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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q251769 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Muitos incidentes não são novos e envolvem lidar com algo que ocorreu anteriormente e tem grande chance de acontecer novamente. Por esta razão, muitas organizações utilizam estes incidentes para pré-definir padrões e criar modelos de incidentes. No ITIL, o grupo de modelos de incidentes pertence ao grupo:
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522Q119206 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, Sergipe Gás SA, FCC

Os dados da Base de Dados do Gerenciamento da Configuração (BDGC) somente podem ser modificados quando for concedida a permissão para modificar a infraestrutura. O processo que concede tal permissão é o Gerenciamento de

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523Q637357 | Informática, ITIL, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

O ITIL v3 estabelece, na publicação Desenho de Serviços, o processo Gerenciamento de Capacidade. Esse processo estabelece 3 elementos de gerenciamento de capacidade, a saber:
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524Q108211 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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A figura acima apresenta a relação entre domínios do arcabouço
ITIL Publication Framework. Com relação a esse tema e
considerando os dados da tabela ao lado, julgue o item
seguinte.

Acerca do emprego da gestão de riscos no arcabouço do modelo ITIL V2, é correto afirmar que: ela é empregada nos domínios de planejamento de implementação de gestão de serviços e de gestão da segurança; as tomadas de decisão acerca do uso de contramedidas podem ser baseadas em análises de gaps.

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525Q265150 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 13a Região, FCC

Referente à Transição de Serviço da ITIL V3, 2011, considere:

Uma etapa no ciclo de vida de serviço que ocorre no final da implantação e antes que o serviço seja totalmente aceito para operação. Durante o suporte para período de funcionamento experimental, o provedor de serviço revê os principais indicadores de desempenho, os níveis de serviço e os limites de monitoração e pode implementar melhorias para garantir que as metas de serviço possam ser atingidas. O provedor de serviço pode também fornecer recursos adicionais para gerenciamento de incidente e de problema durante este período.

Trata-se da definição de

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526Q648409 | Informática, ITIL, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

São fases do ciclo de vida de um serviço ITIL:
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527Q635367 | Informática, ITIL, Agente da Fiscalização Financeira, TCE SP, VUNESP

A publicação Transição de Serviços do ITIL v3 define os chamados 7 Rs (na língua inglesa) do Gerenciamento de Mudanças. Dois desses Rs que também correspondem a Rs na língua portuguesa são:
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528Q243700 | Governança de TI, ITIL, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de suporte a clientes, julgue os próximos itens.

Caso um problema não seja resolvido pela equipe de suporte a clientes no segundo nível, o chamado é redirecionado ao primeiro nível, que tem os recursos necessários para lidar com chamadas mais difíceis.

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529Q623373 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, IF SC, IESES

Os processos de suporte de serviços do ITIL estão relacionados com a provisão de suporte aos serviços que sustentam o negócio da empresa. Sendo assim, assinale a opção que esta relacionada com o seguinte processo: “Auxilia no gerenciamento do ambiente de TI por intermédio do registro de todos os seus itens em um banco de dados efetuando um controle dos componentes da infra-estrutura de TI utilizados na realização dos serviços de TI.”
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530Q633117 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Com base nas práticas do ITIL V3, julgue os itens seguintes.

O Service Desk é um processo que fornece um ponto único de contato para os usuários de TI solicitarem serviços.

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531Q618802 | Informática, ITIL, Técnico Bancário, CEF, CESGRANRIO

Que processo ITIL (v2) verifica se as Requisições de Mudança (Request for Change) são viáveis de serem implantadas?

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532Q625715 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL, julgue os itens que se seguem.

Um dos principais objetivos da gerência de incidentes é restaurar o serviço do usuário, a fim de minimizar os impactos na operação do negócio dentro dos níveis de service level agreement (SLA) estabelecidos. Para isso, a central de serviços deve inserir no sistema as requests for change (RFC) assim que o usuário reportar o problema identificado.

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533Q254004 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Informática, TRF 4a, FCC

No ITIL, interrupções de serviços relatadas pelos usuários são classificadas pelo Gerenciamento

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534Q635505 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com o modelo ITIL v3, o gerenciamento do portfólio de serviços da estratégia de serviço incorpora uma metodologia composta das seguintes etapas:
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535Q640129 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 21a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos, processos e funções da ITIL V3.

O Gerenciamento de Mudança é o processo responsável pela implementação das mudanças no ambiente de infraestrutura de TI, ou seja, pela colocação, no ambiente de produção, de um conjunto de itens de configuração novos ou que foram alterados.

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536Q623502 | Informática, ITIL, Agente de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

No ITIL, quando um cliente reclama que os níveis de serviço estão abaixo dos acordados na ANS, aparentemente, devido à quantidade de incidentes de hardware relatados, o responsável por garantir que a causa seja investigada é o Gerente de

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537Q649154 | Informática, ITIL, Analista de Suporte, Companhia Águas de Joinville, FEPESE, 2018

Quais dos seguintes itens constituem funções ITIL v.3 para a fase de Operação do Serviço (Service Operation)?

1. Gestão técnica 2. Gestão das operações de TI

3. Gestão dos acessos

4. Gestão das requisições de usuário

5. Gestão das aplicações

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

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538Q641990 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, DPE MT, FGV

Segundo o ITIL v3, o ciclo de vida de serviços compreende cinco estágios.

Assinale a opção que indica o estágio em que uma organização determina quais os serviços que devem ser oferecidos e a quem são destinados.

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539Q639456 | Informática, ITIL, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

Controlar informações de componentes dos serviços e sua infraestrutura é um dos objetivos do processo de gerenciamento da configuração.

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540Q198625 | Governança de TI, ITIL, Analista Análise de Sistemas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base nas práticas do ITIL V3, julgue os itens seguintes.

O Service Desk é um processo que fornece um ponto único de contato para os usuários de TI solicitarem serviços.
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