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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q637962 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

O processo de Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI, no ciclo de vida dos serviços baseados no ITIL, é executado na fase de

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562Q618273 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

O conceito diretamente ligado ao estado da informação no momento de sua geração e resgate, isto é, fidelidade ao estado original, é o de

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563Q646506 | Informática, ITIL, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

Na definição de papéis e responsabilidades em um processo, pode ser utilizado o modelo RACI.

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564Q629868 | Informática, ITIL, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

São respectivamente, um processo do âmbito de Entrega de Serviços e um de Suporte de Serviços no ITIL, o Gerenciamento de

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565Q649099 | Informática, ITIL, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

A sigla ITIL significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. A estrutura da ITILv3 é dividida em uma coletânea de livros, quais sejam:
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566Q623779 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Em relação a governança de TI, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que as práticas de governança de TI têm sido incentivadas em parte pela maturidade crescente e conseqüente aceitação de vários frameworks como o COBIT, ITIL, a série ISO 27000 relativa a padrões de segurança e a série ISO 9001:2000 relativa a gerenciamento de qualidade de sistemas e requerimentos.

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567Q155815 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 14a Região, FCC

NÃO se trata de uma das mudanças no ITIL V3 em relação à V2:

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568Q627393 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

A respeito da ITIL V3, julgue os itens subsecutivos. O service design package (SDP) é encaminhado pela estratégia para o estágio de desenho que, a seguir, o envia para a transição. A partir dele, são realizadas as atividades de transição de serviços de construção, testes, operação e posterior suporte do serviço.
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569Q120514 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Pleno Infra estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Os gerentes de rede de uma empresa estão apresentando uma grande carga de trabalho e, com isso, não têm tempo para gerenciar a rede pró-ativamente. Essa grande carga de trabalho é fruto de fatores como a freqüência com que os usuários da rede contatam esses gerentes diretamente. Dos processos ITIL abaixo, o que pode melhorar esta situação é o Gerenciamento de:

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570Q243916 | Governança de TI, ITIL, Técnico Operação de Computadores, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens de 31 a 41, a respeito de COBIT e ITIL 3.

Um gestor de TI que deseje monitorar e avaliar os controles internos, a fim de assegurar a conformidade dos processos com as leis e os regulamentos de TI, deve pautar-se especialmente pelo COBIT, visto que, no ITIL, não são abordados gerenciamentos relacionados a avaliação e monitoração de controles internos.

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571Q155957 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 23a REGIÃO, FCC

O serviço de gestão do conhecimento (sistema SKMS) é atualizado, segundo o ITIL, na fase de

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572Q639546 | Informática, ITIL, Analista, MPE SC, FEPESE

São todas características da definição do ITIL v.3 de processos: 1. São mensuráveis. 2. Produzem resultado(s) específico(s). 3. Respondem a evento(s) específico(s). Assinale a alternativa que indica todas as características corretas.
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573Q648773 | Informática, ITIL, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

A ITIL v3 (2011) pode ser considerada uma fonte de boas práticas, utilizada pelas organizações, para estabelecer e melhorar suas capacitações em gerenciamento de serviços. Os processos da ITIL encontram-se distribuídos em cinco estágios. O processo Gerenciamento de Incidentes visa restaurar a operação normal de um serviço, no menor tempo possível, de forma a minimizar os impactos adversos para o negócio, garantindo que os níveis de qualidade e disponibilidade sejam mantidos dentro dos padrões acordados (trata o efeito e não a causa). O processo Gerenciamento de Incidentes encontra-se em qual estágio?
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574Q640841 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a gestão da tecnologia da informação com base na ITIL (information technology infrastructure library), versão 2.

Uma vez que se encontre uma organização dependente de fornecedores externos para cumprir um acordo de nível de serviço (SLA), é recomendado que a organização detalhe as metas parciais a serem atingidas por esses fornecedores na forma de acordos de nível operacional (OLA - operational level agreements).

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575Q620111 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Um Gerente de TI está estudando os serviços que sua área opera atualmente na empresa onde trabalha. Segundo a ITIL v3, essa atividade trabalha sobre
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576Q630883 | Informática, ITIL, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (Tl),julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2. Uma vez que pode ser realizado de forma matricial e distribuído na organização hierárquica, o escritório de serviço ( service desk) é um processo que recebe os incidentes , tais como falhas ou outras violações de acordos de nível operacional. Seu objetivo é prover um ponto único de contato com os clientes, facilitar o restabelecimento dos serviços e reduzir a probabilidade de geração de impacto sobre os negócios e dentro de acordos de níveis de serviço e prioridades de negócios.
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577Q112230 | Governança de TI, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure
Library
), versão 3.

Um incêndio é um exemplo de vulnerabilidade que pode explorar a ameaça oferecida pela instalação de um piso com material inflamável.

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578Q620149 | Informática, ITIL, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos do ITIL v.3.

No ITIL v.3, a estratégia do serviço define um conjunto de processos, no qual estão inclusos o gerenciamento de portfólio de serviços e o gerenciamento financeiro de serviços de TI.

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579Q622472 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Em relação ao ITIL V3, analise as afirmativas a seguir:

I. A estratégia de serviço define os quatro Ps da estratégia: perspectiva, posição, plano e padrão.

II. Um bom desenho de serviço depende do uso eficaz e eficiente dos Quatro Ps do Desenho: pessoas, produtos, processos e parceiros

III. O papel da Operação de Serviço é oferecer serviços que são necessários ao negócio para uso operacional.

Está correto somente o que se afirma em:

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580Q848014 | Governança de TI, ITIL, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o seguinte item, considerando a ITIL 4.

Não há prática específica para gestão de riscos, sendo o gerenciamento de riscos realizado pela prática gerenciamento da segurança.

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