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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q648379 | Informática, ITIL, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

Segundo a biblioteca ITIL, o Gerenciamento de Segurança da Informação é um processo que faz parte de um dos estágios do ciclo de vida de um serviço, denominado
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682Q256506 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE CE, FCC

Resolver os problemas da maneira mais rápida possível, diminuindo o impacto nos negócios, na fase de Operação de Serviço é o objetivo principal, segundo o ITIL 3, do gerenciamento
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683Q641828 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o conjunto de práticas do ITIL (information technology infrastructure library), julgue os itens a seguir. O gerenciamento da continuidade dos serviços de TI é responsável pelo gerenciamento da habilidade da organização de prover predeterminado nível de serviço que suporte necessidades mínimas de funcionamento do negócio em resposta a possível interrupção dos serviços convencionais.
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684Q155472 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

Considere os processos da ITIL v3, atualizada em 2011:

I. Gerenciamento de Evento.

II. Gerenciamento de Incidente.

III. Gerenciamento de Segurança da Informação.

IV. Gerenciamento de Continuidade de Serviço de TI.

Os processos I e II são do estágio

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685Q646482 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TST, FCC

De acordo com o ITIL, o nome que é usado para identificar unicamente um usuário, pessoa ou papel, usado para concessão de direitos para esse usuário, pessoa ou papel, é chamado de

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686Q639340 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A ITIL versão 3 possui práticas que ajudam a implantar e a manter um gerenciamento de serviços de TI focado em pessoas, processos e recursos. Com base na ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

A ITIL determina que tanto clientes internos quanto externos tenham acesso completo ao porta-fólio de serviços, que é considerado a origem do catálogo de serviços.

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687Q657793 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Programador, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

No gerenciamento da estratégia dos serviços da ITIL, é preciso fornecer valor para o cliente na forma de serviços de TI. Na criação de valor de negócio de um serviço de TI, devem-se combinar
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688Q619151 | Informática, ITIL, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com base nos conceitos de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação e na ITIL (information technology infrastructure library), versão 3.

O desenho do serviço é a fase do ciclo de vida em que o projeto é construído, testado e colocado em produção para que alcance as expectativas dos clientes.

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689Q644777 | Informática, ITIL, Técnico de Informática Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ERP de uma empresa será integrado com o novo módulo de gestão de vendas. Já é previsto um impacto significativo no espaço no banco de dados e na performance do servidor de aplicação. Segundo o Itil v2, essas questões devem ser tratadas, primordialmente, pela disciplina
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690Q643249 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Se insere na Perspectiva de Negócios do modelo ITIL:

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691Q621502 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

Serviço é a denominação dada ao meio de se entregar valor aos clientes para facilitar a obtenção dos resultados desejados e minimizar os custos e riscos específicos.

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692Q646597 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

Quais processos abaixo constituem processos da fase de Desenho (design) do serviço do ITIL v.3?

1. Gestão do catálogo de serviços (Service Catalogue Management).

2. Gestão da capacidade (Capacity Management).

3. Gestão da disponibilidade (Availability Management).

4. Gestão da continuidade dos serviços de TI (IT Service Continuity Management).

5. Gestão da segurança da informação (Information Security Management).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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693Q626140 | Informática, ITIL, QOBM Complementar Área Informática, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes ao ITIL v3.

A publicação denominada melhoria de serviço continuada descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços destinada às atividades do dia a dia, oferecendo orientação a respeito de como garantir a eficiência e a eficácia da entrega e do suporte de serviços.

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694Q150259 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 1a REGIÃO, FCC

No ITIL (V3), são tópicos incluídos em transição do serviço:

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695Q632567 | Informática, ITIL, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL, versão 2, julgue os itens de 71 a 80.

Entre as diferenças apontadas pelo ITIL, o call center é voltado ao atendimento de grande volume de chamadas telefônicas; o help desk procura gerir, coordenar e resolver incidentes da maneira mais rápida possível; e o service desk oferece a possibilidade de os processos de negócio estarem integrados em uma infraestrutura de gerenciamento de serviços.

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696Q648188 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Conselho Regional de Medicina PR, Instituto Quadrix, 2018

No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue os próximos itens. Apesar de o ITIL gerar valor para as organizações, sua implantação é complexa, uma vez que necessita de plataforma tecnológica específica.
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697Q623103 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE CE, FCC

Sobre os fundamentos da Operação de Serviços no ITIL V3, analise:

I. O objetivo é coordenar e executar as atividades e processos requeridos para entregar e gerenciar serviços de acordo com o combinado com usuários e clientes.

II. É responsável pelo gerenciamento contínuo da tecnologia que é utilizada para entregar e manter os serviços.

III. Inclui a execução de todas as atividades em curso necessárias para entregar e manter os serviços.

Está correto o que consta em

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698Q641812 | Informática, ITIL, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL, versão 2, julgue os itens de 71 a 80.

Da mesma forma que os processos de gerenciamento de disponibilidade, o processo de gerenciamento de problemas busca identificar as causas dos incidentes e respectivas tendências. Se não forem devidamente controladas, mudanças podem introduzir novos incidentes, particularmente para aqueles cujas prioridades não estejam acordadas e documentadas por processos de gerenciamento de níveis de serviço.

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699Q636192 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

A ITIL formou-se no final da década de 1980 pela CCTA (Central Communications and Telecom Agency), atual OGC (Office of Government Commerce), como um esforço para disciplinar e permitir a comparação entre as propostas dos diversos prestadores de serviços de TI para o governo britânico, objetivando garantir um mínimo de padronização de atendimento em termos de processos, terminologia, desempenho, qualidade e custo. A biblioteca ITIL V3 está agrupada em cinco volumes: Estratégia de Serviços, Projeto de Serviços, Transação de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço, dos quais são compostos em sua totalidade por 26 processos e quatro funções. Dentre os processos, é INCORRETO afirmar que:
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700Q633683 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

A respeito de planejamento estratégico de tecnologia da informação (TI), gerenciamento de serviços, gestão de segurança da informação e governança de TI, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que o ITIL, sempre que citado, refere-se à versão 3.

O planejamento estratégico de TI deve estar alinhado com os objetivos do planejamento estratégico empresarial da organização.

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