposta lista de características de processos apresentada abaixo.

1. Entregar resultados específicos

2. Entregar resultados para clientes ou stakeholders

3. Envolver apenas uma unidade operacional

4. Permitir orçamento preciso

5. Possuir um processo alternativo em caso de falha

6. Responder a eventos específicos

7. Ser mensurável

De fato, o ITIL v3 identifica quatro importantes características de processos que são:

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317Q119926 | Governança de TI , ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista que, para o gerenciamento dos serviços de TI ter
mais qualidade, a empresa pode adotar o ITIL 3 (Information
Technology Infraestructure Library
, versão 3), julgue os itens que
se seguem, a respeito do ITIL.

A melhoria de serviço continuada inclui a definição do que deve ser medido e do que pode efetivamente ser mensurado.

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318Q616346 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, BNB, ACEP

Sobre a Gestão de Serviços de TI e o Modelo ITIL (Information Technology Infraestructure Library), é INCORRETO afirmar que:

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319Q633788 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A finalidade do processo de gerenciamento da demanda da estratégia de serviços constante do ITIL versão 3 é

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320Q104678 | Governança de TI , ITIL, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Tendo como referência a figura acima, julgue os itens de 79 a 85.

Os processos do domínio de entrega e suporte, descritos no modelo COBIT, incorporam os seguintes aspectos: (i) gestão de capacidade; (ii) gestão de continuidade de serviços; (iii) gestão da segurança de sistemas; (iv) gestão de problemas. Uma associação adequada entre esses aspectos e as áreas descritas no modelo da figura apresentada é: {(i, D), (ii, D), (iii, G), (iv, E)}.

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