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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q622195 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Determinada organização conta com um computador que é responsável por disponibilizar sistemas de missão crítica e que é dotado com recurso de monitoramento para identificação proativa de incidentes. Em determinado momento, esse equipamento emitiu um alerta sobre o consumo de processador, que estava em 100% por mais de 30 min consecutivos, condição esta considerada anormal para o funcionamento do equipamento. Apesar disso, referido computador continuou disponibilizando os sistemas, mas passou a apresentar desempenho menor que o normal. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz do ITIL, versão 3.

Para o processo de gerenciamento de problema, a situação descrita caracteriza um erro conhecido (know error).

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822Q625278 | Informática, ITIL, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Constitui uma disciplina da categoria de suporte a serviços do ITILv2 o gerenciamento de

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823Q628121 | Informática, ITIL, Técnico Ministerial, MPE PB, FCC

A Melhoria Contínua de Serviços não é considerada um Estágio do Ciclo de Vida dos Serviços pela ITIL v3, por se tratar de um paradigma, ou seja, uma forma de pensar e atuar e não um momento específico da vida do serviço. Essa afirmação, segundo as definições da ITIL v3 é
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824Q155317 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 15a Região, FCC

A empresa onde Elisa trabalha utiliza a ITIL v3 atualizada em 2011. Nesta empresa, foram realizados formalmente tratados entre:

I. O departamento de compras e o provedor de serviço de TI interno da empresa para obter um servidor em um prazo de 20 dias.

II. A Central de Serviço e um dos grupos de suporte da empresa para fornecer a resolução de um incidente no prazo de 24 horas.

Os tratados que foram realizados, de acordo com os preceitos da ITIL v3, são
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825Q631491 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) está, atualmente, sob o domínio do OGC (Office of Government Commerce), órgão do governo britânico que tem como objetivo desenvolver metodologias, criar padrões e otimizar e melhorar os processos internos de tecnologia da informação (TI) em todos os segmentos do governo. Com relação à ITIL, julgue os itens a seguir.

A ITIL oferece cinco livros principais que cobrem cada estágio do ciclo de vida dos serviços de TI — estratégia, projeto, transição, operação e melhoria contínua — além de um conjunto complementar composto de diversos guias específicos.

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826Q621003 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre os processos da biblioteca ITIL.

I. “Gerenciamento de Incidentes” consiste na prevenção da reincidência de erros na infraestrutura de TI por meio da identificação da causa-raiz.

II. “Gerenciamento de Mudanças” tem como objetivo assegurar que os métodos e procedimentos padronizados estão sendo utilizados corretamente em todas as mudanças.

III. “Gerenciamento da Configuração” proporciona um modelo lógico da infraestrutura de TI mediante identificação, controle, manutenção e verificação da versão de todos os itens de configuração existentes.

Assinale a alternativa CORRETA:

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827Q637413 | Informática, ITIL, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

A respeito do gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (Tl),julgue os itens de 57 a 61, tendo por referência a ITIL v.2. Usuários são contratantes dos serviços e responsáveis pelas definições de SLA junto ao provedor de serviços, enquanto clientes são as pessoas que usam os serviços contratados, sendo que, em alguns casos, as funções de usuários e clientes podem estar superpostas.
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828Q621545 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, a respeito de ITIL.

O gerenciamento da infraestrutura, no ITIL, focaliza a identificação dos requisitos do negócio, os testes, a instalação, a entrega e a otimização das operações habituais dos componentes que fazem parte dos serviços em TI.

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829Q646148 | Informática, ITIL, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere a governança de tecnologia da informação (TI), COBIT, ITIL e PMBOK, julgue os itens de 83 a 90.

O livro Melhoria Contínua de Serviços, incluído na versão 3 do ITIL, apresenta uma visão de ciclo de vida embasado no modelo PDCA (plan, do, check, act).

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830Q624134 | Informática, ITIL, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A respeito do ITIL, versão 2, que prevê o uso de gerenciamento de capacidade na sua área de entrega de serviços, julgue os itens subseqüentes.

O gerenciamento de capacidade é subdividido em três outros subprocessos: o BCM (business capacity management); o SCM (service capacity management); e o RCM (resource capacity management).

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831Q619017 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito do gerenciamento de serviços de TI de acordo com o ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

A transição de serviço é uma publicação que, além de orientar a implantação de novos serviços de TI na operação cotidiana, gerencia a disponibilidade desses serviços.

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832Q621066 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com base no ITIL 2011, julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de serviços de TI.

A solução documentada para resolver um incidente, como, por exemplo, a ação, pelo técnico, de reiniciar o computador do usuário é um tipo de solução de contorno.

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833Q634412 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que é apresentado o processo responsável pela análise de impacto do negócio no ITIL (v3).

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834Q612408 | Informática, ITIL

De acordo com o ITIL v3, constitui item de configuração (IC)
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835Q623978 | Informática, ITIL, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que, para o gerenciamento dos serviços de TI, uma empresa esteja conformando-se ao ITIL (Information Technology Infrastructure Library), versão 3, julgue os itens a seguir.

Quando há cobranças diferenciadas, com base no horário de utilização, pela prestação do mesmo serviço, de forma a estimular o cliente a usar o sistema em horários de menor tráfego, está-se realizando uma atividade com o objetivo de aprimorar o gerenciamento financeiro.

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836Q640411 | Informática, ITIL, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca de gerenciamento de serviços de TI, de conceitos de ITIL, de suporte a serviços e de entrega de serviços, julgue os itens subsequentes.

A estratégia de serviço é um dos elementos do ciclo de vida do gerenciamento de serviços do ITIL v2.

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837Q637105 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

De acordo com o modelo ITIL v3, constitui tarefa inerente ao gerenciamento da configuração
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838Q646136 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, CREA RJ, CONSULPLAN

NÃO faz parte das atividades do Gerenciamento de Configuração no ITIL V3:

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839Q149274 | Governança de TI, ITIL, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos, processos e funções da ITIL V3.

O objetivo do processo de Gerenciamento de Nível de Serviço consiste em melhorar a qualidade percebida pelos usuários e clientes dos serviços de TI e reduzir a indisponibilidade dos serviços de TI.

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840Q262428 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 19a Região, FCC

Os processos do ITIL v3 têm as seguintes características:

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