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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q639717 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos de gerenciamento de serviços do ITIL, julgue os itens de 32 a 36.

Um código de impacto é um código simples, alocado a incidentes e problemas, que indica o grau de impacto sobre o processo de negócio do cliente. É o meio principal de alocar prioridades para tratar os incidentes.

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602Q618214 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, CREA RJ, CONSULPLAN

Baseado no ITIL V3, assinale a diferença entre um Problema e um Erro Conhecido:

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603Q614470 | Informática, ITIL

Considere que um Tribunal adote as melhores práticas da ITIL v3 edição 2011. O processo Gerenciamento de Segurança da Informação é responsável por garantir que a CID dos ativos, informações, dados e serviços de TI do Tribunal correspondam às necessidades acordadas do negócio. Antes da adoção da ITIL, ocorreram as seguintes violações de segurança:

I. Um processo teve seu número alterado, sendo que o número do processo deveria ser inalterável.

II. Um processo foi impresso, sendo que o funcionário não tinha autorização para acessá-lo nem imprimi-lo.

III. Um juiz inseriu comentários em documentos comprobatórios de um processo, sendo que os documentos não poderiam ser apagados nem alterados.

As violações I, II e III comprometeram, correta e respectivamente, a

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604Q148301 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCC

Gerenciamento de configuração e Gerenciamento de mudanças são processos de gerenciamento de serviços de TI do tipo denominado Processos de

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605Q646498 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL V3, julgue os próximos itens.

Os processos de transição de serviço (gerenciamento de conhecimento, gerenciamento de mudança, gerenciamento da configuração e ativos de serviços, gerenciamento de liberação e implantação, validação e teste de serviço e avaliação) e a coordenação de recursos que eles requerem são de responsabilidade do processo de planejamento e suporte da transição.

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606Q631909 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI), gerenciamento de serviços, gestão de segurança da informação e governança de TI, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que o ITIL, sempre que citado, refere-se à versão 3.

Na publicação Operação de Serviço do ITIL, é descrito o processo de gerenciamento financeiro de TI, no qual se gerencia o ciclo financeiro dos serviços de TI, para prover os recursos necessários para a adequada operação dos serviços de TI.

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607Q634753 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 81 a 91, a respeito de COBIT e ITIL 3.

Tanto no COBIT quanto no ITIL, há gerenciamento de configuração, que possibilita criar e manter um repositório central de dados sobre os itens de configuração da organização. No COBIT, essa gerência pertence ao domínio Entrega e Suporte; no ITIL, está descrita na Transição do Serviço.

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608Q626059 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos. Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

A biblioteca ITIL ajuda a estabelecer uma linguagem comum entre provedores internos e externos de serviços de tecnologia da informação (TI).

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609Q265365 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 19a Região, FCC

NÃO é um estágio que faz parte do ciclo de vida de um serviço do ITIL v3:

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610Q847317 | Governança de TI, ITIL, TJ RN Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Considere os objetivos da ITIL V3 abaixo listados.

I Transformar o gerenciamento de serviço em ativo estratégico.

II Fornecer princípios que serão utilizados no desenvolvimento de políticas, diretrizes e processos do ciclo de vida do serviço.

III Melhorar o impacto estratégico do gerenciamento do serviço.

Esses objetivos estão associados

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611Q117234 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, CVM, ESAF

Assinale a opção correta.

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612Q644605 | Informática, ITIL, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos componentes do modelo ITIL v3, julgue os itens a seguir.

O portfólio de aplicativo é um banco de dados ou documento estruturado, usado para gerenciar os aplicativos durante seu ciclo de vida, podendo ser implementado como parte do portfólio de serviço ou como parte do sistema de gerenciamento de configuração.

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613Q622353 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

Na ITIL v3, o Gerenciamento da disponibilidade, o Gerenciamento do catálogo de serviços, o Gerenciamento de fornecedor, o Gerenciamento da capacidade e o Gerenciamento de nível de serviço são cinco, dentre os sete processos cobertos na fase do ciclo de vida de

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614Q622115 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

acordo com a ITIL v3, um Acordo de Nível de Serviço (ANS) é um compromisso entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Um ANS

pode definir I de um incidente, problema ou mudança com base em impacto e urgência para identificar os tempos requeridos para que ações adequadas sejam tomadas.

documenta II, um compromisso que é baseado nos requisitos de nível de serviço, necessário para garantir que o desenho do serviço de TI atenda a seu propósito.

As lacunas I e II correspondem, correta e respectivamente, a

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615Q635196 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Para a transição de serviços, segundo o ITIL, o Gerenciamento de Ativos (Asset Management) é

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616Q624982 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito da ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

O estágio desenho de serviço, na versão 3 do ITIL, abrange, entre outros, os seguintes processos de gerenciamento: de capacidade; de disponibilidade; e de segurança da informação.

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617Q153945 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 18a Região, FCC

O processo Gerenciamento de configuração deve prover um modelo lógico da infra-estrutura de TI para identificar, controlar, manter e verificar as versões somente

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618Q638334 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

O processo de Gerenciamento de Problemas do ITIL se concentra em encontrar os erros conhecidos na infraestrutura de TI. Diante do exposto, analise.

I. Identificar soluções alternativas para solucionar os erros conhecidos.

II. Após executar a solução de um problema, avançar para o próximo.

III. É um processo pró-ativo, os problemas são identificados para serem solucionados antes de ocorrer.

IV. Sua tarefa é pesquisar e diagnosticar o problema.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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619Q638345 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

Entre as extensões que a ITIL v.3 traz em relação a sua versão anterior, estão estratégias de serviços para modelos de sourcing e de compartilhamento de serviços e abordagens de retorno de investimento para serviços.

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620Q257178 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE CE, FCC

Faz parte da fase de Desenho do ciclo de vida dos serviços, segundo a ITIL 3, o processo de gerenciamento
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