Início

Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q267940 | Governança de TI, ITIL, Analista Desenvolvimento de Sistemas, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

Um dos objetivos do processo de gerenciamento da continuidade do serviço de tecnologia da informação consiste na condução de análises de risco com o gerenciamento da capacidade e do catálogo de serviço.

  1. ✂️
  2. ✂️

622Q624582 | Informática, ITIL, Perito Criminal, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL v3, julgue os itens subsequentes.

Os processos da estratégia de serviço incluem o gerenciamento financeiro de TI, o gerenciamento do portfólio de serviços e o gerenciamento da demanda.

  1. ✂️
  2. ✂️

623Q627914 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, IFAP AP, FUNIVERSA

O framework ITIL v.3, em um de seus volumes, apresenta uma compreensão precisa de quais serviços devem ser oferecidos e a quem os serviços devem ser oferecidos. Essas orientações correspondem ao volume
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q641233 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRT 14a, FCC

De acordo com a ITIL v3 atualizada em 2011, o Portfólio de Serviço é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

625Q646625 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue os próximos itens. Para o ITIL, as habilidades, que são a capacidade de controlar e organizar os recursos de maneira a se obter um resultado esperado, são consideradas como um ativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

626Q627426 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

Dentre os processos que compõem a fase de Operação de Serviços do ITIL encontra-se o processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q637173 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com base no ITIL 2011, julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de serviços de TI.

A realização de análises de impacto no negócio é objetivo do processo de gerenciamento da continuidade do serviço de TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

628Q641298 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, Metrô DF, IADES

O ITIL V3 foi lançado em 2007, apresentando uma completa atualização da versão anterior. Nessa nova versão, foram definidos 26 processos, agrupados em cinco volumes designados “estágios do ciclo de vida de serviço”. A esse respeito, assinale a alternativa que indica o nome do volume que contém o processo chamado “Cumprimento de Requisição”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q155676 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao modelo ITIL, julgue os itens que se seguem.

Um problema é uma causa desconhecida de um, ou mais, incidentes. Um problema é uma condição que pode ser identificada como resultado de múltiplos incidentes com sintomas comuns. O gerenciamento de problema (problem management) procura solucionar problemas e tem atividades para identificar, registrar, classificar, investigar e diagnosticar problemas.

  1. ✂️
  2. ✂️

630Q643886 | Informática, ITIL, Técnico de Informática, PRODEST ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere às normas de qualidade e aos modelos de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

O ITIL (information technology infrastructure library) é um modelo de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação. Como o ITIL é uma marca registrada do Office of Government Commerce (OGC), as empresas devem requerer autorização para utilizarem o modelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

631Q632645 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos fundamentos do ITIL 3, em sua estrutura, terminologia, processos e funções.

O gerenciamento financeiro da TI, IT financial management, é um dos principais processos direcionadores do estágio de definição da estratégia de serviços (service strategy) no ITIL V3. Esse gerenciamento oferece informações aos processos de geração de estratégia (strategy generation), gerenciamento de demanda (demand management) e gerenciamento de portfólio de serviços (service portfolio management), que são relacionadas a oportunidades e restrições, modelos de custo, retornos sobre investimento e retornos na forma de agregação de valor.

  1. ✂️
  2. ✂️

632Q628567 | Informática, ITIL, Analista Legislativo, CD, FCC

A elaboração do plano usado para gerenciar as quantidades requeridas para promover as entregas dos serviços de TI, no ITIL, é uma atividade do processo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q637029 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de estruturas e processos que visa garantir que a TI suporte e maximize adequadamente os objetivos e estratégias de negócio da organização, adicionando valores aos serviços entregues, balanceando os riscos e obtendo o retorno sobre os investimentos em TI. Diversas metodologias e ferramentas vêm sendo propostas para prover governança dos processos de TI, suas infra-estruturas e recursos, tais como CMMI, ITIL e COBIT. Acerca dessas metodologias, julgue os itens a seguir.

ITIL e COBIT são metodologias para estabelecimento de governança de serviços de TI que usam abordagens alternativas, não sendo conciliáveis entre si.

  1. ✂️
  2. ✂️

634Q152452 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 24a REGIÃO, FCC

Considere os objetivos:

I. Restaurar o serviço normal o mais rápido possível.

II. Minimizar o impacto negativo nos negócios.

III. Fornecer um nível de serviço com mais qualidade, dando apoio ao cumprimento das SLAs.

Conceitualmente, no ITIL, tais objetivos são tratados pelo gerenciamento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

635Q641936 | Informática, ITIL, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da ITIL, julgue os itens que se seguem.

A implantação do gerenciamento de serviço da ITIL requer preparação e planejamento do uso eficiente de pessoas, processo, parceiros e fornecedores.

  1. ✂️
  2. ✂️

636Q642714 | Informática, ITIL, Engenheiro, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

A ITIL é composta por um conjunto das melhores práticas para a definição dos processos necessários ao funcionamento de uma área de TI. Nesse contexto, a Entrega de Serviços integra processos que se concentram nas atividades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização. Dentre esses processos, um tem por objetivo assegurar que os serviços de TI serão entregues quando e onde as áreas usuárias o definirem. Esse processo é denominado Gerenciamento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q837820 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCE RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o próximo item, a respeito da ITIL 4.

A estrutura da ITIL 4 é composta pelo modelo de quatro dimensões e pelo sistema de valor de serviço; neste, incluem-se a governança e as práticas da ITIL.

  1. ✂️
  2. ✂️

638Q640985 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com base no ITIL 2011, julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de serviços de TI.

O uso do gerenciamento do catálogo de serviço, processo integrante da estratégia do serviço, deve garantir a preservação dos detalhes atualizados dos serviços em produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

639Q625373 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, SANEAGO GO, IBEG

O processo Gerenciamento do Conhecimento previsto pelo ITIL V3 é classificado como parte do Estágio no Ciclo de Vida denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q627730 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à ITIL v3, julgue os itens seguintes. A ITIL tem como base as melhores práticas de gestão para que se reproduzam as técnicas de compra e produção de economia em escala dos itens de informática por empresas do mesmo setor.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.