Início

Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q107936 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Interno – Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

Julgue os itens que se seguem, acerca das informações apresentadas na tabela acima, referente a um contrato de prestação de serviços na administração pública federal, e dos conceitos de contratação de bens e serviços de TI.

Os termos empregados na tabela acima, especialmente os referentes aos indicadores de níveis de serviço, podem ser parte de um acordo de nível de serviço - service level agreement (SLA) - estabelecido no mesmo contrato, em conformidade com a acepção mundialmente aceita no que concerne a acordos de níveis de serviço, bem como em plena conformidade com a legislação brasileira de licitações e contratos.

  1. ✂️
  2. ✂️

582Q619710 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

A monitoração das ocorrências na infraestrutura de TI, analisando-as e determinando ações corretivas para garantir o andamento normal, na fase de Operação de Serviços do ITIL, é o principal objetivo do processo de gerenciamento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q121534 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas Júnior Infra Estrutura, Petrobras, CESGRANRIO

Texto associado.

Considere a figura e o texto abaixo para responder às questões

Imagem 062.jpg

Essa figura apresenta um modelo de processos, baseado no ITIL, que uma empresa está elaborando para a sua área de TI. Nesse modelo pode-se observar o interrelacionamento entre os processos da ITIL. Os processos relacionados às áreas Suporte ao Serviço e Entrega do Serviço do ITIL estão numerados. No modelo que está sendo elaborado, o processo de
gerenciamento de comunicação é responsável por todo o movimento de informações entre TI e o negócio, e o processo de gerenciamento de relacionamentos é responsável pelo companhamento de todo o histórico de interações do cliente.

Considere os aspectos motivadores que levaram a organização a investir na implantação e na operação de um dos processos apresentados no modelo.

. Crescente interdependência dos ICs de software com os ICs de harware.
. Exigência de assegurar o atendimento dos níveis de serviços acordados com os clientes dos serviços de TI.
. Diminuição do impacto na disponibilidade dos serviços de TI durante a implantação das liberações.
. Necessidade de eliminar os incidentes e problemas decorrentes das liberações realizadas em grande escala, visando a não impactar a operação da Central de Serviços.
. Complexidade das estratégias de licenciamento oferecidas pelos fabricantes de software.
. Elevação dos riscos relacionados com a segurança tecnológica da infraestrutura de TI.

Os aspectos acima são motivadores para a implementação de qual processo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q619474 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ AL, CESPE CEBRASPE

O gerenciamento de portfólio, o gerenciamento de demanda e o gerenciamento financeiro de TI são processos descritos na publicação do ITIL versão 3 denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q647128 | Informática, ITIL, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

No contexto do ITIL v3 (2011), o estágio de Transição de Serviço tem como principal objetivo colocar em plena operação, no ambiente de produção, um serviço que recém saiu do estágio de Desenho de Serviço, garantindo, desse modo, o cumprimento dos requisitos preestabelecidos de custo, qualidade e prazo, com impacto mínimo nas operações atuais da organização. Além do processo de Planejamento e Suporte, o estágio de Transição de Serviço é suportado por vários processos de Gerenciamento de Serviços.

Considere os seguintes processos.

I - Gerenciamento de Mudanças

II - Validação e Teste do Serviço

III - Gerenciamento do Conhecimento

Quais correspondem a processos de Transição de Serviço?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q849654 | Governança de TI, ITIL, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o seguinte item, considerando a ITIL 4.

A ITIL 4 possui prática específica para o gerenciamento de infraestrutura, a qual visa supervisionar as plataformas usadas pela organização, estando preparada para tecnologias como chatbots, inteligência artificial e gerenciamento de dispositivos móveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

587Q645885 | Informática, ITIL, Assessor Técnico de Informática, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Com referência ao ITIL, versão 3, e ao COBIT, julgue os itens que se seguem.

A versão 3 do ITIL é embasada em cinco títulos, divididos em estratégia de serviços, projeto de serviços, transição de serviços, operação de serviços e melhoria contínua dos serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

588Q617493 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Considerando o conjunto de melhores práticas do ITIL, julgue os itens a seguir. O gerenciamento de disponibilidade trata de planejamento, implementação, gerenciamento e otimização de serviços, entre outros, de forma que se possa utilizá-los onde e quando o negócio deles necessitar.
  1. ✂️
  2. ✂️

589Q163890 | Governança de TI, ITIL, Auxiliar da Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

No que concerne a Acordo de Nível de Serviço - SLA, considere:

O sistema deverá processar cada bloco de 50 transações em no máximo 2 milisegundos.

A afirmação acima faz parte de um Acordo de Nível de Serviço voltado para a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q642119 | Informática, ITIL, Tecnólogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O núcleo da ITIL é composto por publicações, cada uma delas relacionada a um estágio do ciclo de vida do serviço. A propósito desse assunto, assinale a alternativa que apresenta os processos que fazem parte do livro desenho de serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q632907 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos processos de gerenciamento de infraestrutura de acordo com o ITIL versão 3.

Considere a seguinte situação hipotética. O atendente de um serviço de suporte a usuário recebeu uma chamada de um usuário que informou estar com problemas intermitentes de acesso à Internet com o navegador Internet Explorer da Microsoft. O atendente sabia que o problema desse usuário era recorrente e constatou que, em seu sistema, havia uma descrição de como ajudar a esse usuário. Em face disso, o atendente orientou o usuário até que este conseguisse voltar a navegar na Internet. Nessa situação, a informação disponível no sistema do atendente constitui exemplo de solução de contorno para um erro conhecido.

  1. ✂️
  2. ✂️

592Q642649 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o conjunto de práticas do ITIL (information technology infrastructure library), julgue os itens a seguir. O processo de gerenciamento do nível de serviços é responsável por averiguar, entre outras atividades, o atendimento aos acordos de nível de serviço.
  1. ✂️
  2. ✂️

593Q648041 | Informática, ITIL, Analista de Gestão, Companhia Pernambucana de Saneamento PE, FGV, 2018

Segundo o ITIL v3, o processo de gerenciamento de problemas tem, como parte do seu escopo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q150129 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 7a Região, FCC

NÃO é um processo chave da etapa Estratégia de Serviço (SS - Service Strategy) do ITIL v.3:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q109973 | Governança de TI , ITIL, Analista de Controle Externo Tecnologia da Informação, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL
versão 3, julgue os itens que se seguem.

No desenvolvimento de uma estratégia de continuidade de serviços de TI, o uso de soluções de cold site, em vez de soluções de hot stand by, indica que o tempo máximo tolerável de interrupção dos serviços de TI é superior a 24 horas, o que não seria verdade caso a segunda solução fosse adotada.

  1. ✂️
  2. ✂️

596Q648854 | Informática, ITIL, Técnico de Desenvolvimento Econômico, Prefeitura de Várzea Grande MT, 2018

O Itil pode ser definido como uma biblioteca composta de boas práticas para o gerenciamento de serviços de TI, sendo que o Itilv3 é composto de cinco livros. Assinale a alternativa que apresenta tais livros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

597Q647340 | Informática, ITIL, Especialista Técnico 1, Banco do Nordeste, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens que se seguem, a respeito do ITIL versão 3, que descreve um conjunto de boas práticas para a gestão de serviços de tecnologia da informação. No desenho de serviço no ITIL versão 3, não é previsto o projeto de arquitetura de sistemas, visto que essa etapa está na estratégia de serviços.
  1. ✂️
  2. ✂️

598Q160706 | Governança de TI, ITIL, Auditor de Controle Externo, TC DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz da legislação pertinente a contratações de TI pela administração pública, julgue os itens que se seguem

Não há base legal para a exigência de atendimento de nível de serviço (qualidade e desempenho) em contratos públicos de TI, mas apenas boas práticas como, por exemplo, o ITIL , que foram incorporadas à IN-4

  1. ✂️
  2. ✂️

599Q637137 | Informática, ITIL, Analista de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à versão 3 da ITIL, julgue os itens subsequentes. O estilo de gestão da estratégia de serviço pode ser apresentado em estágios, entre os quais se incluem o estágio diretivo, que apresenta forte sintonia com o negócio, grande flexibilidade e gerentes altamente habilitados em trabalho em equipe e resolução de conflitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

600Q630230 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.

A governança de TI, de responsabilidade da equipe técnica de TI, compõe-se da estrutura organizacional, dos processos e das lideranças, e tem por objetivo garantir que a TI sustente as estratégias e os objetivos da organização, bem como auxilie na sua execução.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.