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Questões de Concursos ITIL

Resolva questões de ITIL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q244210 | Governança de TI, ITIL, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de suporte a clientes, julgue os próximos itens.

A equipe de apoio ao cliente integra o help desk de uma empresa. Quando essa equipe atua no segundo nível, ela está preparada para responder às perguntas mais frequentes ou fornecer resoluções que pertencem a uma base de conhecimentos.

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862Q623101 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, IFAP AP, FUNIVERSA

O ITIL v.3, lançado no ano de 2007 e atualizado em 2011, é composto de cinco volumes que descrevem, cada um, as fases do ciclo de vida dos serviços de Tecnologia da Informação. No total, são apresentados 26 processos divididos em seus respectivos volumes. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre processo e a fase do ciclo de vida a que pertence segundo classificação do ITIL v.3.
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863Q617232 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, CESPE CEBRASPE

Considerando o conjunto de melhores práticas do ITIL, julgue os itens a seguir. A aplicação de gerenciamento de níveis de serviço, por si só, garante a oferta de bons serviços.
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864Q637490 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.

A gestão de demandas consiste em um processo do ITIL versão 3 que descreve os serviços, em termos de valor para o negócio, e define as necessidades do negócio e as soluções do provedor para essas necessidades. Além desses aspectos, esse processo possibilita a comparação dos serviços de diversos provedores, com base em sua descrição e seu valor.

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865Q623208 | Informática, ITIL, Analista de Informática Legislativa, SF, FGV

No Senado Federal, diversas são as atividades desempenhadas ligadas à área de TI. Conforme o modelo ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY, uma que é de responsabilidade do Gerenciamento de Liberação é:

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866Q848295 | Governança de TI, ITIL, Desenvolvedor de Software, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o seguinte item, considerando a ITIL 4.

Na ITIL 4, o gerenciamento de incidentes e o gerenciamento de problemas foram unidos em uma única prática que visa restaurar a operação normal do serviço o mais rapidamente possível, juntamente com a descoberta da causa raiz do problema.

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867Q642989 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Segundo o ITIL, as métricas que devem ser monitoradas e reportadas para julgar a eficiência e a eficácia do processo de Gerenciamento de Incidentes, e sua operação, devem incluir:

I. Número total de incidentes

II. Custo médio por incidente.

III. Número e percentual de incidentes categorizados corretamente.

É correto o que consta em

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868Q622255 | Informática, ITIL, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Acerca de gerenciamento de serviços de TI, de conceitos de ITIL, de suporte a serviços e de entrega de serviços, julgue os itens subsequentes.

O processo de melhoria contínua de serviço, segundo o ITIL v2, envolve sete passos, entre eles, o de definir o que e como deve ser avaliado.

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869Q623032 | Informática, ITIL, Analista Técnico, SEBRAE DF, CESPE CEBRASPE

Com base nos conceitos de gerenciamento de serviços do ITIL, julgue os itens de 32 a 36.

Em uma organização em que a maturidade do processo de gerenciamento de serviços está em grande progresso no SPMF (service management process maturity framework), recomenda-se a utilização dos enfoques de único processo e multi-processo na implementação do gerenciamento de serviços.

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870Q645577 | Informática, ITIL, Técnico, SERPRO, CESPE CEBRASPE

A respeito do ITIL, versão 2, que prevê o uso de gerenciamento de capacidade na sua área de entrega de serviços, julgue os itens subseqüentes.

O nível de contingência que uma infra-estrutura de TI possa precisar é de responsabilidade do gerenciamento de disponibilidade, segundo o ITIL.

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871Q625102 | Informática, ITIL, Técnico Judiciário, TRE PR, CESPE CEBRASPE

Acerca de governança de TI e ITIL, julgue os itens que se seguem.

O plano de capacidade é usado para gerenciar os recursos necessários à entrega de serviços de TI.

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872Q265441 | Governança de TI, ITIL, Técnico Judiciário Tecnologia da Informação, TRF 4a, FCC

Marcos estudava a ITIL V3 2011 no âmbito da Operação de Serviço e observou que
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873Q631815 | Informática, ITIL, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

O serviço de gestão do conhecimento (sistema SKMS) é atualizado, segundo o ITIL, na fase de

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874Q642606 | Informática, ITIL, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com base no ITIL 2011, julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de serviços de TI.

Prevenir a ocorrência de problemas e evitar a ocorrência constante de incidentes devido à mesma causa raiz são ações que integram o processo de gerenciamento de incidentes.

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875Q635704 | Informática, ITIL, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Com relação ao ITIL, versão 2, julgue os itens de 71 a 80.

O processo ITIL responsável por definir, analisar, planejar, medir e melhorar todos os aspectos da disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação (TI) é o gerenciamento da contingência.

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876Q627266 | Informática, ITIL, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Na ITIL versão 3, o volume em que se enquadra o processo gerenciamento de continuidade de serviços de TI é

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877Q617600 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Acerca de fundamentos da ITIL, versão 3, julgue os itens subsecutivos.

Para o desenvolvimento da estratégia de serviço, deve-se considerar o estilo de gestão organizacional dominante da empresa, representado, de acordo o ITIL, pelos estágios de rede, diretivo, delegação, coordenação e colaboração.

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878Q625044 | Informática, ITIL, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos processos de gerenciamento de infraestrutura de acordo com o ITIL versão 3.

Considere a seguinte situação hipotética. Em determinada organização, um dos software utilizados pelos usuários de uma área de negócio precisa receber uma atualização, conforme orientação dos programadores que fazem a manutenção desse software. Um grupo de pessoas de diversos departamentos da organização avaliou e aprovou a mudança proposta pelos programadores. Em razão disso, a área de infraestrutura da organização recebeu solicitação para que fosse feita a atualização do software. Nessa situação, o procedimento descrito está previsto no processo de gerenciamento da mudança.

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879Q621468 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Determinada organização conta com um computador que é responsável por disponibilizar sistemas de missão crítica e que é dotado com recurso de monitoramento para identificação proativa de incidentes. Em determinado momento, esse equipamento emitiu um alerta sobre o consumo de processador, que estava em 100% por mais de 30 min consecutivos, condição esta considerada anormal para o funcionamento do equipamento. Apesar disso, referido computador continuou disponibilizando os sistemas, mas passou a apresentar desempenho menor que o normal. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz do ITIL, versão 3.

Para o processo de gerenciamento de incidentes, a situação apresentada não caracteriza um incidente, tendo em vista que o computador continuou em funcionamento e disponibilizando os sistemas.

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880Q646559 | Informática, ITIL, Analista Portuário II, Empresa Maranhense de Administração Portuária MA, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens a seguir, a respeito da biblioteca ITIL v3. O catálogo de serviço do negócio de TI faz parte da gerência de catálogo de serviços. Por meio desse catálogo, o cliente tem acesso aos itens de configuração necessários para utilizar um serviço entregue ao seu setor, podendo, assim, solicitar a melhora do item de configuração.
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