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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q628893 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE CE, FCC

Segundo o ITIL V3, as definições de processos descrevem ações, dependências e sequência. Em relação às suas características, os processos

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362Q242640 | Governança de TI, ITIL, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O foco do ITIL é o gerenciamento de serviços, o do COBIT, o negócio, do que se conclui que aspectos relacionados à gerência financeira e de investimentos de TI são tratados pelo COBIT, mas não pelo ITIL.

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363Q119761 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Pleno Infra estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Profissionais da área de consultoria de uma empresa podem utilizar seus laptops nos hotéis para obter informações sobre os clientes e horários de viagem. Em diversos casos eles perceberam que, quando um determinado tipo de modem estava instalado nos laptops, a comunicação apresentava problemas, não sendo satisfatória. Foi, então, identificada uma solução temporária para este problema. Além do Gerenciamento de Incidentes, apenas quais processos que estão envolvidos na obtenção de uma solução estrutural?

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364Q112375 | Governança de TI, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure
Library
), versão 3.

Embora tenha uma grande ênfase na fase de estratégia de serviço, o gerenciamento de risco também está presente na fase de desenho e de transição do ciclo de vida do serviço.

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365Q635263 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

No que diz respeito ao desenvolvimento da estratégia de serviço na organização, é necessário considerar o estilo de gestão organizacional dominante na empresa, o qual pode apresentar os seguintes estágios ou níveis de maturidade: rede, diretivo, delegação, coordenação e colaboração.

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367Q625570 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a gestão da tecnologia da informação com base na ITIL (information technology infrastructure library), versão 2.

Considere que o Service Desk tenha recebido uma ocorrência relativa à indisponibilidade de uma impressora de rede e que o suporte ao serviço tenha optado por uma atualização do equipamento. Nesse caso, o gerenciamento da disponibilidade estará corretamente envolvido quando orientar a realização da instalação e da configuração do novo equipamento de acordo com as exigências atuais do negócio.

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368Q151226 | Segurança da Informação, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à segurança da informação e ao ITIL (information
technology infrastructure library
), que define um modelo de
gerenciamento de segurança da informação, julgue os itens
seguintes.

O código de boas práticas do ITIL fornece uma visão de
segurança sob a perspectiva do usuário final de tecnologia da
informação (TI).

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369Q626434 | Informática, ITIL, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o ITIL v.3 envolve uma série de aspectos e funções relacionadas à TI, julgue os itens subsequentes.

A transição de serviços no ITIL v.3 ocupa-se com a implementação de todos os aspectos de um serviço.

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370Q112136 | Governança de TI, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure
Library
), versão 3.

O catálogo de serviço é a única parte do portfólio de serviço de TI visível aos clientes, pois inclui informações a respeito das entregas, preços e pontos de contato.

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371Q112502 | Governança de TI, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure
Library
), versão 3.

A ITIL é focada em auxiliar as organizações na melhoria de seus processos de desenvolvimento e na manutenção de produtos e serviços.

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372Q643719 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

Considere:

I. Ação de reiniciar um servidor.

II. O antivírus está desatualizado.

III. Todas as portas USB pararam de funcionar.

IV. A memória do servidor de Banco de Dados ultrapassou 80% da taxa de ocupação.

De acordo com a ITIL v3 edição 2011, a lista traz exemplos, respectivamente, de:

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373Q646796 | Informática, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual Classe A, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Em determinado órgão, foi identificada a necessidade de solucionar os seguintes problemas:

(a) ausência de gerenciamento dos softwares desenvolvidos internamente, quanto a versão, recursos e arquiteturas;

(b) falhas na entrega de informações que deveriam ser precisas, na perspectiva de serem corretas, para a pessoa certa, no momento certo.

De acordo com a ITIL v3, esses problemas podem ser resolvidos com a implantação

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374Q647863 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.

I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.

II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.

III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.

Com referência aos requisitos apresentados, julgue os itens seguintes, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.

De acordo com o ITIL v3, a implantação do requisito III cabe à gerência de incidentes, que inclui a área/setor da organização que lida com o cumprimento de requisições.
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375Q648119 | Informática, ITIL, Analista em Tecnologia da Informação, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Acerca do ITIL V3, analise as afirmativas a seguir:

I. A operação normal de um serviço deve ser restaurada o mais rápido possível, de modo que o impacto seja mínimo, de acordo com o gerenciamento de incidentes.

II. Gerenciamento de capacidade é um dos processos do livro Desenho de Serviços.

III. Os acordos de níveis de serviço são gerados na fase denominada melhoria continuada do serviço.

Está correto somente o que se afirma em:

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376Q262329 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

Considerando a ITIL, o gerenciamento de

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377Q626106 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) está, atualmente, sob o domínio do OGC (Office of Government Commerce), órgão do governo britânico que tem como objetivo desenvolver metodologias, criar padrões e otimizar e melhorar os processos internos de tecnologia da informação (TI) em todos os segmentos do governo. Com relação à ITIL, julgue os itens a seguir.

A ITIL é um método composto de descrições específicas de como as atividades devem ser executadas para se obterem os melhores resultados na entrega e no suporte aos serviços de TI de uma organização.

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378Q111823 | Governança de TI, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

São processos da Transição de Serviço:

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379Q641004 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.

As recomendações de gerenciamento do CobiT com orientação no modelo de maturidade em governança auxiliam os gerentes de TI no cumprimento de seus objetivos, de forma alinhada com os objetivos da organização.

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380Q645875 | Informática, ITIL, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, acerca dos conceitos apresentados no modelo ITIL e sua relação com a administração de banco de dados.

O planejamento de capacidade de sistemas apresenta maior dependência do dimensionamento do volume dos processos de negócios de uma organização e menor dependência dos riscos operacionais dessa organização.

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