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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


721Q623485 | Informática, ITIL, Analista de Controle Externo ACE, TCE AM, FCC

Segundo o ITIL V.3, disponibilidade, capacidade, continuidade, gerenciamento de serviços e outsourcing são itens básicos do ciclo de vida de serviços previstos no estágio de

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722Q626091 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito do ITIL v3. Os estágios do ciclo de vida de serviço incluem a transição de serviço, para a qual está estabelecida a política de maximização da reutilização de processos e sistemas já existentes.
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723Q648880 | Informática, ITIL, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS, 2018

A biblioteca Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é referência na gestão de serviços de tecnologia da informação. Considerando que as solicitações de mudança em Serviços de TI geralmente são classificadas como Emergencial, Normal ou Padrão, atribua a classificação adequada a cada solicitação, numerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) Emergencial

(2) Normal

(3) Padrão

( ) Uma falha de segurança que permite o comprometimento de dados da empresa foi descoberta e a correção precisa ser implementada.

( ) O projeto de implantação de um novo serviço para o negócio está atrasado e depende de uma mudança imediata.

( ) Um serviço está apresentando erros que afetam as atividades de negócio e necessita manutenção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

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724Q625078 | Informática, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito de conceitos da ITIL v.3.

Estratégia de serviço é a publicação do núcleo da ITIL v.3 que contém orientações acerca do projeto e desenvolvimento dos serviços e dos processos de gerenciamento de serviços. Essa publicação apresenta, em detalhes, aspectos do gerenciamento do catálogo de serviços, do nível de serviço, da capacidade, da disponibilidade e da segurança da informação.

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725Q634042 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos de teoria de processos como a base dos modelos de processos de ITIL, julgue os itens a seguir.

A saída de um processo deve ser conforme normas operacionais que são derivadas de objetivos do negócio. Se o produto está conforme ao conjunto de normas, o processo pode ser considerado efetivo.

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726Q635094 | Informática, ITIL, Analista de Informática Legislativa, SF, FGV

O Service Desk de uma instituição do governo atendeu, no mês de outubro de 2008, a um total de 1532 chamados. De acordo com o modelo ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY, esses chamados incluíram as seguintes informações:

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727Q637405 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 19a, FCC

No ITIL V3, o processo Gerenciamento do Conhecimento é classificado como pertencente ao Estágio do Ciclo de Vida de Serviço denominado

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728Q622814 | Informática, ITIL, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca do conceito de disponibilidade definido pelo ITIL versão 2.

Se o acordo de nível de serviço de uma empresa previr a glosa de 50% do pagamento total do contrato quando a disponibilidade do serviço XY, cujo custo total é de R$ 450.000 ao mês, for inferior a 85%, e o serviço ficar indisponível por 100 horas, considerando-se o mês de 30 dias, o setor financeiro agirá corretamente ao glosar o pagamento em 50%.

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729Q636909 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, BNDES, CESGRANRIO

Segundo o ITIL v3, um dos principais indicadores de risco de um processo de gerenciamento de mudanças deficiente é o(a)

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730Q624645 | Informática, ITIL, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL, versão 2, julgue os itens de 71 a 80.

Na situação em que um usuário, ao conectar-se remotamente pela rede wireless de sua residência aos bancos de dados de sua empresa, observe, por diversas vezes, que o modem instalado no roteador apresenta problemas, tornando insatisfatória a comunicação, para que se obtenha uma solução estrutural, pode-se considerar que, além do processo de gerenciamento de incidentes, há ainda os processos de liberações, configuração, mudanças e problemas.

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731Q631583 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, CREA RJ, CONSULPLAN

Ter como objetivo primário a volta da operação normal dos serviços o mais rápido possível, afetando minimamente os negócios, faz parte do seguinte gerenciamento do ITIL V3:

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732Q621866 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do ITIL, julgue os itens que se seguem.

No gerenciamento de problemas, busca-se a causa raiz dos incidentes reportados pelos usuários e registrados na central de serviços (service desk) para que seja possível determinar a mudança adequada à infraestrutura de TI.

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733Q632395 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Consoante ao ITIL, versão 3, julgue os itens subsequentes.

O gerente de desenho de serviços, o arquiteto de TI e o gerente de incidente exercem atribuições específicas no desenho de serviços.

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734Q106343 | Governança de TI, ITIL, Analista de banco de dados, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos processos e funções da ITIL v. 3, julgue os itens
subsequentes.

Do escopo da estratégia de serviço constam os processos de gerenciamento financeiro, o de gerenciamento do portfólio de serviços e o de gerenciamento da demanda.

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735Q636531 | Informática, ITIL, Analista, MPE MS, FGV

A respeito do processo de Gerenciamento do Nível de Serviço (GNS) do ITIL, analise as afirmativas a seguir.

I. O documento conhecido como Acordo de Nível de Serviço (ANS) pode ser usado para regular todos os serviços de TI que sejam prestados para as Unidades de Negócio de uma organização, tanto aqueles prestados por fornecedores internos quanto os prestados por fornecedores externos à organização.

II. O relacionamento entre o Provedor de Serviços de TI e uma Unidade de Negócio pode ser formalizado através de documentos. Quando um determinado serviço constar no Catálogo de Serviços de TI, o documento correspondente é conhecido como Acordo de Nível de Serviço (ANS). Para regular os demais serviços pode ser elaborado um Acordo de Nível Operacional (ANO).

III. O processo de GNS se encarrega de elaborar, negociar e monitorar todo e qualquer Acordo de Nível de Serviço (ANS) existente no âmbito de um Provedor de Serviços de TI.

Assinale:

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736Q627846 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE PR, CESPE CEBRASPE

Acerca de governança de TI e ITIL, julgue os itens que se seguem.

A medição de desempenho da TI pode ser considerada parte da governança de TI e refere-se à determinação, coleta e geração de indicadores dos resultados dos processos, produtos e serviços de TI.

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737Q268716 | Governança de TI, ITIL, Analista Desenvolvimento de Sistemas, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

O objetivo principal do processo de gerenciamento de problemas é solucionar cada incidente e restabelecer o funcionamento normal do serviço de tecnologia da informação no menor tempo possível.

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738Q635568 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE PR, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito da ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Se uma empresa que adota as boas práticas da ITIL substituir um dos servidores da sua rede local, então o gerenciamento de mudanças será o processo da ITIL responsável pelo registro dessa modificação.

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739Q631733 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com base nas práticas de contingências e continuidade de serviços, no ITIL, e considerando que os ativos são componentes do processo de negócio da organização, julgue os seguintes itens. Serviços externos disponíveis pela Internet que sofram falhas de acesso podem ser ativos sob risco devido a uma ameaça classificada como falha dos provedores de serviços de rede.
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740Q196281 | Governança de TI, ITIL, Analista, INFRAERO, FCC

Visão distinta e direção definem para o estágio Estratégia de Serviço do ITIL o conceito chave denominado

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