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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


82Q105027 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

O relacionamento contratual com provedores externos de serviços de TI é maior na área #7 que na área #11.

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83Q849884 | Governança de TI, ITIL, Coordenador Técnico de Atendimento e Suporte, COMPERVE, 2020

Considere um banco de dados ou documento estruturado usado para gerenciar os aplicativos durante todo o seu ciclo de vida, que contém atributos principais de todos os aplicativos e algumas vezes é implantado como parte do Portfólio de Serviço ou como parte do sistema de Gerenciamento da Configuração, De acordo com a ITIL V3, esse banco de dados ou documento estruturado pode ser definido como
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84Q633345 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, IPEA, CESPE CEBRASPE

O modelo ITIL (information technology infrastrusture library) pode ser visto como um conjunto de melhores práticas capazes de promover a qualidade dos serviços de tecnologia da informação. Criado pelo governo britânico, no final da década de 80 do século passado, reúne um conjunto de melhores práticas que permitem aumentar a eficácia e a eficiência dos serviços relacionados à infra-estrutura de TI. Acerca do ITIL, julgue os itens de 80 a 84.

O gerenciamento de incidentes compreende atividades de detecção, registro e classificação de incidentes; investigação, diagnóstico, resolução e recuperação de serviço. A classificação de incidentes por critérios de prioridade é estabelecida na documentação dos acordos de níveis de serviço (SLAs).

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85Q109873 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



A figura III acima, obtida de www.csscorp.com, apresenta uma proposta de organização de uma empresa de prestação de serviços de
TI. Na figura, estão dispostos vários frameworks e áreas funcionais. Setores do diagrama usados para a análise estão representados
por numerais de #1 a #23.

Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas na
figura III e dos conceitos de gestão de tecnologia da informação.

Uma gerência de configuração implantada na organização em questão de forma aderente ao modelo ITIL atuará com maior intensidade na gestão de informações sobre os dispositivos que suportam as atividades de #5 a #9 que sobre os dispositivos que suportam as atividades de #10 a #14.

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86Q116154 | Governança de TI , ITIL, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação aos conceitos da ITIL, analise as seguintes afirmativas:

I. Serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando o alcance dos resultados que eles desejam, tirando deles a propriedade dos custos e riscos específicos.

II. Central de Serviço (Service Desk) é uma das funções da Operação de Serviço relacionada à execução das atividades diárias da operação e melhoria da tecnologia utilizada nos serviços.

III. O processo de Gerenciamento de Mudança visa assegurar o tratamento sistemático e padronizado de todas as mudanças ocorridas no ambiente operacional, minimizando impactos na qualidade do serviço.

Marque a alternativa CORRETA:

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87Q619049 | Informática, ITIL, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento de serviços (ITIL versão 3).

Em uma organização com grau de maturidade alto é esperado que o número de problemas seja igual ou superior ao número de incidentes e, da mesma forma, é esperado que a quantidade de pacotes de release seja maior que o número de problemas.

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88Q109965 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma
proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica
de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada
no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do
diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considerando que a infra-estrutura de TI da organização ilustrada
na figura II adote o modelo arquitetural J2EE apresentado na
figura I, julgue os itens a seguir, acerca das informações
apresentadas e dos conceitos de gestão estratégica de TI.

Para a elaboração dos mapas estratégicos do elemento #3 da organização ilustrado na figura II, seria mais indicado o uso de elementos conceituais presentes no modelo CMMI, em vez do modelo ITIL.

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89Q245239 | Governança de TI, ITIL, Técnico Científico Governança em TI, Banco da Amazônia, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto ao gerenciamento de projetos e ao ITIL, julgue os itens que
se seguem.

A operação de serviços é necessária para, de modo consistente, fornecer a seus usuários e clientes os níveis de serviço de TI acordados, enquanto, ao mesmo tempo, busca otimizar os custos e a utilização de recursos.

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90Q108303 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.



Imagem 004.jpg
A figura II acima, adaptada de www.isaca.org, apresenta uma
proposta de relacionamento entre elementos de gestão estratégica
de tecnologia da informação (TI) de uma organização, embasada
no modelo de balanced scorecard. Elementos relevantes do
diagrama estão indicados por numerais de #1 a #4.

Considere que seja necessário terceirizar parte das funções de
prestação de serviços de TI de uma organização, que também
deseja adotar plataformas de software livre. Para isso, será
mantida conformidade com a norma NBR ISO IEC 17799:2005
e com os modelos CMMI, COBIT e ITIL.

A partir das informações acima, e com respeito à figura II, julgue
os próximos itens.

O outsourcing das áreas de processos relativas ao elemento #4 da figura II aumentará a necessidade de controles relativos ao provimento de serviços de sistemas de informação. Nesse caso, a contratante, se adotar um modelo de qualidade baseado no ITIL, deverá desenvolver maior capacidade em seus processos de gerenciamento de acordos de nível de serviço, em detrimento de seus processos de gerenciamento de capacidade.

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91Q636970 | Informática, ITIL, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Uma organização que possui baixa maturidade em gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI) decidiu adotar algumas práticas preconizadas pelo modelo ITIL e, para isso, definiu uma estratégia de curto prazo, com foco no uso do modelo ITIL versão 2, priorizando os seguintes processos: service desk, gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas e gerenciamento de configuração.

 Tendo como referência a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir, relativos à estratégia adotada pela organização.

A estratégia adotada pela organização não poderá acarretar aumento da maturidade de gerenciamento de serviços de TI no curto prazo, visto que, nessa estratégia, é considerada apenas parte dos processos do ciclo de suporte de serviços.
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92Q107126 | Governança de TI, ITIL, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.


Os relacionamentos entre diversas áreas de organizações e
processos no âmbito dos modelos de gerenciamento de TI são
apresentados na figura acima, em que se destacam as áreas
identificadas por #1 a #11. Considerando essa figura, julgue os
itens seguintes, acerca dos conceitos de segurança da informação,
tendo como base as normas BS 7799, ISO 17799 e ISO 27001,
o gerenciamento de TI fundamentado no ITIL e COBIT, as redes
empresariais, com entendimento de WAN, LAN e W-LAN e
ambientes corporativos alicerçados nas TICs.

Um maior volume de dados relativos à execução dos processos de negócios da organização consumidora de serviços de TI, como páginas HTML, XML e folhas de estilo, deve trafegar entre as áreas #2 e #3, que entre as áreas #2 e #11.

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93Q638111 | Informática, ITIL, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Considerando-se processos, funções de estratégia, desenho, transição e operações e o ITIL, versão 3, julgue os itens subsequentes. Uma métrica adequada para avaliar o desempenho da central de serviços (service desk) é o volume de chamadas recebidas, uma vez que um incremento nesse indicador significa maior confiança dos usuários nesse tipo de serviço e, portanto, bom desempenho.
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94Q186116 | Governança de TI, ITIL, Administrador de redes, MEC, FGV

Um Processo de Gerenciamento, no contexto da ITIL, é responsável pela disponibilização no tempo certo, no volume adequado e no custo apropriado dos recursos de infraestrutura de TI necessários ao atendimento das demandas do negócio em termos de serviços de TI, garantindo que os recursos sejam utilizados da forma mais eficiente possível.
Para atingir seus objetivos, é imprescindível a identificação dos serviços de TI que serão requeridos pelas áreas de negócio da organização, a definição de qual infraestrutura de TI e o nível de contingência serão necessários, além de calcular o custo esta infraestrutura.
Essas características definem o seguinte Processo de Gerenciamento:

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95Q255751 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE MT, CESPE CEBRASPE

O ITIL 3 é formado por cinco publicações. Assinale a opção correspondente à publicação na qual consta o processo gerenciamento de portfólio de serviços.

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96Q119484 | Governança de TI , ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, MPE RN, FCC

NÃO é uma característica do ITIL:

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97Q857205 | Governança de TI, ITIL, Auditor de Finanças, SEFAZ AL, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.

A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

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99Q110717 | Governança de TI, ITIL, Analista de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A necessidade de implementação de boas práticas de
negócios para melhorar a eficiência operacional vai estimular o
segmento financeiro a investir mais em Tecnologia da Informação
(TI) em 2007. Segundo previsões da IDC, esse segmento no Brasil
deverá aplicar US$ 8 bilhões em novas tecnologias, com aumento de
8% sobre os volumes do ano passado.
O estudo constatou que os programas de governança
corporativa em seguradoras e bancos de grande porte estão
incentivando investimentos em ITIL, COBIT e PMI.
Estar em conformidade com Sarbanes-Oxley e Basiléia II e
serviços de contingência também figura entre as principais
preocupações do segmento neste ano, aponta a pesquisa da IDC.
Módulo News, 22/5/2007

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir,
quanto à aquisição de produtos ou contratação de serviços na área de
TI para a administração pública, considerando a legislação básica
pertinente e a jurisprudência do TCU.

A identificação periódica dos recursos, das demandas e dos problemas de TI, a atualização do plano de continuidade de negócios e a manutenção do parque informacional são necessárias para prevenir a obsolescência e preservar a confidencialidade, disponibilidade e integridade dos dados geridos e armazenados.

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100Q149930 | Segurança da Informação, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à segurança da informação e ao ITIL (information
technology infrastructure library
), que define um modelo de
gerenciamento de segurança da informação, julgue os itens
seguintes.

O ITIL propõe um conjunto de boas práticas que permitem
a uma organização determinar, para suas diversas áreas, um
conjunto de técnicas que aumentem sua eficiência de
gerenciamento quando aplicadas uniformemente pelas
diferentes vertentes da gerência de TI.

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