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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q627618 | Informática, ITIL, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

No ciclo de vida do ITIL V.3, o processo de gerenciamento de serviço que está associado ao estágio de Transição de Serviços e ao estágio de Operação de Serviços denomina- se

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422Q253349 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE RR, FCC

O Gerenciamento da Capacidade de Componentes - GCC definido na ITIL V3, atualizada em 2011, acontece nas fases de Desenho de Serviços e Melhoria Contínua de Serviços, contemplando a função de
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423Q112295 | Governança de TI, ITIL, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

Na publicação Operação de Serviço, o processo Cumprimento de Requisição tem como objetivo

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424Q630248 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com base nas práticas de contingências e continuidade de serviços, no ITIL, e considerando que os ativos são componentes do processo de negócio da organização, julgue os seguintes itens. O levantamento dos serviços críticos é efetuado no ITIL por meio do procedimento denominado análise do impacto no negócio.
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425Q628775 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL, julgue os itens de 21 a 30.

A decisão para o desenvolvimento ou compra de um novo software é uma atividade pertinente ao gerenciamento de mudanças.

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426Q149353 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 8a Região, FCC

No ITIL V2, são duas disciplinas de Suporte de Serviços e duas de Entrega de Serviços, respectivamente, o Gerenciamento de

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427Q645746 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRT 18a, FCC

Na ITIL v3 ...... é um acordo realizado entre um provedor de serviço de TI e um cliente, que documenta metas de nível de serviço e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente. A lacuna é corretamente preenchida por

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428Q648592 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

Operação de Serviço é um dos 5 livros que compõem o ITIL v3 (Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação). É composto por cinco processos e quatro funções. Analise a seguinte assertiva: “tem como objetivo ser o ponto único de contato para usuários de TI e restaurar a operação normal dos serviços assim que possível”. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o processo ou a função a que esse objetivo pertence.
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429Q629411 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, IESES

No ITIL, quais são as diferenças entre o catálogo de serviços de negócio e o catálogo técnico de serviços?
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430Q646311 | Informática, ITIL, Analista de Sistema Computacional, TJ MS, FADEMS

ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é uma biblioteca de boas práticas nos serviços de tecnologia da informação. Sobre os processos de Suporte aos Serviços é correto afirmar.

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431Q646568 | Informática, ITIL, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir. No ITIL, o conceito de serviço de TI diz respeito a um ou mais sistemas de TI que habilitam os processos de negócio da organização.
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432Q110907 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, SAD PE, CESPE CEBRASPE

No modelo ITIL, o desenvolvimento da estratégia deve levar em consideração o estilo de gestão organizacional dominante na empresa, pois ele poderá ser crucial na concepção da estrutura organizacional mais adequada para o serviço. Assinale a opção que apresenta os estágios similares a níveis de maturidade referentes aos estilos de gestão do referido modelo.

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433Q641855 | Informática, ITIL, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir tendo como base a versão 2 de ITIL.

O gerenciamento de serviços de TI engloba todos os processos que cooperam para garantir a qualidade dos serviços de TI em produção, de acordo com os níveis de serviço acordados com o cliente.

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434Q658031 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

O processo responsável por compartilhar perspectivas, ideias, experiência e informações, assim como por garantir que elas estejam disponíveis no lugar certo e no momento certo, com vistas a apoiar todas as atividades do processo e facilitar a tomada de decisão, é denominado
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435Q641162 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos de gerenciamento de serviços do ITIL, julgue os itens de 32 a 36.

A trilogia da qualidade de Juran é formada pelo controle de qualidade, o planejamento da qualidade e a manutenção da qualidade.

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436Q197288 | Governança de TI, ITIL, Analista, INFRAERO, FCC

Sobre as características chave do ITIL, considere:
I. Não proprietário.
II. Prescritivo.
III. Melhores práticas.
IV. Boas práticas.
Contribuem para o sucesso global do ITIL a aplicação da característica que consta em

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437Q632025 | Informática, ITIL, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos: I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha. II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido. III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção. A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:
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438Q149214 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao modelo ITIL, julgue os itens que se seguem.

Um incidente é um evento que não é parte da operação padrão de um serviço e que pode interromper o serviço ou reduzir sua qualidade. O gerenciamento de incidente (incident management) visa restaurar a operação normal dos serviços e minimizar impactos adversos decorrentes de incidentes. Esse processo contém atividades para detectar, registrar, classificar, investigar, diagnosticar e resolver incidentes.

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439Q647930 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Medicina DF, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito à governança de TI, julgue os próximos itens. A ITIL, uma biblioteca de infraestrutura de TI, é um conjunto de conceitos e práticas que buscam a gestão, com qualidade e eficiência, dos serviços de TI, englobando os processos de gerenciamento, desenvolvimento e operação. Essa biblioteca é um padrão de uso aberto, desvinculada de fornecedores de serviços de TI, podendo ser adaptada à realidade da empresa que a use.
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440Q645690 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure Library), versão 3.

Os processos de gerenciamento da mudança, gerenciamento de liberação e implantação, bem como o processo de gerenciamento da configuração e de ativo de serviço, fazem parte da fase de transição no ciclo de vida do serviço.

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