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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q621372 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

A definição ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários. Tipicamente gerencia incidentes, requisições de serviço e também a comunicação com os usuários, considerando a ITIL, se refere à

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842Q628558 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos processos de gerenciamento de infraestrutura de acordo com o ITIL versão 3.

O gerenciamento da configuração e de ativo de serviço utiliza ferramentas para coleta, armazenamento e gerenciamento dos itens de configuração, podendo utilizar vários bancos de dados para gerenciar as configurações, embora não faça uso da biblioteca de mídia definitiva, que é utilizada no processo de gerenciamento da capacidade.

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843Q637265 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, MPE PB, FCC

Uma equipe de TI está trabalhando na mudança de serviços implantados, seguindo a proposta do estágio de Transição de Serviços da ITIL v3 atualizada em 2011. Nesse processo de preparação, o banco de dados que deverá ser atualizado é o de
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844Q168037 | Governança de TI, ITIL, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir com base nos conceitos de gerenciamento
de serviços de tecnologia da informação e na ITIL (information
technology infrastructure library
), versão 3.

Entre os processos da operação do serviço, estão incluídos o gerenciamento de evento, o gerenciamento de incidente, o gerenciamento de problema e a elaboração de relatório de serviço.

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845Q623499 | Informática, ITIL, Analista Legislativo, CD, FCC

Promover adições, modificações e remoções dos itens de configuração e/ou dos processos de TI, com um mínimo de interrupções dos serviços, no ITIL, é objetivo principal do processo

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846Q639640 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a gestão da tecnologia da informação com base na ITIL (information technology infrastructure library), versão 2.

Mesmo que os feedbacks sejam transmitidos aos clientes e ainda que os relatórios de gerenciamento da TI sejam boas referências quanto à eficiência de um Service Desk, é essencial divulgar continuamente as ações positivas e a contribuição do Service Desk para o negócio.

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847Q632478 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.

O livro de estratégia de serviço, que consiste no núcleo de condução das atividades do ITIL versão 3, é o livro que norteia os demais livros (desenho de serviço, transição de serviço e operação de serviço). Já o livro denominado melhoria contínua de serviço abrange todos os processos.

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848Q619948 | Informática, ITIL, Analista da CMB, Casa da Moeda, CESGRANRIO

Segundo o ITIL V3, quais são as fases que compõem o ciclo de vida de serviços?

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849Q623794 | Informática, ITIL, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação à estrutura, aos processos e às funções do ITIL versão 3, julgue os itens que se seguem.

No desenvolvimento de uma estratégia de continuidade de serviços de TI, o uso de soluções de cold site, em vez de soluções de hot stand by, indica que o tempo máximo tolerável de interrupção dos serviços de TI é superior a 24 horas, o que não seria verdade caso a segunda solução fosse adotada.

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850Q613592 | Informática, ITIL

O processo do ITIL v3 que utiliza o tempo médio entre falhas (TMEF) corresponde ao gerenciamento
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851Q636234 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Com base nas práticas de contingências e continuidade de serviços, no ITIL, e considerando que os ativos são componentes do processo de negócio da organização, julgue os seguintes itens. A perda de dados associados a um banco de dados pode ser um ativo sob risco, não precisando ser avaliada por uma ameaça resultante de um erro humano.
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852Q640596 | Informática, ITIL, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL, versão 2, julgue os itens de 71 a 80.

Quando um cliente registra que sua estação de trabalho não está funcionando adequadamente e relata à central de serviços tal evento, tal evento caracteriza uma requisição de mudança.

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853Q635989 | Informática, ITIL, Analista de Sistemas, CFA, IADES

No início dos anos 80, foi desenvolvido na Inglaterra, o modelo ITIL® (Information Tecnology Infrastructure Library) para ajudar a melhorar a qualidade dos serviços de TI que atendiam o Governo Britânico através de sua antiga Agência de Processamento de Dados e Telecomunicações (CCTA), hoje OGC (Office of Government Commerce). Assinale a alternativa que não representa característica do ITIL.

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855Q642678 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere aos conceitos e fundamentos de ITIL, COBIT e CMMI. A biblioteca ITIL v3 é composta por cinco publicações, entre elas, a Operação do Serviço, que descreve a fase do ciclo de vida do gerenciamento de serviços, responsável pelas atividades do dia a dia.
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856Q623518 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

NÃO é um processo chave da etapa Estratégia de Serviço (SS - Service Strategy) do ITIL v.3:

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857Q643257 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca de processos e funções de suporte de serviços, julgue os itens de 120 a 122.

Algumas atividades de rotina, como instalação de computadores pessoais e alteração de conexões de rede, são classificadas como mudanças padrão. Esse tipo de mudança pode utilizar procedimentos padrão definidos pelo gerenciamento de mudanças, mas pode ser classificado como uma solicitação de serviço executada no gerenciamento de incidentes.

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858Q639436 | Informática, ITIL, Analista, Desenvolve SP, VUNESP

Uma das publicações do ITIL V3 é denominada Melhoria Contínua de Serviços, que estabelece um fluxograma com 7 processos voltados à melhoria de serviços. Os 7 processos são os seguintes:

I. Obter os dados

II. Definir o que pode ser medido

III. Analisar os dados

IV. Implementar ações corretivas

V. Definir o que deve ser medido

VI. Apresentar o relatório

VII. Processar os dados

A ordem indicada por essa publicação do ITIL V3 para a execução desses processos é:

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859Q645340 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

A respeito do gerenciamento de serviços de TI de acordo com o ITIL versão 3, julgue os itens subsequentes.

O framework ITIL consiste em metodologia que descreve um conjunto de processos que, além de ajudar no gerenciamento de serviços de TI, contribui para a elaboração do planejamento estratégico da organização e garante níveis de serviços com os clientes.

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860Q633574 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Muitos incidentes não são novos e envolvem lidar com algo que ocorreu anteriormente e tem grande chance de acontecer novamente. Por esta razão, muitas organizações utilizam estes incidentes para pré-definir padrões e criar modelos de incidentes. No ITIL, o grupo de modelos de incidentes pertence ao grupo:

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