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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q116378 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, CFA, IADES

Em relação aos processos descritos nos livros Suporte de Serviços (Service Support) e Entrega de Serviço (Service Delivery) da versão 2(V2) do modelo ITIL, assinale a alternativa correta.

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482Q657587 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Análise de Sistemas, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Para cada novo serviço de TI, mudança importante ou obsolescência de serviço de TI, a ITIL v3 recomenda produzir um documento que defina todos os aspectos do serviço de TI, incluindo-se seus requisitos em cada fase do seu ciclo de vida. Esse documento é
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483Q235473 | Governança de TI, ITIL, Programador de Computador, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao gerenciamento de serviços de TI, julgue os itens subsequentes, com base no ITIL v3.

O escopo da melhoria do serviço continuada inclui as atividades de planejamento contínuo da melhoria de processos; o monitoramento e o controle dos serviços; e o gerenciamento da demanda dos clientes.

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484Q635114 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI), gerenciamento de serviços, gestão de segurança da informação e governança de TI, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que o ITIL, sempre que citado, refere-se à versão 3.

O processo de gerenciamento de incidentes do framework ITIL deve priorizar a descoberta da causa-raiz do problema, encaminhá-la ao processo de gerenciamento de problemas e, após essa etapa, solucionar o incidente.

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485Q648939 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

De acordo com a abordagem do ITIL, o elemento do ciclo de vida de serviço que prevê e conceitua um conjunto de serviços direcionados ao alcance dos objetivos dos negócios de uma organização denomina-se:
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486Q631074 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o conjunto de práticas do ITIL (information technology infrastructure library), julgue os itens a seguir. A resolução de incidentes e a identificação de problemas prescindem dos resultados do processo de gerenciamento de capacidade.
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487Q645970 | Informática, ITIL, Nível II, MPS MPAS, CESPE CEBRASPE

Quanto aos conceitos de ITIL, governança e BSC (balanced scorecard), julgue os itens seguintes.

O livro Perspectiva do Negócio, do ITIL, objetiva a familiarização do setor de gerenciamento do negócio com os componentes essenciais e o desenho arquitetônico da infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da organização, necessários para sustentar os processos de negócio e proporcionar uma compreensão dos padrões de gerenciamento de serviços e melhores práticas.

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488Q153984 | Segurança da Informação, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à segurança da informação e ao ITIL (information
technology infrastructure library
), que define um modelo de
gerenciamento de segurança da informação, julgue os itens
seguintes.

Segundo o modelo definido pelo ITIL, toda disciplina de um
modelo de TI deve adotar técnicas de segurança dentro de
seus próprios processos.

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489Q633832 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, FMS PI, NUCEPE

Acerca dos processos ITIL (Information Technology Infrastructure Library), analise as proposições a seguir.

1) O Gerenciamento de Redes é responsável pelo gerenciamento dos serviços de rede e de seus protocolos.

2) O Gerenciamento de Configuração é o responsável por prover informações confiáveis sobre as configurações e documentações relativas à infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), de forma a suportar os demais processos de gerenciamento de serviços.

3) O Gerenciamento de Mudanças é o processo que garante a aplicação de procedimentos padronizados, a fim de lidar de forma eficiente com todas as mudanças no ambiente operacional, minimizando os impactos na qualidade dos serviços e prevenindo a ocorrência de incidentes em decorrência das mudanças.

4) O Gerenciamento de Liberação é responsável por prevenir a indisponibilidade do serviço, garantindo que as instalações de versões de hardware e software estejam seguras, autorizadas e devidamente testadas.

Estão corretas, apenas:

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490Q141851 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Informática, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do ITIL, julgue os itens que se seguem.

Um dos principais objetivos da gerência de incidentes é restaurar o serviço do usuário, a fim de minimizar os impactos na operação do negócio dentro dos níveis de service level agreement (SLA) estabelecidos. Para isso, a central de serviços deve inserir no sistema as requests for change (RFC) assim que o usuário reportar o problema identificado.

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491Q648477 | Informática, ITIL, Analista Portuário II, Empresa Maranhense de Administração Portuária MA, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, a respeito da biblioteca ITIL v3. O processo de gerenciamento de problema tem como meta principal gerenciar de forma proativa todo o ciclo de vida de todos os problemas; dessa forma, para cada problema, ele identifica a possível causa, elenca soluções e encaminha uma requisição de mudanças para que o controle de mudanças implemente a solução.
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492Q247626 | Governança de TI, ITIL, Técnico de Informática, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes.

Enquanto a gestão de projeto aplica-se ao desenvolvimento de sistema, o ITIL aplica-se aos serviços prestados pela TI.

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493Q107342 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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A tabela acima apresenta uma lista de elementos relacionados
com alinhamento entre TI e negócios.
Acerca dos dados mostrados na tabela acima, julgue o item
subseqüente.

A existência de um birô de serviços contribui mais para o atendimento do elemento 9 da tabela que a existência de acordos de nível de serviço.

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494Q625518 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TST, FCC

Segundo o ITIL, a maior categoria de impacto para um incidente, que resulta em interrupção significativa ao negócio é chamada de Incidente

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495Q105614 | Governança de TI , ITIL, Analista Administrativo Informática, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Tendo como referência a figura acima, julgue os itens de 79 a 85.

A elaboração de documentos que fornecem evidências do cumprimento de acordos de níveis de serviço é uma atividade rotineiramente executada sob o escopo dos processos de gerenciamento de disponibilidade descritos no elemento indicado por D no modelo da figura, e não, no elemento indicado por G.

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496Q624535 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 9a, FCC

A ITIL V3 reúne as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI utilizando práticas testadas e comprovadas. Seu núcleo é composto por 5 publicações que possuem diversos processos cada. A seguir são descritos três desses processos:

I. Visa governar os investimentos em gerenciamento de serviços através da empresa e gerenciá-los para que adicionem valor ao negócio. Este processo estabelece que há duas categorias de serviço: os serviços de negócio (definidos pelo próprio negócio) e os serviços de TI (fornecidos pela TI ao negócio, mas que este não reconhece como dentro de seus domínios). II. Visa manter e melhorar a qualidade dos serviços de TI através de um ciclo contínuo de atividades, envolvendo planejamento, coordenação, elaboração, estabelecimento de acordo de metas de desempenho e responsabilidade mútuas, monitoramento e divulgação de níveis de serviço (em relação aos clientes), de níveis operacionais (em relação a fornecedores internos) e de contratos de apoio com fornecedores de serviços externos. III. Abrange o gerenciamento do tratamento de um conjunto de mudanças em um serviço de TI, devidamente autorizadas (incluindo atividades de planejamento, desenho, construção, configuração e teste dos itens de software e hardware), visando criar um conjunto de componentes finais e implantá-los em bloco em um ambiente de produção, de forma a adicionar valor ao cliente, em conformidade com os requisitos estabelecidos na estratégia e no desenho do serviço. A relação correta entre a descrição do processo e o nome do processo e da publicação que o contém é
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497Q626585 | Informática, ITIL, Analista Técnico de Tecnologia da Informação, FUNPRESP, IADES

De acordo com o ITIL (v2), o processo que assegura restabelecimento, o mais breve possível, do serviço é o gerenciamento de
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498Q626125 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o conjunto de práticas do ITIL (information technology infrastructure library), julgue os itens a seguir. O processo de gerenciamento de problemas depende de todos os itens de configuração para identificar efetivamente e eficientemente as causas de incidentes.
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499Q636113 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Sobre o processo de gerenciamento da configuração e de ativo de serviço no volume transição de serviços da ITIL V3, analise.

I. Gerenciamento da configuração e de ativo de serviço identifica, controla e presta contas por ativos de serviços e itens de configuração, protegendo e garantindo sua integridade ao longo do ciclo de vida, além de incluir ativos que não sejam de TI e ativos de provedores de serviços, quando necessário.

II. Item de configuração – é um ativo, um componente de serviço ou qualquer outro item sob controle do processo de gerenciamento de configuração (hardware, software, documentação, equipe).

III. BDGC ou CMDB / banco de dados de gerenciamento de configuração – é uma biblioteca segura que armazena cópias-mestre de versões autorizadas e definitivas de itens de configuração (softwares).

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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500Q629976 | Informática, ITIL, Especialista em Previdência Social, Rioprevidência RJ, CEPERJ

No que diz respeito ao modelo ITIL v.3, um macroprocesso é posicionado como núcleo do modelo de gerenciamento, com o objetivo de alinhar e integrar os serviços de TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação aos negócios da organização. Esse macroprocesso é conhecido por:
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