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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q640881 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

À luz dos fundamentos de CMMI e ITIL, julgue os itens seguintes.

No ITIL v3, o processo de gerenciamento financeiro de serviços de tecnologia da informação (TI) está relacionado à fase de desenho de serviço, e o processo de gerenciamento de continuidade de serviços de TI está relacionado com a fase de estratégia de serviço.

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442Q611016 | Informática, ITIL

Considere, por hipótese, que um Tribunal utilize o serviço de uma empresa terceirizada cuja equipe de TI deve fornecer serviços por 200 horas mensais. De acordo com o processo Gerenciamento da Disponibilidade da ITIL v3 edição 2011, a Disponibilidade (D) pode ser medida como uma taxa percentual calculada em relação ao Tempo Total de Disponibilidade (TTD) de um período e o Tempo Total de Indisponibilidade (TTI) no mesmo período, de acordo com a fórmula: D = ((TTD – TTI) * 100)/ TTD

Suponha que os serviços de TI ficaram indisponíveis 40 horas em um determinado mês e que a empresa tenha um Acordo de Nível de Serviço-ANS com meta de 95% de disponibilidade. A disponibilidade (D) oferecida pela empresa terceirizada e a meta de disponibilidade acordada são, correta e respectivamente,

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443Q851157 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Técnico de Suporte Sênior, COMPERVE, 2020

A estruturação de um Service Desk envolve 4 componentes básicos: Pessoas, Processos, Informação e Tecnologia. No componente de Processos para estruturação de um Service Desk, o processo de gerenciamento de
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444Q643033 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure Library), versão 3.

O catálogo de serviço é a única parte do portfólio de serviço de TI visível aos clientes, pois inclui informações a respeito das entregas, preços e pontos de contato.

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445Q647647 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) foi desenvolvida a partir de uma encomenda do governo britânico, que não estava satisfeito com o nível de qualidade dos serviços de TI a ele prestados. Com relação à versão 3 da ITIL, denominada V3, lançada em 2007 e posteriormente atualizada em 2011, é INCORR ETO afirmar que
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446Q268258 | Governança de TI, ITIL, Analista Desenvolvimento de Sistemas, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de nível de serviço é garantir que os serviços em operação estejam registrados no catálogo de serviço.

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447Q107647 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 022.jpg

A figura acima apresenta a relação entre domínios do arcabouço
ITIL Publication Framework. Com relação a esse tema e
considerando os dados da tabela ao lado, julgue o item
seguinte.

Entre os elementos relacionados ao planejamento de soluções tecnológicas do arcabouço do ITIL V2, pode-se considerar que o conjunto dos processos de gerenciamento de capacidade é, comparado aos demais processos existentes nos domínios de suporte de serviços, o que mais depende das informações associadas ao elemento 5 da tabela considerada.

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448Q848532 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Analista de Suporte Pleno Infraestrutura, COMPERVE, 2020

De acordo com a ITIL v3, um banco de dados ou documento estruturado usado para gerenciar os aplicativos durante todo o seu ciclo de vida, que contém atributos principais de todos os aplicativos e algumas vezes é implantado como parte do Portfólio de Serviç o ou como parte do sistema de Gerenciamento da Configuração, pode ser definido como
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449Q242859 | Governança de TI, ITIL, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

O gerenciamento de problemas é descrito, no ITIL, na Operação de Serviços, inexistindo processo similar a esse no COBIT.

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450Q633281 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Maranhão, IESES

Não existem catálogos de serviços no ITIL.
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451Q640216 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.

O atributo denominado situação no banco de dados do gerenciamento da configuração (BDGC) ajuda a verificar quais itens de configuração estão em manutenção em um determinado momento.

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452Q642539 | Informática, ITIL, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (Tl),julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2. Os SLO (service levei objectives) referem-se aos objetivos de processos e envolvem a avali ação do impacto das mud anças sobre a qualidade de serviço e sobre os SLA ( service levei agreement), quando as mudanças são propostas e depois de implementadas.
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453Q656888 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere ao processo para identificação, avaliação e controle de riscos em uma organização, assinale a opção correta, à luz da ITIL v3 e do COBIT 5.
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454Q146187 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Segundo o ITIL, na fase de categorização de incidentes, para poder analisar os tipos e frequências de incidentes e poder estabelecer as tendências para seu uso em
Gerenciamento de Problemas, Gestão de Fornecedores e outras atividades, é importante que

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455Q617531 | Informática, ITIL, Agente Fiscal de Rendas, SEFAZ SP, FCC

No gerenciamento de serviços de TI, segundo o ITIL v.2, tem foco operacional o processo:

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456Q849552 | Governança de TI, ITIL, Gestor de Projetos, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere a governança de TI, COBIT 2019 e ITIL 4, julgue os itens a seguir.

No ciclo de vida, o estágio desenho do serviço é definido pela ITIL 4 como o desenho dos serviços de TI apropriados e inovadores, incluídas suas arquiteturas, seus processos, suas políticas e sua documentação, para atender os requisitos de negócio atuais e futuros.

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457Q156313 | Governança de TI, ITIL, Analista Ministerial Informática, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista que o ITIL v.3 envolve uma série de aspectos e
funções relacionadas à TI, julgue os itens subsequentes.

O projeto de serviços, sob a perspectiva do ITIL v.3, assume que os serviços de TI são estáticos e sofrem limitadas e raras alterações relacionadas à oferta de serviços com suporte aos negócios da organização.

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458Q636076 | Informática, ITIL, Analista de Suporte em Tecnologia da Informação, Casa da Moeda, CESGRANRIO

O principal servidor de arquivos de uma empresa sofreu uma pane em seu sistema operacional, ocasionando a indisponibilidade de seus serviços. Um analista de produção que trabalha no centro de processamento de dados participa da restauração do servidor. De acordo com o ITIL, os usuários afetados devem contatar o(a)
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460Q107720 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCE GO, FCC

A ITIL v3, no estágio Estratégia do Serviço, se refere a uma atividade que identifica funções vitais de negócio e as suas dependências, que podem incluir fornecedores, serviços de TI, pessoas e outros processos de negócio. Esta atividade define os requisitos de recuperação para serviços de TI, que incluem objetivos de tempo de recuperação e de ponto de recuperação e as metas de nível de serviço mínimas para cada serviço de TI.

Esta atividade é definida como
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