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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q627516 | Informática, ITIL, Técnico de Informática, PRODEST ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere às normas de qualidade e aos modelos de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

A utilização do modelo ITIL pode proporcionar para uma organização vários benefícios, tais como diminuição dos custos operacionais, aumento da eficiência e maior satisfação do cliente.

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802Q629847 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Em referência à infraestrutura de tecnologia da informação ITIL versão 3, acerca das estratégias de fornecimento de serviços que uma empresa pode utilizar, a que tem como característica a distribuição das atividades entre vários fornecedores, contratando-se os melhores profissionais da classe, ao invés de ficar preso a apenas um, é uma terceirização de menor risco. Essa estratégia é denomina-se

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803Q636251 | Informática, ITIL, Agente Fiscal de Rendas, SEFAZ SP, FCC

O processo de gerenciamento de serviços Service Desk, segundo o ITIL v.2, NÃO gerencia

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804Q622710 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos de teoria de processos como a base dos modelos de processos de ITIL, julgue os itens a seguir.

Em uma organização orientada ao produto, o fluxo de atividades e processos deve ter, necessariamente, um fluxo consecutivo de processos em uma seqüência linear em que o foco é o produto e as atividades de gerência e controle têm uma forte relevância.

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806Q644746 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos de gerenciamento de serviços do ITIL, julgue os itens de 32 a 36.

SLM (service level management) é o nome dado aos processos de planejar, coordenar, redigir, concordar, monitorar e reportar sobre SLAs (service level agreements) e, assim, com a revisão continuada de objetivos alcançados por serviços para garantir que a qualidade do serviço seja gradualmente melhorada.

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807Q649109 | Informática, ITIL, Auditor de Controle Interno, Secretaria da Ouvidoria, UECE, 2018

ITIL é
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808Q642966 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta o documento, um para cada novo serviço de TI, que define todos os aspectos de um serviço de TI e seus requisitos, em cada fase do seu ciclo de vida, conforme descrito no framework ITIL v3 (information technology infrastructure library).
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809Q622260 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

Considerando a ITIL, o gerenciamento de

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810Q622026 | Informática, ITIL, Analista da CMB, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Um sistema corporativo interno (WEB) trava sempre que 2 usuários acessam simultaneamente determinado módulo, devido a um bug em sua programação. A documentação do sistema indica que, para destravar o sistema nesse caso, é necessário reiniciar o servidor de aplicação. De acordo com o ITIL v3, a situação descrita caracteriza o(a)

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811Q154571 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ AP, FCC

Na ITIL v3, atualizada em 2011,

I. a estratégia de serviço é utilizada como núcleo do ciclo de vida de serviço.

II. cada parte do ciclo de vida de serviço exerce influência sobre as demais e conta com entradas e realimentações entre si.

III. a matriz RACI define papéis e responsabilidades de cada indivíduo frente às atividades de um processo.

IV. o gerente do processo é a pessoa que garante que todas as atividades definidas para o processo tenham responsáveis.

V. o dono do processo é a pessoa responsável pela operacionalização do processo, garantindo o cumprimento de seus objetivos.

Completam corretamente a frase da raiz da questão o que consta APENAS em

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812Q146391 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Informática, TRF 2a, FCC

Segundo o ITIL, as métricas que devem ser monitoradas e reportadas para julgar a eficiência e a eficácia do processo de Gerenciamento de Incidentes, e sua operação, devem incluir:

I. Número total de incidentes

II. Custo médio por incidente.

III. Número e percentual de incidentes categorizados corretamente.

É correto o que consta em

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813Q617953 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o conjunto de práticas do ITIL (information technology infrastructure library), julgue os itens a seguir. A avaliação do impacto de mudanças deve ser realizada internamente e não abarcar os procedimentos previstos pelo gerenciamento de mudanças.
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814Q629241 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

No gerenciamento de capacidade, segundo o ITIL, o valor limiar que determina a partir de qual momento um determinado serviço ou componente se encontra fora do padrão denomina-se

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815Q630010 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao ITIL, julgue os itens de 21 a 30.

O gerenciamento de infra-estrutura do ITIL fornece bases para segurança de hardware e software, disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação, entre outras.

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816Q624432 | Informática, ITIL, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A ITIL foi desenvolvida em reconhecimento ao fato de que as organizações são cada vez mais dependentes da TI, que, portanto, tem grande influência no alcance dos objetivos de negócio. A respeito da ITIL, julgue os itens que se seguem.

Os livros que compõem a ITIL definem diversos processos da área de TI, definindo a forma de implementação das atividades que compõem tais processos.

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817Q648539 | Informática, ITIL, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, IADES, 2018

O conjunto de práticas Information Technology Infrastructure Library (ITIL) está documentado em um conjunto principal de cinco livros, cada um dos quais corresponde a uma das divisões do ciclo de vida de um serviço. Acerca desses livros, é correto afirmar que o (a)
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818Q626785 | Informática, ITIL, Analista Técnico Administrativo, Suframa AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir acerca dos fundamentos da ITIL v3. Um dos benefícios da adoção do ciclo de vida de serviço da ITIL consiste na obtenção de maior clareza na demonstração do retorno acerca dos investimentos (ROI) e do valor dos investimentos (VOI) nos serviços de TI.
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819Q644194 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito de ITIL.

Os processos de TI em conformidade com o ITIL têm implementação rápida e muito simples, o que explica a sua ampla utilização em grandes corporações.

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