Início

Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q619771 | Informática, ITIL, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

O ITIL (IT Infrastructure Library) versão 3 é formado por 5 grandes blocos de publicações. Um desses blocos tem como propósito descrever como adaptar continuamente os serviços de TI a um ambiente de negócios que vive em contínua evolução. O bloco a que se refere essa descrição é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q151830 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ SE, FCC

Gera informações para o

I. Financial Management for IT fazer a contabilização de gastos sobre os ativos de TI;
II. IT Service Continuity Management considerar os componentes no plano de continuidade de TI;
III. Availability Management levantar riscos relacionados à disponibilidade.

Trata-se do processo ITIL

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q644663 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI. No ITIL, o processo Melhoria Contínua do Serviço é suportado por dois processos de gerenciamento de serviço, como o processo de relato de serviço e o de medição de serviço. O relato de serviço é composto por relatórios de serviço, a partir de dados coletados e monitorados durante a entrega do serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️

464Q252217 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário, TRT 12a Região, FCC

O principal objetivo da Operação de Serviço da ITIL v3 é :

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q629329 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL, julgue os itens de 21 a 30.

Uma CMDB (base de dados de gerenciamento de configurações) pode conter diferentes itens de configuração, como hardware, software, documentação e usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q635558 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à ITIL v3, julgue os itens seguintes. Gerenciamento de disponibilidade é o processo que visa aperfeiçoar a capacidade da infraestrutura de TI, serviços e suporte para prover, a custo efetivo, um nível de disponibilidade que permita ao negócio atender a seus objetivos.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q641722 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

O processo chave Gerência de Nível de Serviço do ITIL, além do estágio Projeto de Serviço, pode ser provido adicionalmente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q632310 | Informática, ITIL, Analista de Banco de Dados, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Por apresentar defeitos recorrentes, uma placa de rede de uma estação de trabalho foi substituída por outra de um fabricante diferente. O processo ITIL, responsável pelo registro da nova placa de rede nessa estação, é o gerenciamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q626428 | Informática, ITIL, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL v3, julgue os seguintes itens. No ciclo de gerenciamento de serviço do ITIL, tanto existem novos serviços quanto existem serviços alterados. O escopo do processo de validação e do teste de serviço abrange somente serviços novos, uma vez que serviços alterados são gerenciados por processos do estágio operação.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q634436 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

A versão 3.0 do ITIL inclui alguns livros, dentre eles o que engloba o conteúdo políticas, planejamento e implementação. É baseado em cinco aspectos principais: disponibilidade, capacidade, continuidade, gerenciamento de nível de serviços e outsourcing. Também estão presentes informações sobre gerenciamento de fornecedores e de segurança da informação. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q147290 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Informática, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do ITIL, julgue os itens que se seguem.

O service desk é uma área funcional que favorece a resolução imediata dos incidentes apresentados pelos usuários do serviço que buscam manter controlados os ativos utilizados no ambiente de TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q98967 | Governança de TI, ITIL, Analista Suporte e Infraestrutura, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de serviço é um conjunto especializado de habilidades organizacionais que propiciem o fornecimento de valor aos clientes em forma de serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q645541 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, TJ RS, FAUGRS

Qual dos volumes do ITIL V.3 é um guia de como tornar mais claro e priorizar investimentos sobre o provimento de serviços?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q257751 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre os processos da biblioteca ITIL.

I. Gerenciamento de Incidentes consiste na prevenção da reincidência de erros na infraestrutura de TI por meio da identifcação da causa-raiz.

II. Gerenciamento de Mudanças tem como objetivo assegurar que os métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados corretamente em todas as mudanças.

III. Gerenciamento da Confguração proporciona um modelo lógico da infraestrutura de TI mediante identifcação, controle, manutenção e verifcação da versão de todos os itens de confguração existentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q620552 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na ITIL (Information Technology Infrastructure Library), versão 3, julgue os seguintes itens, referentes ao gerenciamento de serviços de TI. Recomenda-se que as organizações adaptem as práticas da ITIL, conforme seu contexto, e defendam suas próprias melhores práticas no âmbito da estrutura global de gerenciamento de serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️

477Q262478 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 6a Região, FCC

ITIL é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q647504 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) pode ser definido como sendo um conjunto de boas práticas aplicadas em infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação. Sua versão atual é a 3, conhecida como ITIL v3, composta por 5 livros, e focada em serviços. Um de seus livros é o Desenho de Serviço. Assinale, a seguir, um processo do livro Desenho de Serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q648044 | Informática, ITIL, Auditor Fiscal da Receita Estadual Classe A, Secretaria da Fazenda do Estado RS, CESPE CEBRASPE, 2019

Ao rever a aplicação da ITIL em determinado órgão, um auditor verificou que os processos gerenciamento da mudança e gerenciamento da configuração e de ativos de serviço atuavam em outros estágios além daquele em que se encontram organizados na ITIL v3.

À luz da ITIL v3, infere-se desse achado da auditoria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q633492 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 5a, FCC

Atenção: As questões de números 57 a 60 devem ser respondidas considerando-se as atualizações realizadas na ITIL v3 em 2011. Considere: I. Restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível. II. Minimizar o impacto adverso nas operações do negócio. III. Monitorar o serviço de TI e detectar quando o desempenho cai abaixo dos limites aceitáveis. IV. Encontrar a causa raiz do problema e aplicar uma solução definitiva. São objetivos do processo de Gerenciamento de Incidentes da ITIL v3 o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.