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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q111322 | Governança de TI, ITIL, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes, a respeito da ITIL (IT Infrastructure
Library
), versão 3.

A maturidade dos serviços de TI deve ser avaliada pela fase de melhoria continuada com base em conceitos alinhados com o modelo de maturidade genérico do COBIT.

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782Q617954 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL v. 3, julgue os itens a seguir.

O ITIL propõe uma abordagem de ciclo de vida que permite que se tenha uma visão do gerenciamento de serviços pela perspectiva do próprio serviço, em vez de se focar em cada processo ou prática por vez.

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783Q629991 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Júlio é um consultor de Governança TI que observou diversas interações entre os setores de uma empresa, como: o provedor de Serviço de TI precisa que o Setor de Obtenção compre hardware em um tempo predefinido; o Service Desk precisa que a Equipe de Suporte resolva os incidentes também em um tempo predefinido. Para melhorar a qualidade de prestação de Serviços de TI entre os setores da empresa, com base no modelo de melhores práticas ITIL v3, Júlio utilizou um:
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784Q627445 | Informática, ITIL, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que o ITIL v.3 envolve uma série de aspectos e funções relacionadas à TI, julgue os itens subsequentes.

A estratégia de serviços no ITIL v.3 exerce um papel secundário, já que, em sua essência, não está ligada ao centro nervoso do ciclo de vida do ITIL v.3.

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785Q633081 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o conjunto de práticas do ITIL (information technology infrastructure library), julgue os itens a seguir. É recomendável que a implementação de gerenciamento de mudanças seja feita com um mínimo de apoio de sistemas de gerenciamento de configuração.
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786Q629254 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com base nas práticas de contingências e continuidade de serviços, no ITIL, e considerando que os ativos são componentes do processo de negócio da organização, julgue os seguintes itens. O sistema telefônico que sofra uma pane pode ser um ativo sob risco que pode sofrer uma ameaça classificada como ataque terrorista.
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787Q625443 | Informática, ITIL, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

Considerando os processos do modelo ITIL v3, julgue os itens subsequentes.

Definir o mercado, desenvolver as ofertas, desenvolver os ativos estratégicos e a execução são etapas para se desenvolver uma estratégia de serviço.

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788Q256052 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Informática, TRF 4a, FCC

No ITIL, registrar e descrever todos os componentes da infraestrutura de TI é uma atividade do Gerenciamento

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789Q621111 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL, julgue os itens de 21 a 30.

O ITIL é uma biblioteca sobre as melhores práticas de tecnologia da informação (TI), divididas em livros ou áreas.

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790Q622404 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito de ITIL.

Por meio do ITIL, pode-se alcançar resultados positivos tanto nas empresas privadas quanto nas públicas, desde que ele seja restrito a segmentos corporativos de grande porte e com ambiente de TI centralizado.

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791Q640620 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, IPEA, CESPE CEBRASPE

O modelo ITIL (information technology infrastrusture library) pode ser visto como um conjunto de melhores práticas capazes de promover a qualidade dos serviços de tecnologia da informação. Criado pelo governo britânico, no final da década de 80 do século passado, reúne um conjunto de melhores práticas que permitem aumentar a eficácia e a eficiência dos serviços relacionados à infra-estrutura de TI. Acerca do ITIL, julgue os itens de 80 a 84.

Uma mudança pode ser uma adição, modificação ou remoção de qualquer item de configuração em uma infraestrutura de TI. O gerenciamento de mudanças não necessita da atividade de análise de impacto da mudança, uma vez que os pedidos de mudança são monitorados sistematicamente.

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792Q626542 | Informática, ITIL, Analista Técnico Administrativo, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

A respeito dos estágios e dos serviços da ITIL v3, julgue os itens que se seguem. As equipes de operação são provedoras de serviços de negócios para toda a empresa e não somente para a área de TI, sendo a comunicação uma de suas habilidades mais importantes.
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793Q639859 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma indústria está implantando um sistema de ERP (enterprise resource planning), acarretando grande demanda de serviços, principalmente de suporte aos usuários espalhados pelo país. A empresa, então, decidiu reorganizar sua área de serviços de TI segundo a norma ITIL v2. Assim, a equipe GI, baseada em São Paulo, seria responsável pelo Gerenciamento de Incidentes, e a equipe GP, baseada em Recife, seria responsável pelo Gerenciamento de Problemas. Nesse contexto, analise os procedimentos a seguir.

I - A principal responsabilidade da Equipe GI é restaurar, o mais rapidamente possível, os serviços, pois se deve evitar, ao máximo, um impacto negativo na operação do negócio.

II - Os dados de contato e papéis das Equipes GI e GP deverão estar disponíveis facilmente para o usuário, de forma que ele possa identificar para onde e para quem encaminhar a sua solicitação, o que será fundamental para o sucesso da iniciativa.

III - A equipe GP irá avaliar o impacto, o risco e o custo das soluções, com o objetivo de decidir se vai implantá-las ou não.

IV - A equipe GP buscará identificar a causa dos incidentes e iniciar ações para melhorar ou corrigir a situação, resultando na minimização do impacto desses incidentes causados por problemas na infraestrutura de TI, evitando sua recorrência.

Atendem à Norma ITILv2 os procedimentos descritos em

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794Q642217 | Informática, ITIL, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

O ITIL v3 utiliza-se de uma técnica muito popular para gerenciamento de projetos e processos, reconhecida pelo PMBoK, CobiT e outras práticas de mercado. Essa técnica descreve claramente papéis e responsabilidades dos processos através de uma matriz em cuja coluna esquerda são descritas as atividades dos processos e na linha horizontal são descritos os papéis dos executores das atividades.

A matriz citada no texto é conhecida como Matriz
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795Q628397 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito de ITIL.

A denominada entrega de serviços é a área do ITIL que se ocupa dos processos de planejamento e entrega dos serviços de TI e da conservação de um alto nível de qualidade das informações tratadas nesses processos.

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796Q629185 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Um Analista de Sistemas está definindo a arquitetura de um software, de forma a suportar a demanda de mais de 560 usuários simultâneos previstos para garantir tempos de resposta de transações on-line em no máximo 3 segundos. Segundo a ITIL v3, essa atividade é de
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797Q637680 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao modelo ITIL, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento de configuração (configuration management) visa: definir objetivos, escopo, políticas, procedimentos, contexto técnico e organizacional para gerenciamento de configurações; identificar e atribuir números de versão para os itens de configuração (configuration items); evitar que itens de configuração, sem documentação de controle apropriada, sejam modificados, substituídos ou removidos.

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798Q621558 | Informática, ITIL, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL V3, julgue os itens subsequentes.

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de nível de serviço é garantir que os serviços em operação estejam registrados no catálogo de serviço.

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799Q641017 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de tecnologia da informação (TI) do ITIL, Versão 2, julgue os itens seguintes.

Gerenciamento do nível de serviço é um processo ITIL que trata de erros e dúvidas, levantados pelos usuários finais, quanto ao uso dos serviços de TI.

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800Q621355 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos processos de gerenciamento de infraestrutura de acordo com o ITIL versão 3.

O gerenciamento de incidentes tem como objetivo eliminar a recorrência de incidentes e minimizar o impacto dos incidentes que não possam ser prevenidos.

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